2023/05/08

Notícias do dia

Android copia iOS para a meteorologia; Pioneiro da IA desvaloriza medos e receios; Google injecta (mais) publicidade nas pesquisas na Google Play Store; onde estarão os radares da PSP em Maio; tarifário Digi com 100GB por €10 em Itália; Stargazer da Venus Aerospace quer voar de Nova Iorque a Tóquio numa hora; o incomum Saab Draken com asas em duplo delta; a alucinante corrida Cannonball Run de costa a costa nos EUA; e o Chrome quer livrar utilizadores dos captchas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Google vai mostrar avanços AI no Google I/O 2023

A Google parece querer retomar a posição de liderança nos sistemas AI, mostrando o seu mais recente modelo PaLM 2 no Google I/O 2023 que arranca esta semana.

De notar que a Google esteve na linha da frente dos sistemas AI que potenciaram a criação do ChatGPT da OpenAI, mas apesar de ter mostrado as suas capacidades em eventos em anos passados, passou todo esse tempo sem os implementar em nada de concreto - ao estilo do que a OpenAI fez com o ChatGPT. O PaLM (Pathways Language Model) tem potencialidades que poderão superar os modelos actuais, e depois do modelo original revelado o ano passado, desta vez poderá mostrar um PaLM 2 ainda mais poderoso.

No entanto, de nada servirá se o mantiver na gaveta - coisa que desta vez não deverá acontecer tendo em conta a concorrência feroz.


China contorna sanções para desenvolver AI

Ainda no campo da AI, a China continua a estar na "lista negra" que restringe o seu acesso a tecnologia que o ocidente considera ser de interesse estratégico, como máquinas de produção de chips avançados, e que também abrange chips que possam acelerar o desenvolvimento de sistemas AI.

Mas como sempre, a necessidade reforça a criatividade, e as empresas chinesas já estão preparadas para fazerem o melhor que podem com o material a que podem aceder. E seria um erro subestimar os avanços que podem ser feitos quando se tem que optimizar as coisas de modo a correrem em hardware limitado - uma "arte" que parece ter ficado esquecida nas últimas décadas, usando-se o hardware "que irá sair" como desculpa para que as coisas corram rápido e bem.

Relembre-se que até um investigador da Google alertou que as grandes empresas poderão ser apanhadas de surpresa por avanços feitos por projectos open-source, utilizando apenas hardware comercial comum. E no caso de um país como a China, mesmo com todas as restrições e sanções, o seu acesso a hardware continuará a ser muito superior do de qualquer consumidor comum.


Oppo prepara saída de França?

Apesar da Oppo desmentir a sua saída da Europa, as coisas parecem avançar cada vez mais nesse sentido.

Desta vez os indícios chegam de França, onde a Oppo parece ter cessado contratos com algumas empresas de promoção, cancelado todos os eventos, e estando apenas a despachar stock em vez de se preparar para a chegada e comercialização de novos modelos.

Começa a ser demasiado "fumo" para uma empresa que repetidamente tenta assegurar que não há "fogo".


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O transmissor de onda média de Solt na Hungria é o mais potente transmissor de rádio na Europa, com uma potência de 2000 kW (2 MW) e servindo a rádio nacional Kossuth Rádió. Para comparação, a maioria dos emissores em Portugal tem uma potência de 10 kW.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)