2021/06/21

Notícias do dia

Já estão a decorrer as promoções Amazon Prime Day 2021; nome de rede WiFi pode desactivar WiFi nos iPhones; Samsung adopta transferência de ficheiros da Xiaomi e Oppo; CopterPack é um helicóptero de pôr às costas; vimos o poderoso tanque anti fogos Big Wind; uma bicicleta autónoma criada por um engenheiro chinês; o PornHub está a ser processado por publicar vídeos não-consensuais; malware Vigilante bloqueia acesso ao Pirate Bay; e empresas de energia subiram temperatura em casa dos clientes no Texas.
Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo que te pode valer um oxímetro de dedo Medisana. Participa e partilha.

Alemanha lança investigação à App Store da Apple

Enquanto se aguarda pela decisão do caso Epic vs Apple, na Alemanha a Apple enfrenta nova investigação sobre abuso de posição dominante na App Store e no iOS. A entidade anti-monopólio irá analisar se as queixas que tem recebido, que acusam a Apple de impedir um justo acesso à sua plataforma, ou de dar vantagens aos seus próprios produtos e serviços enquanto limita os de produtos concorrentes, deverão resultar em mudanças efectivas.

Existem dezenas de casos idênticos ou relacionados a decorrer em múltiplos países, pelo que a questão sobre se a Apple terá que mudar a sua política no acesso ao iOS parece ser mais uma questão de "quando" do que uma questão de "se". E, nesta altura, bem que poderia ser mais produtivo a Apple simplesmente deixar que os utilizadores instalassem apps de fora da App Store à sua responsabilidade (como acontece no Android), em vez de tentar adiar o inevitável. É que, tal como no Android, a esmagadora maioria dos utilizadores continuaria a preferir manter-se na App Store e nem pensaria mais no assunto.


Google não vai reabrir espaço dedicado às startups em Londres

A pandemia Covid-19 obrigou a mudar radicalmente os hábitos, e agora que se tenta regressar à normalidade, vemos que há certas coisas que não voltarão a ser as mesmas. A Google anunciou que não irá reabrir o seu Campus London, um espaço dedicado às startups que mantinha na capital britânica, e que também tinha encerrado por causa do coronavirus.

É certo que, também por necessidade própria, a Google tem promovido o trabalho remoto e ferramentas para interacção de equipas com os membros distanciados. Mas, por outro lado, não deixa de continuar a existir a necessidade de, por vezes, ser extremamente mais vantajoso estar fisicamente no mesmo espaço e a trabalhar em conjunto. Mas, pelo menos em Londres, os frequentadores deste Google Campus terão que procurar espaços alternativos. Não será seguramente o último espaço que as empresas aproveitarão para fechar com a desculpa do coronavirus.


China continua a encerrar "minas" de Bitcoin

Não querendo contribuir para uma moeda distribuída que fuja ao seu controlo, a China continua a perseguir e a encerrar todas as instalações dedicadas à mineração de Bitcoin. À conta disso, a China já perdeu 90% da capacidade de mineração de Bitcoin que detinha.

Se isto tem contribuído para a queda do valor das Bitcoin (e criptomoedas em geral), pelo lado positivo tem permitido que o preço exagerado das placas gráficas pareça estar a voltar à normalidade - mas para isso também poderá contribuir o facto da Nvidia ter limitado o desempenho dos seus mais recentes GPUs quando utilizados para essa função.


Licenciatura em Engenharia Aeroespacial na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) vai estrear no próximo ano lectivo a Licenciatura em Engenharia Aeroespacial (LEAE). A nova formação quer apanhar a nave espacial da actual corrida ao espaço. Como impulso, o curso da UA combina ciências de base e de espectro largo ao nível das ciências da especialidade para formar engenheiros a nível superior, capazes de desempenhar funções de planeamento e projecto não só nas áreas da aeronáutica como também em outras áreas das engenharias.

Através de uma formação consistente ao nível das ciências da matemática, física, mecânica, materiais, electrónica e informática, o novo curso quer dotar os respectivos diplomados de uma maior flexibilidade e visão de conjunto sobre a área profissional a que se destina. Projectar, construir ou personalizar sistemas adequados ao ambiente aeroespacial hostil ou, mesmo em terra, destinados a interagir com o sector aeronáutico e espacial, será um dos mandamentos da LEAE.

Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Bluetooth foi criado em 1989, originalmente com o objectivo de substituir os populares cabos série RS-232 para transferência de dados. Actualmente, tornou-se em algo que é utilizado numa imensa variedade de produtos, dos headphones sem fios aos botões remotos para tirar fotografias, passando por lâmpadas inteligentes e etiquetas para localização de objectos perdidos.

2 comentários:

  1. A China proibiu - pela 50ª vez - a mineração de Bitcoin, mas desta vez por motivos ambientais. Não tem nada a ver com contribuir ou não para uma moeda distribuída. O projecto da Bitcoin é open-source e nasceu na comunidade ocidental. A Bitcoin nunca teve nem nunca terá qualquer contribuição da China.
    A Bitcoin precisa é da contribuição de mineiros, tal como os faraós precisaram da contribuição dos escravos para construir as pirâmides.

    Os mineiros que estavam na China já mudaram os seu equipamento para outras localizações. E apesar disso, a rede da Bitcoin continuará a funcionar bem e sem qualquer congestionamento na mempool.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me preferível usar a palavra "minerador" ao invés da palavra "mineiro" em contexto de criptomoedas.

      Eliminar