2022/10/03

Notícias do dia

Tesla já produz 2 mil Model Y por semana na Alemanha; Apple esclarece detecção de acidentes nos iPhones e Apple Watch; Vodafone anuncia compra da Nowo; como funciona o DLSS 3 numa RTX 4090; Tesla promete robot Optimus para daqui a 3 anos por 20 mil dólares; AI da Google deixa voar em 3D para o interior das fotos; e empresas ignoram direitos de autor para treinar AI.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um suporte magnético para o carro.

Tesla Model Y lidera vendas de EVs na Europa

As vendas de automóveis eléctricos estão a aumentar na Europa, e até agora tem sido a Tesla a liderar a tabela com o seu Model Y. O Model Y não só é o modelo que mais vendeu no mês de Agosto (7011 unidades), como é o modelo que tem liderado as vendas este ano, com quase 54 mil unidades, seguindo-se o Model 3 com mais de 43 mil veículos.
Actualmente a Tesla começa a capitalizar com o aumento da produção dos Model Y na Alemanha, e que tem permitido disponibilizá-lo na Europa a preço bastante competitivo, mais barato que o Model 3.


Reconhecimento de voz para pessoas com necessidades especiais

O reconhecimento de voz é algo que actualmente já não oferece dificuldades, mas isso aplica-se apenas às pessoas que podem falar da forma habitual. Agora, a Google, Apple, Amazon, Meta, Microsoft e outros, aliaram-se num projecto que visa melhorar os sistemas de reconhecimento de voz para pessoas com condições que afectam a capacidade de falar, como paralisia cerebal, síndroma de Down, Parkinson's, ALS, etc.

Tendo em conta a proliferação de dispositivos com interacção por voz, e que a sua importância será cada vez maior se acreditarmos numa evolução para sistemas de óculos de realidade aumentada, será de importância crítica assegurar que estes sistemas de reconhecimento de voz sejam os mais inclusivos possíveis e abranjam a mais ampla gama da população possível - especialmente aquela pessoas que já poderão ter também dificuldades para utilizar outros tipos de interacção física.


iPhone 14 Pro com resultados excelentes no DxOMark


Apesar das queixas que as empresas não lhes enviam smartphones, temos mais um modelo a aproximar-se do topo da tabela do DxOMark. O iPhone 14 Pro obteve resultados excelentes, ficando na segunda posição a apenas um ponto do primeiro classificado (actualmente o Honor Magic4 Ultimate), mas ficando na primeira posição na categoria da câmara frontal.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: O Dragon Dictate foi um dos primeiros sistemas de reconhecimento a chegar aos consumidores em 1990. Foi seguido pelo Dragon NaturallySpeaking em 1996, que permitia o reconhecimento de forma contínua e a um ritmo de até 100 palavras por minuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)