2021/05/03

Notícias do dia

A polémica dos Censos em Portugal e Cloudflare; Amazon Prime com envios gratuitos para Portugal; Austrália quer ensinar ciber-segurança às crianças do 1º Ciclo; Nvidia obriga novas RTX 3060 a usar driver com cryptomining limitado; AirTags permitem espiar parceiros em relações abusivas; Ford prepara iluminação que antecipa curvas; a maior ponte pedonal suspensa do mundo abre em Arouca; Disney diz que não tem que pagar aos escritores; e nova criptomoeda Chia poupa na electricidade mas faz subir o preço dos discos e SSDs.

Antes de passarmos às notícias do dia, já arrancou o novo passatempo gadget da semana que te pode valer um smartwatch Zeblaze Crystal 3. Sendo final do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que dá acesso a descontos e prendas exclusivas todos os meses.

Facebook queixa-se que precisa do tracking para se manter gratuito

O Facebook não desarma na campanha contra o iOS 14.5 da Apple e da nova opção anti-tracking, incluindo nas mais recentes actualizações do Instagram e Facebook um popup a "pedinchar" que os utilizadores permitam o tracking, com uma ameaça velada de que é esse tipo de tracking que permite manter os serviços do Facebook gratuitos - além de também dizer que isso ajudará os "pequenos negócios".

Pena é que por esta altura o Facebook já tenha perdido toda e qualquer credibilidade para pedir seja o que for aos utilizadores, que são tratados unicamente como fonte de receitas a quem tenta extrair o máximo de dados possíveis - e a quem repetidamente tenta fazer com que ainda paguem por isso, como com os insistentes pedidos para "promover" conteúdos para que sejam vistos pelos seus amigos.


OnePlus 6 e 6T recebem Android 11 via LineageOS

A OnePlus pode estar atrasada com a prometida actualização do Android 11 para os OnePlus 6 e 6T, mas quem não quiser esperar mais já o poderá ter por intermédio do LineageOS 18.1 (que é baseado no Android 11). A imagem para o OnePlus 6T já está disponível, com a versão para o OnePlus 6 a estar prometida para amanhã.

Tendo em conta que ainda vão demorar cerca de três a quatro meses para a OnePlus disponibilizar as versões beta públicas para o Android 11 "oficial", será uma opção a considerar para quem quiser dar o salto para o Android 11 desde já.


Leak revela Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3

Foram reveladas imagens que revelam as novidades que a Samsung está a preparar para a próxima geração de dobráveis: os Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3. Para o Galaxy Flip 3 a Samsung prepara-se para adicionar um pequeno ecrã adicional no exterior, junto da secção das câmaras, que permitirá exibir coisas como controlos multimédia, e seguramente também mostrar o que a câmara está a ver para tirar selfies com a câmara principal. Mas mais interessante é que prepara para o Z Fold 3.

Para o Galaxy Z Fold 3 a Samsung deverá estrear uma câmara frontal invisível sob o ecrã, o que permitiria ter um ecrã interior total, sem necessidade de furos para a câmara. A não ser que algum concorrente se antecipe para dizer que foi "o primeiro", isto poderá sinalizar que não falta muito para que esta tecnologia se estenda a todos os demais modelos, sinalizando o fim da era dos notches e dos furos.


Apple Watch poderá ler nível de glucose e álcool no sangue

Um dos fornecedores de componentes da Apple faz antecipar as capacidades de futuros modelos do Apple Watch. A Rockley Photonics criou sensores ópticos capazes de medir não só a pressão sanguínea, que já temos nalguns modelos, como também coisas como o nível de glucose no sangue e até o nível de álcool no sangue - parâmetros que normalmente só estão acessíveis através de métodos mais invasivos.

Já se pode imaginar que, num futuro não muito distante, para se poder conduzir um carro da Apple, será preciso ter um Apple Watch, que garantirá que no caso do condutor apresentar um nível de álcool elevado, só poderá dar uso ao modo de condução autónoma.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A primeira página web ficou disponível a 6 de Agosto de 1991, com informação sobre o projecto World Wide Web. Foi criada por Tim Berners-Lee no CERN. Trinta anos mais tarde, continua a poder ser visitada em: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)