2021/04/29

Notícias do dia

Mighty propõe browser via streaming por $30 por mês; Google Assistant aprende a pronunciar nomes e gerir temporizadores de forma mais inteligente; Windows 10 vai deixar de fazer desaparecer janelas de monitores DisplayPort; morreu Michael Collins - o astronauta "esquecido" da Apollo 11; ransomware ameaça revelar informadores confidenciais aos gangs, se a polícia de Washington DC não pagar.

Antes de passarmos às notícias do dia, já arrancou o novo passatempo gadget da semana que te pode valer um smartwatch Zeblaze Crystal 3. Participa e partilha.

OnePlus 6 e 6T com Android 11 atrasado

A OnePlus confirmou que a chegada do Android 11 aos OnePlus 6 e 6T ainda vai demorar algum tempo, com a primeira versão Open Beta a só chegar para o final de Agosto, e uma versão final a só surgir alguns meses mais tarde, se tudo correr bem. Apesar de ser positivo que a OnePlus não se esqueça das actualizações para os seus modelos mais antigos (de 2018), isto significa que o Android 11 só lhes irá chegar depois do Android 12 já ter sido lançado oficialmente.

Ao longo dos últimos anos houve um forte investimento da Google em tecnologias e sistemas que visavam facilitar o processo das actualizações para novas versões do Android, mas infelizmente parece não haver mudanças. Pelo menos, mesmo com a demora prolongada, neste caso estamos a falar de uma actualização para modelos com 3 anos, o que já não é nada mau - desde que não faça como alguns casos no passado, em que depois de demoras prolongadas os fabricantes vêm com a desculpa "afinal tem demasiados bugs e não vai dar, desculpem lá".


MS baixa comissão nos jogos na Windows Store para 12%

A MS quer fazer frente ao Steam da Valve e tornar a sua Windows Store mais apelativa para os estúdios de jogos, e por isso apresenta-lhes uma proposta tentadora na secção que eles mais apreciam: uma redução da comissão de 30% para apenas 12%. Claro que esta redução na comissão de pouco ou nada serve se os clientes continuarem a preferir comprar no Steam e a terem as suas compras centralizadas lá; mas se alguns estúdios que estiverem desagradados com as comissões no Steam começarem a dar prioridade à Windows Store, poderão fazer com que alguns jogadores comecem a mudar-se para lá em a médio / longo prazo, quebrar o domínio da Valve neste sector.

Claro que nada disto é feito por "bondade" - como demonstra o facto da redução da comissão se aplicar apenas aos jogos PC na Windows Store e não aos jogos Xbox, onde a MS está completamente à vontade por não ter concorrência; e, facilmente se pode antecipar que, um dia em que a Windows Store atinja um ponto de "sucesso", seguramente aumentará as comissões para os níveis normais. São as regras de mercado que já conhecemos: oferecer preços baixos para cativar clientes, e depois de os ter, voltar a aumentar os preços.


Blue Origin vende bilhete para primeiro voo

A Blue Origin de Jeff Bezos não quer ficar atrás da SpaceX de Elon Musk e também avança com a venda de bilhetes para uma viagem espacial a bordo do New Shepard. Apesar de se prever ter um preço que será completamente inacessível para 99.999% da população mundia, a medida será melhor vista como uma manobra de marketing para dar mais visibilidade a esta alternata - especialmente tendo em conta que a NASA seleccionou a SpaceX para a construção do módulo lunar, algo que a Blue Origin esperava conseguir fazer (e receber os muitos desejados 3 mil milhões de dólares que isso representa).

Estão prometidos mais detalhes para 5 de Maio.



Oppo sobe para 4º lugar na Europa

A aposta da Oppo na Europa está a dar frutos, com a empresa a duplicar a sua quota de mercado em apenas um ano, de 3% para 6%, garantindo-lhe a quarta posição nas vendas, logo a seguir à Samsung, Apple e Xiaomi.

Foi a empresa que mais cresceu no top 5, também ajudada pelo facto da Huawei (agora na 5ª posição) continuar a perder mercado na Europa desde que perdeu o acesso à Play Store e serviços da Google, fazendo com que num ano baixasse dos 9% para os 2% de quota de mercado. Também a OnePlus e Realme, na 6ª e 7ª posição, tiveram excelentes subidas de 85% e 183% para os 2%; com a Honor, que recentemente se separou da Huawei para escapar às restrições, na 8ª posição a ter caído dos 6% para os 2%.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Apesar de exisitirem aceleradores de gráficos 3D anteriormente, o primeiro "GPU" conhecido por esse nome foi o NV10 da Nvidia usado na GeForce 256, lançada no final de 1999. Este chip combinava todos os elementos necessários para a criação de gráficos 3D (transform, lighting, triangle setup/clipping, rendering) e era acompanhado por 32MB de RAM.

1 comentário:

  1. Quanto á comissão dos jogos na Xbox convém lembrar-te que o modelo de negócio de consolas é completamente diferente. A Microsoft aí faz dinheiro precisamente com a venda dos jogos e não do hardware (que normalmente é vendido a preço de custo ou mesmo com prejuízo como aconteceu em gerações anteriores).

    ResponderEliminar