2021/07/08

Notícias do dia

Google enfrenta processo por comissões na Play Store; Amazon remove produtos da Choetech; Lightyear One atinge 710 km de autonomia em teste na Alemanha; a BMW oficializou a scooter eléctrica CE 04; e Moderna testa vacina mRNA para a gripe.

Antes de passarmos às notícias, não te esqueças de participar no novo passatempo gadget da semana que te pode dar um adaptador USB Bluetooth para ficha 3.5mm.

Google Meet ganha efeitos AR do Duo

A Google fez finalmente chegar ao Meet os efeitos de realidade aumentada que já existiam no Google Duo, mais um dos muitos serviços "repetidos" que vai perdendo protagonismo desde que a a Google também começou a direccionar o Google Meet, anteriormente destinado apenas para uso profissional, também para o uso pessoal.

Compreensivelmente, estes efeitos estão disponíveis apenas para contas pessoais, parecendo não haver planos de activar estes filtros "divertidos" para as contas profissionais - que contam com outro tipo de efeitos de ordem mais prática, como o desfocar o fundo para esconder potenciais desarrumações em casa.


Ingenuity começa a trabalhar em Marte

Depois dos voos de teste, o helicóptero Ingenuity já começou a fazer trabalho útil em Marte. Para explorar uma zona complicada com navegação traiçoeira no solo, a NASA recorreu ao Ingenuity, que em menos de três minutos sobrevoou a área e captou imagens, poupando meses de condução cuidadosa.

Isto marca também o mais longo voo já feito pelo Ingenuity, que voou mais de 600 metros para esta missão, superando amplamente os 160 metros voados no seu teste anterior. E com isto, fica também validada a enorme vantagem de ter um drone voador que preste assistência aos rovers terrestres, podendo alcançar locais que de outra forma seriam inacessíveis, e fazer em poucos minutos aquilo que de outra forma demoraria meses ou poderia colocar o rover em risco.


WeChat elimina contas LGBT na China

A popular plataforma de chat (e não só) WeChat eliminou milhares de contas LGBT na China sem qualquer explicação ou aviso prévio. Os utilizadores receberam apenas uma mensagem a dizer que a sua conta "violava as regras", sem que fosse dada qualquer justificação detalhada.

A medida vem-se juntar a outras medidas repressivas que têm sido reforçadas nos últimos anos, e que já levaram ao cancelamento de eventos como o Shanghai Pride, que já eram feitos há mais de uma década; suspeteiando-se que se deva ao receio do governo chinês destes grupos poderem estar mais predispostos a criticar abertamente as políticas no território.


Harley-Davidson reforça aposta eléctrica com a LiveWire One

A Harley-Davidson não quer deixar escapar a oportunidade de ser uma das marcas na linha da frente na transição para as motos eléctricas, e depois da sua LiveWire apresenta a LiveWire One, uma mota muito idêntica mas que começa logo por ter uma grande vantagem: vai ter um preço mais acessível. Esta LiveWire One vai começar nos 22 mil dólares, que poderão reduzir-se para menos de 20 mil quando aplicados os incentivos disponíveis para os veículos eléctricos.

É um valor elevado, mas bastante mais apelativo que os quase 30 mil dólares que eram pedidos pela LiveWire original, e que acabou por funcionar quase como um protótipo para validar as soluções eléctricas aplicadas a estes modelos de duas rodas. Adicionalmente, esta nova mota, para além de ser mais barata, chega também com autonomia melhorada, agora anunciando 240 km em circuito citadino, face aos 180 km do modelo anterior. Agora só falta saber se irá existir uma opção para por a Livewire One a fazer o barulho característico das Harleys, ou até incluir um motor debaixo do assento para recriar as vibrações a que os seus fãs estão habituados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato de imagens GIF (Graphics Interchange Format) foi lançado em Junho de 1987. Apesar de poder ser considerado um formato obsoleto, com ínúmeras limitações (como só poder ter um máximo de 256 cores por imagem), o facto de permitir imagens animadas e com transparência faz com que continue a ser imensamente popular, tendo resistido a inúmeras tentativas de ser destronado por outros formatos mais modernos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)