2021/11/17

Notícias do dia

CTT admitem tentativas de entregas falsas que frustram os portugueses; Star Trek Discovery fora da Netflix a um dia da estreia; Goodyear mostra pneus sem ar num Tesla Model 3; Windows 11 regressa ao BSOD azul; e Apple com reparações self-service no próximo ano.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar Xiyihoo.

Xiaomi aproxima-se da Apple em 2022

Segundo as previsões da Trendforce para 2022, o mercado dos smartphones vai crescer quase 4% em 2022, com praticamente metade dos smartphones vendidos a terem suporte para o tão publicitado 5G - que tem sido tão promovido como sendo a solução para "tudo e mais alguma coisa", que até fico com pena das equipas de marketing quando tiverem que arranjar justificações para venderem o 6G.

Mas talvez mais interessante, é que enquanto a Samsung e Apple se manterão no topo da tabela com crescimentos modestos, na terceira posição teremos a Xiaomi com um crescimento de 15.8%, que a começará a deixar bastante próxima da Apple, com uma diferença de apenas 220 para 243 milhões de unidades vendidas.
Se a tendência se mantiver, significa que no ano seguinte a Xiaomi poderá ascender à segunda posição na tabela dos maiores fabricantes de smartphones.


Co-fundador do YouTube critica esconder os dislikes

Jawed Karim, um dos três fundadores do YouTube, fez-se ouvir de forma original quanto à decisão do YouTube esconder a contagem dos dislikes. Karim diz que essa decisão não só vai contra a grande maioria da vontade dos YouTubers, como dificulta o processo de facilmente identificar conteúdo mau e indesejado - apesar disso poder ser usado em campanhas ocasionais contra YouTubers, que foi o que levou o YouTube a justificar essa decisão.

A forma como o fez é que se torna curiosa: publicou a sua crítica na descrição do primeiro vídeo colocado no YouTube, e terminando com uma advertência que bem se poderá aplicar a todos os serviços: mais importante do que tornar um serviço melhor, é não o estragar. E, na sua opinião, esta alteração arrisca-se a fazê-lo no YouTube.


Android 12L tem bastantes alterações

No mês passado ficamos a saber que o Android 12 ia dar origem a uma variante Android 12L destinada a tablets e dobráveis, e agora temos um olhar um pouco mais aprofundado que revela que a Google parece ter levado a sério essa missão, com bastantes alterações a nível de facilitar a vida aos developers na criação de apps que se adaptem a ecrãs grandes e formatos dinâmicos.

Tal como dissemos na altura, este Android 12L poderá tornar-se no equivalente ao iPadOS no campo do Android, sendo que também a Apple se apercebeu a certo ponto da necessidade de tratar de forma diferente as especificidades do formato "tablet" face ao formato mais compacto dos "smartphones".


UPS reforça utilização de camiões autónomos Waymo

Sinalizando outra revolução que acontece a par dos automóveis autónomos, e que na verdade será ligeiramente mais fácil de atingir, está o reforço do programa de utilização de camiões autónomos da Waymo pela UPS no Texas.

Embora o muito prometido FSD da Tesla receba a maioria das atenções, o potencial para os sistemas autónomos é ainda maior no sector da camionagem. É nisso que a Waymo tem apostado, e também a UPS. Em vez de ter que enfrentar a loucura da complexidade de um modo de condução autónomo capaz de lidar com as estradas locais e citadinas, um camião autónomo terá apenas que se preocupar com o transporte entre entrepostos, maioritariamente em vias rápidas ou auto-estradas, o tipo de condução que já pode ser feita autonomamente com bastante tranquilidade. Ainda assim, por agora os camiões levam um condutor e técnico a bordo, pois ainda não se está na fase de se poder arriscar nisso a 100% sem qualquer backup humano - mas lá chegaremos, nem que seja com o 5G a possibilitar o acesso e controlo remoto do camião por um operador, se for caso disso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro SMS foi enviado a 3 de Dezembro de 1992 por Neil Papworth, com a mensagem "Merry Christmas" escrita num PC pois ainda não havia forma de a escrever num telemóvel.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)