2020/12/02

Notícias do dia

Xiaomi ultrapassou Apple no 3º trimestre de 2020; Netflix esquece legendas em Português no Das Boot; DeepMind revoluciona simulação de proteínas com o com AlphaFold 2; Apple revela as melhores apps de 2020; Google revela as melhores apps Android de 2020; e Amazon Sidewalk vai usar WiFi dos Echo e Ring para criar rede IoT global.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já começou o nosso mega-passatempo de Natal, com 31 dias de prendas e que hoje te pode valer um cadeado digital com sensor de impressões digitais.

Snapdragon 888 com 5G integrado

A Qualcomm já revelou alguns pormenores sobre o seu próximo Snapdragon 888, que será utilizado pelos smartphones topo de gama em 2021. Uma das maiores alterações é que o SD 888 passa a ter o modem 5G integrado, o que a par do processo de fabrico de 5nm, simplificará imensamente a sua utilização e ajudará na redução dos consumos - o actual topo de gama obrigava a utilizar um chip 5G externo adicional, o que levou muitos fabricantes a optarem pelo chip de gama média 765G com 5G integrados.

o novo 888 promete trazer um GPU substancialmente melhorado (mas por agora ainda sem direito a detalhes), assim como a parte do processamento para AI e capacidades fotográficas, que agora permitirão captar fotos de 12MP a 120 fps. Saberemos mais dados quanto a Qualcomm fizer a sua apresentação técnica.


Salesforce compra Slack

Temos nova mega-aquisição "bilionária", com a Salesforce a comprar o Slack por 27.7 mil milhões de dólares(!) - um valor apreciável para um serviço que muitos continuam a considerar como sendo um IRC disfarçado por trás de um interface na web.

Com esta compra a Salesforce passa a ter um concorrente directo ao Teams da MS; mas resta agora saber quais serão os seus planos para o Slack e de que forma é que o serviço poderá mudar ao longo dos próximos meses. Se, por exemplo, abandonarem a modalidade gratuita para se focarem apenas em clientes empresariais, poderá significar que para muitos utilizadores estará na altura de procurarem alternativas.


Sonda chinesa aterra na Lua para recolher amostras

Depois de já ter feito chegar várias sondas à Lua, a China avança agora para o próximo passo, com uma sonda que irá recolher amostras do solo lunar e enviá-las de volta para a Terra. A sonda Chang'e-5 já fez pousar com sucesso na Lua o módulo que irá perfurar o solo e extrair 2 kg de amostras, que depois serão colocados num veículo que as irá levar para o módulo em órbita que posteriormente as trará para a Terra.

Se tudo correr como previsto, a China tornar-se-á no terceiro país a ter recolhido amostras da Lua (depois da União Soviética e EUA), e dá mais um passo na demonstração de que tem tecnologia válida que potencialmente também lhes permitirá colocar um homem na Lua e trazê-lo de volta.


Relógios SwatchPAY! fazem pagamentos contactless

Já não é preciso ter um smartwatch complexo para poder usufruir dos pagamentos contactless. A Swatch lançou em Portugal os seus modelos SwatchPAY! com chip NFC, que permitem fazer pagamentos aproximando o pulso do terminal de pagamento.

Na fase de lançamento a Caixa Geral de Depósitos (CGD) será a parceira exclusiva da Swatch para estes relógios, mas que posteriormente poderão ser activados e utilizados com cartões de outros bancos. Estão disponíveis cinco modelos diferentes, com preços entre os €85 e €105, que podem ser comprados nas lojas físicas e online da Swatch, e também através das agências da CGD.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)