2023/05/22

Notícias do dia

Pixel 8 Pro terá termómetro contactless; Tesla lança primeiro vídeo publicitário; Meta revela modelo AI com mais de 4 mil idiomas; Rimac Nevera bate 23 recordes e acelera até aos 100 km/h em 1.81s; Tesla mostra evolução do seu robot humanóide Bot; pçrevisão de inundações da Google chega a Portugal; Ford não promete condução autónoma nas cidades para breve; hackers chineses infectam routers TP-Link para atacar entidades europeias.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco.

Europa multa Meta em €1.2 mil milhões

A Meta recebe a maior multa de sempre até à data da UE, no valor de 1.2 mil milhões de euros, referente à transferência de dados de cidadões europeus para os EUA.

Estas transferências eram feitas ao abrigo de um acordo, o Privacy Shield, que foi declarado inválido em 2020 por não proteger os dados dos programas de vigilância dos EUA. No entanto, esta decisão apenas se refere a dados do Facebook, deixando de fora outros serviços como o Instagram e WhatsApp, e dá um período de cinco meses para a Meta fazer as alterações que forem necessárias, e mais seis meses para tratar de eliminar os dados que estiverem guardados nos EUA. Além disso, os EUA e UE estão em negociações para novo acordo que facilite as transferências de dados entre UE e EUA, ao estilo do acordo anterior.

Na prática, é uma decisão que acaba por não mudar nada, com alguns a relembrarem que os "mil milhões" são sempre relativos, quando se tratam de empresas que ganham muitos mais milhares de milhões à custa desses dados...


Neeva abandona motor de pesquisa anti-Google

A Neeva, que queria assumir-se com um motor de pesquisa alternativo ao da Google, dá-se (quase) por vencida e anuncia o fim do seu motor de pesquisa.

A empresa, que contava com um co-fundador que tinha estado à frente da divisão de anúncios da Google durante muitos anos, disse que até foi fácil criar um motor de pesquisa que era teoricamente melhor que o da Google; a parte difícil é convencer as pessoas a deixarem de usar aquilo a que estão habituadas, para usarem um novo motor de pesquisa. Uma dificuldade que acabou por se tornar insustentável.

A empresa diz que irá focar os seus esforços nos serviços AI, mas também aí terá que enfrentar feroz competição.


Amazon usa leitura de palma para verificação de idade

A Amazon está a promover a sua tecnologia de leitura de palma da mão, agora focando-se na parte da verificação de idade.

A empresa não tem dotes de cartomante para detectar a idade pela palma, mas tira partido da identificação dos utilizadores para saber a sua idade e permitir, ou não, a compra de artigos que têm limitação de idade, como bebidas alcoólicas em bares.

Dependendo do número de bebidas já tomadas, efectivamente pode tornar-se mais prático simplesmente abanar a mão por cima do leitor, do que arriscar fazê-lo com um smartphone. E tem a vantagem de que, ao contrário de um smartwatch, a palma da mão anda sempre connosco e nunca sofre de bateria descarregada.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro barómetro foi inventado pelo físico italiano Evangelista Torricelli em 1643.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)