2021/09/07

Notícias do dia

Novo Renault Megane E-Tech vem com acesso para bombeiros; smartwatches Fossil perdem dezenas de mostradores com actualização; Oppo X em Portugal - mas só para ver, por agora; MediaTek Dimensity 2000 será produzido em 4 nm; Autopilot FSD da Tesla mostra o que vale na Europa; e ProtonMail sob fogo por ter revelado endereço IP de activista.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um cartão de memória microSD SanDisk de 200GB.

Cybertruck adiado para 2023

Elon Musk voltou a fazer aquilo pelo qual já é tão conhecido, adiando a prometida chegada de mais um produto ao mercado: desta vez o Cybertruck. Depois de ter dito que o Cybertruck poderia chegar antes do final do ano, mas mais seguramente no início de 2022; agora vem dizer que afinal só chegará no final de 2022, com produção em volume para 2023.

Embora não tenham sido dados detalhes, este atraso poderá estar relacionado com a produção das novas células de bateria 4680, assim como a da utilização da nova geração de hardware do Autopilot, que também só deveria ficar pronta no final do próximo ano. Certamente a Tesla não se quer colocar novamente na situação de ter que lidar com um processo de recolha para actualização do hardware. E adicionalmente, o actual cenário de escassez de chips também não ajudará.
E como uma promessa nunca vem só...


Tesla económico chega em 2023 sem volante

Elon Musk disse que o Tesla económico de 25 mil dólares deverá ser lançado em 2023, e que provavelmente já nem terá volante, sendo um automóvel concebido de raiz para ser 100% autónomo - o que também significará que, de início, apenas deverá ficar disponível nos EUA.

São boas notícias, mas que como a notíca anterior relembra, têm alta probabilidade de não serem cumpridas na data indicada. Basta relembrar que o modo de condução autónoma FSD também tem sido prometido há anos como estando "para breve", e ano após ano essa promessa continua a ser adiada, e adiada, e adiada.


iPhone 13 sem ligação satélite

Tal como já tinhamos referido, já surgiu um novo rumor a desementir o rumor de que os iPhone 13 teriam ligação via satélite para chamadas de emergência.

Tudo não terá passado de uma (má) interpretação demasiado ambiciosa de que o modem utilizado nos novos iPhone suporta nova frequências, que têm sido promovidas por algumas empresas como potencialmente permitindo uma ligação directa a satélites. No entanto, para isso seria preciso toda uma série de hardware adicional que, neste momento, não seria prático adicionar a um iPhone - para não falar de todas as questões de autonomia e de, também a ter em conta, as questões políticas de relacionamento com os operadores de telecomunicações.


Perseverance recolhe amostra de Marte com sucesso

Depois do intrigante falhanço na primeira tentativa de recolha do solo marciano, o rover Perseverance completou com sucesso esse objectivo.

Desta vez os cientistas não cantaram vitória antes de terem garantido que tinham efectivamente um pedaço de rocha dentro do tubo de amostra, o que obrigou a esperar algum tempo para que as condições de iluminação em Marte permitissem comprovar que tinham de facto uma amostra viável. Felizmente, desta vez não houve surpresas inesperadas, e a primeira amostra já se encontra devidamente selada no seu tubo de titânio. Quando todas as amostras forem recolhidas, o Perseverance largará o módulo das amostras para que possa ser recolhida por uma futura missão que as trará de regresso à Terra para análise.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro barómetro foi inventado pelo físico italiano Evangelista Torricelli em 1643.


1 comentário:

  1. 2023 carro sem volante, eheheh vai ser vai, nem no calendário Tesla, nem em 2032 quanto mais.

    ResponderEliminar