2022/04/06

Notícias do dia

Portugal adianta meta energética de 80% renováveis para 2026; Tesla apanhada a testar um Lucid Air; Windows com acesso directo a Cloud PCs do Windows 365, e contacto visual melhorado nos ARM; aumentam as fraudes de recuperação de dinheiro que visam as vítimas de fraudes anteriores.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Bug nos drivers dos GPUs AMD faz overclock aos CPUs - e invalida garantias

Se acharam que o vosso computador com CPU e GPU AMD ficou mais rápido depois de actualizarem os drivers do GPU, podem ter razão. A AMD confirmou a existência de um bug nos seus drivers do GPU que está a fazer overclock do CPU de forma automática sem consentimento dos utilizadores.

Embora alguns utilizadores optem por fazer o máximo de overclock que as definições permitem, há muitos outros que preferem manter o funcionamento mais estável das máquinas, dentro dos parâmetros de funcionamento normais. Aliás, este caso torna-se bastante problemático pois o overclock de um CPU Ryzen invalida automaticamente a garantia; pelo que vai ser interessante ver como a AMD lida com as consequências deste bug.


Pinterest proíbe desinformação climática

Com a comunidade científica a alertar que entramos numa fase crítica para reduzir as emissões poluentes e tentar evitar alterações catastróficas no clima, o Pinterest avança com a proibição total de conteúdos referentes à desinformação sobre as alterações climáticas.

A proibição aplica-se não só aos conteúdos publicados pelos utilizadores, que contrariem o consenso da comunidade científica, como também aos anunciantes e publicidade. Veremos se outras plataformas seguem o exemplo e começam a adoptar medidas mais restritivas quanto à disseminação de desinformação e pseudo-teorias da conspiração (como os insistentes terra-planistas), ou se o Pintereset se manterá um caso isolado no meio de todas as outras.


Meta salta evento F8 em 2022

A Meta (Facebook) não vai realizar o seu habitual evento F8, destinado aos developers, este ano.

A empresa de Mark Zuckerberg diz que está a preparar novas iniciativas mais ajustadas ao futuro da internet, o seu Metaverse. Em vez do F8, em Maio irá realizar um evento "Conversations" destinado a serviço de mensagens para empresas, e que haverá outro evento para o final do ano dedicado às tecnologias VR/AR.


Twitter deixa de manter tweets eliminados

Enquanto vai prometendo a edição de tweets para breve, o Twitter fez também outra alteração que está a dividir opiniões deixando de manter os tweets em páginas externas no caso de terem sido eliminados.

Até agora, mesmo que um tweet fosse eliminado, o seu texto permaneceria visível nas páginas onde tivesse sido incluído. Mas a partir de agora, passará a apresentar apenas um tweet em branco - que o Twitter diz que melhor representa o desejo de quem o eliminou, mas que simultaneamente também pode significar que milhões de páginas percam o contexto dos tweets que estavam a referenciar. Parece que voltaremos aos tempos em que se tornará mais seguro fazer um screenshot do tweet do que fazer a inclusão do mesmo de forma dinâmica.

Actualização: O Twitter recuou nesta decisão.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O BitTorrent é um protocolo para partilhas P2P, em que todos os participantes são simultaneamente receptores e transmissores de pequenos blocos de dados, permitindo uma transferência eficiente de grandes quantidades de dados entre um grande número de utilizadores simultâneos.

3 comentários:

  1. Mais uma vez temos Carlos Martins a equiparar a um terra-planista qualquer pessoa que tenha uma opinião diferente do pensamento único emitido pelos Media.

    Carlos Martins, o NPC da província.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale o que vale a tua opinião...

      Eliminar
    2. Sempre curioso que quem se queixa de não ter a sua opinião diferente validada, o faz criticando as opiniões diferentes da sua; não?

      Eliminar