2022/04/04

Notícias do dia

Xiaomi também abranda apps como a Samsung; Google impede pagamentos externos na Play Store; Tesla mostra Gigafactory Berlim com drone na linha de montagem; Rússia ameaça "queda" da ISS se sanções internacionais continuarem; nas promoções temos o Amazon Echo Dot a €29.99; e dados em plain text valem multa de $500K.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma webcam Foscam W41.

Wing vai iniciar entregas via drones em zona metropolitana nos EUA

O Wing da Alphabet (Google) vai expandir o seu programa de entregas via drones a área de Dallas-Fort Worth no Texas (EUA), marcando a entrada nas áreas metropolitanas.

Até aqui tinham sido feitos testes-piloto em zonas menos povoadas (na Austrália), cujos resultados parecem ter dado a esta divisão da Google a confiança necessária para darem o passo seguinte. A constante é que, por agora, as entregas irão focar-se essencialmente na área de produtos de saúde e bem-estar e... gelados!

Estes drones da Wing podem transportar cargas até 1.5 kg a distâncias de até 10 km; e embora sejam autónomos, contam com monitorização de pilotos humanos que podem assumir os controlos em caso de necessidade. Também têm sistemas de motores e baterias redundantes, para minimizar o risco de quedas ou acidentes.



Intel revela dados do seu GPU de topo

Depois de ter começado por lançar os seus GPUs mais modestos, a Intel revelou finalmente o que se poderá esperar dos seus GPU Arc de topo.

Num vídeo, a Intel revela que o seu GPU terá consumos de 175 W (só o GPU), com frequências de 2250 MHz no GPU e 1093 MHz na VRAM - valores que o colocam na proximidade de uma RTX 3070 da Nvidia ou RX 6700 XT da AMD. Também será acompanhado pelo Intel Arc Control, que permitirá monitorizar e ajustar o desempenho da placa, e tratar das actualizações do driver, ao estilo do GeForce Experience). Esperemos que, ao contrário do programa da Nvidia, não obrigue a descarregar 500 MB ou mais a cada actualização.


LG faz chegar Android 12 a mais 3 modelos

A LG pode já ter abandonado o segmento dos smartphones, mas está a cumprir a promessa de continuar a fazer chegar actualizações aos clientes que compraram os seus smartphones - e até antes de muitas outras marcas no activo.

A próxima ronda de smartphones LG que irá receber o Android 12 são os LG Q92 5G, V50 ThinQ, e V50S ThinQ. Os Q52, Wing e Velvet irão receber as também imprescindíveis actualizações de segurança.


MediaTek Dimensity 9000 faz frente ao Snapdragon 8 Gen 1

Os tempos de "vida fácil" da Qualcomm parecem ter chegado ao fim. Depois de anos a dominar as tabelas de benchmarks com os seus chips, tem agora que enfrentar uma forte ofensiva da MediaTek, que tradicionalmente estava associada a chips mais modestos e de baixo desempenho. Com o Dimensity 9000 a MediaTek mostra que está em posição de lutar pelo topo da tabela, ficando em posição bastante próxima dos resultados do Snapdragon 8 Gen 1, e até superando-o nalguns modelos.

E, tornando as coisas ainda mais interessantes, o Dimensity 9000 já é capaz de superar o Snapdragon 8 Gen 1 no que diz respeito ao CPU, mas perde nos GPUs com o seu Mali-G710 MC10 a ficar um pouco atrás do Adreno 730 utilizado pela Qualcomm. Seja como for, todos beneficiam com esta concorrência, que seguramente irá fazer com que as próximas gerações de chips recebam atenção redobrada para superarem o chip da empresa rival.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro quadcopter foi criado em 1907 por Jacques e Louis Bréguet. No entanto, não podia ser controlado e necessitava de quatro homens para o manter estabilizado. No seu primeiro voo elevou-se apenas cerca de meio metro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)