2021/02/19

Notícias do dia

Perseverance aterra com sucesso em Marte; Apple já está de olhos postos no 6G; Android 12 Developer Preview já disponível para os Pixel 3, 4 e 5; nas promoções temos um tablet Teclast P20HD 4G a €135, e um sensor para plantas Xiaomi Flora a €19; e como a fusão de dados possibilita um Big Brother real.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer uns earphones BT Soundpeats TrueAir2.

Luzboa aceita pagamento da electricidade em Bitcoin

O fornecedor de energia Luzboa vai começar a aceitar o pagamento da conta da electricidade em Bitcoins no seu novo tarifário Bit Spot, que deverá ficar disponível ainda durante o presente mês de Fevereiro.

Este tarifário será idêntico a outro já existente, em que o preço da energia é ajustado mensalmente em função do valor médio mensal da electricidade no mercado ibérico, mas tem a novidade de poder ser pago em Bitcoins - a criptomoeda que tem estado novamente na ribalta, e que diariamente tem atingido novos valores recorde (agora estando prestes a chegar aos 54 mil dólares, poucos dias após ter batido o recorde ao chegar aos 50 mil dólares).

No entanto, ao contrário do que têm feito outras empresas - como a Tesla que comprou $1.5B de Bitcoin como investimento - a Luzboa diz que não quer ficar demasiado exposta à volatilidade das criptomoedas, e que pretende fazer a conversão imediata das Bitcoins para euros assim que as receber.


Huawei corta produção para menos de metade em 2021

Depois de inicialmente se ter comportado como se a inclusão na lista negra dos EUA não teria efeitos na sua produção, a Huawei rende-se à realidade. Para este ano está a informar os seus fornecedores de que espera produzir entre 70 e 80 milhões de smartphones, menos de metade dos cerca de 190 milhões que produziu em 2020.

A verdade é que, por muito que a Huawei esteja a investir na sua própria loja de apps App Gallery e em replicar os serviços da Google com serviços próprios, a ausência dos mesmos e da Play Store revela-se demasiado penalizadora para a esmagadora maioria dos consumidores ocidentais. A quantidade de pessoas que procura um smartphone livre da Google é infinitesimamente inferior às que não dispensam as suas apps nos seus smartphones, e para essas, a Huawei passou a ser uma marca que, apesar dos excelentes smartphones que continua a fazer, passou a nem sequer figurar na lista de modelos a considerar.


Apple prepara bateria magnética wireless para iPhone

Referências no iOS beta a uma bateria revelam que a Apple está a considerar a criação de uma bateria MagSafe para os novos iPhone 12, que teria particularidade de dispensar a ligação física e carregar os iPhone sem fios.

Até agora a Apple tem disponibilizado capas baterias para os iPhones com um design muito pouco consensual (com a bossa da bateria bem visível). Com esta bateria MagSafe deixaríamos de ter a parte da capa de protecção, tornando mais fácil a sua instalação e remoção. Por outro lado, tendo em conta o peso da bateria, o segredo estará em encontrar a força magnética adequada, para garantir que a bateria não cairá por acidente, mas que também não fique tão colada ao iPhone ao ponto de ser complicado removê-la.


App Apple TV+ chega ao Chromecast com Google TV

Quem tiver um dos Chromecasts mais recentes, com Google TV, pode a partir de agora instalar a app Apple TV para ter acesso ao serviço de streaming Apple TV+. Um serviço que tem séries e filmes de qualidade, mas em quantidade extremamente reduzida.

É por isso que a Apple tem tentado adiar (literalmente) a questão de lidar com milhões de supostos subscritores que usam o serviço, mas só o têm porque foi oferecido pela Apple ao terem comprado um iPhone, iPad, Apple TV, Mac, e que já revelaram que não estariam dispostos a pagar por ele. Inicialmente a Apple prolongou a subscrição gratuita até Fevereiro deste ano, agora prolongou-a até Julho, e aventuro-me a dizer que é bastante provável que volte a fazê-lo novamente para esticar o número de "subscritores" até ao lançamento da próxima geração de iPhones, e provavelmente prolongado o serviço por mais um ano para quem fizer nova compra. Veremos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Em 2020 foram enviados mais de 300 mil milhões de emails por dia, o que dá quase 3.5 milhões de emails por segundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)