2021/01/07

Notícias do dia

Trump bloqueado pelo Facebook e Twitter; Windows 7 ainda é usado em 100 milhões de computadores; serviço de streaming Peacock aposta em modalidades diferenciadas para os fãs do The Office; Dell lança monitor 5K curvo de 40"; e WhatsApp vai partilhar informação com Facebook apesar de ter dito que não o faria.

Antes de passarmos às notícias do dia, já regressamos à rotina habitual dos nossos passatempos semanais, e desta vez estamos a oferecer uma pen USB de 64GB.

Brexit deixa britânicos sem acesso a domínios .eu

O Brexit veio trazer muitas dores de cabeça, e uma delas está relacionada com o registo e posse dos domínios .eu europeus. Com a saída da UE, os cidadãos do Reino Unido deixam de ter acesso a estes domínios, e há cerca de 81 mil que já foram notificados que os seus domínios serão suspensos até que os dados de contacto sejam actualizados, tendo que indicar uma empresa num país pertencente à UE, ou cidadania ou residência no caso de ser um particular.

Os domínios que não forem actualizados até 1 de Abril serão encerrados e voltarão a ficar livres para novo registo a partir de Janeiro de 2022. A situação afecta 81 mil domínios pertencentes a 50 mil utilizadores.


Óculos do FB vão chegar ao mercado sem Realidade Aumentada

O Facebook está a trabalhar a toda a velocidade para lançar os seus smart glasses no mercado, mas a primeira geração irá abdicar daquilo que mais se associa a este tipo de óculos: a capacidade de apresentar informação visual sobreposta no mundo real.
A primeira geração irá focar-se em todos os restantes aspectos dos óculos, promovendo a interacção através de gestos e movimentos, mas sem a parte mais complexa do sistema de lentes com capacidade para projectar informação visual. Não será aquilo que se desejaria, mas poderá ser algo que comece por conquistar as pessoas que já usam óculos tradicionais diariamente, e que possam achar interessante adicionar-lhes mais algumas capacidades. O que é certo é que o Facebook não quer que a Apple tenha o caminho livre para lançar os seus óculos sem haver alternativas no mercado.


WiFi Alliance certifica WiFi 6E

Quem estiver a pensar actualizar o seu equipamento WiFi deverá ter atenção e optar por equipamentos que suportem o mais recente WiFi 6E. O WiFi 6E é funcionalmente equivalente ao WiFi 6 já existente, mas tem a capacidade para usar também a faixa dos 6GHz para além das habituais 2.4GHz e 5GHz. Isto permitirá largura de banda acrescida (até 7 canais de 160MHz nos 6GHz) - mas com a condicionante que as frequências mais elevadas terão ainda maior dificuldade em atravessar paredes e outros obstáculos.

Todos os equipamentos WiFi 6E terão também que suportar o mais recente protocolo de segurança WPA3, que promete maior segurança face aos protocolos anteriores.


Bitcoin continua a subir - aproxima-se dos $40K

A criptomoeda mais popular continua a subir, atingindo novos máximos históricos a cada dia que passa, e agora apropximando-se do valor dos 40 mil dólares (32 mil euros).

Só nos últimos 30 dias os Bitcoins aumentaram mais de 100% (!) e continuam a deixar no ar a grande questão: irá esta tendência ascendente continuar até se chegar a valores de 100 mil dólares ou mais, ou estaremos perante o risco iminente de nova queda abrupta, como a que se verificou no início de 2018? É essa a grande pergunta que vale "biliões".


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)