2023/09/04

Notícias do dia

Apple apresentará iPhone 15 com USB-C como vantagem para os consumidores mas mantém preocupação nos bastidores; Facebook e Instagram poderão ter subscrição sem publicidade na Europa; PowerToys ganha Crop and Lock para recortar janelas activas das apps; jogo Starfield não desaponta mas não é perfeito; Windows 11 vai abrir links no browser escolhido mas só na Europa; Canadá pode forçar Facebook e Google a pagarem por notícias; super-resolução GigaGAN usa AI para melhorar imagens de baixa-resolução; e WordPad do Windows chega ao fim após 28 anos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Óculos Vision Pro com muito interesse dos developers - diz a Apple

Enquanto o mundo aguarda com muita curiosidade para saber se os óculos Vision Pro (de $3500, ainda não lançados) serão um dos maiores flops da história ou o início de uma nova era revolucionária, a Apple assegura que os óculos têm tido muito interesse por parte dos developers, superando as suas expectativas. Afirmações que constratam com as sessões pouco preenchidas dos eventos dedicados aos óculos que decorreram durante o WWDC, e que pareciam indicar que os developers não tinham ficado convencidos.

De uma forma ou de outra, é uma nova plataforma que seguramente irá ter pessoas interessadas em explorá-la de formas inovadoras (não muito inovadoras, já que a Apple limita extremamente o que podem fazer com os óculos). O maior problema é que se arriscam a dedicar meses ou anos de trabalho, que depois poderão ser copiados em poucas semanas pelas grandes plataformas para tirarem partido das ideias que se tornarem bem sucedidas. Mas, para isso, será preciso que: 1) essas apps revolucionárias sejam feitas; 2) que sejam revolucionárias ao ponto de fazerem com que os consumidores fiquem predispostos a pagar 3500 dólares - que em euros e com impostos deverá ir para perto dos 4000 euros. Neste momento, isso parece-me muito pouco provável, mas a principal intenção da Apple poderá ser usar os Vision Pro como "cavalo de Tróia", de seguida lançando uns óculos VR mais baratos e podendo dizer: "vejam, estes só custam 1999 dólares, uma verdadeira pechincha!"

Aviões compatíveis 5G nos EUA resolvem impasse

Nos EUA chega ao fim o conflito entre companhias de aviões e companhias de telecomunicações, com a Delta a anunciar que já efectuou as alterações necessárias para que a sua frota não sofra com interferências de uma das bandas utilizadas para as comunicações 5G.

Essa frequência podia causar interferências com o radar-altímetro que faz a leitura da altitude do avião em relação ao solo, e faz parte dos instrumentos críticos para voar em segurança, especialmente em condições de baixa visibilidade. Seria uma das situações em que, mesmo por via indirecta, podia servir de munição aos conspiracionistas que dizem que o 5G mata pessoas.


Starfield salva vida a família

Estamos habituados a ver notícias de como um smartwatch, ou os pedidos SOS via satélite, permitiram salvar a vida a pessoas, mas desta vez temos um caso mais insólito, de um jogo de computador a fazê-lo. Um fã do recém-lançado jogo Starfield, que esperou ansiosamente pelo dia do pré-lançamento, não conseguiu evitar ficar a jogá-lo durante a noite toda e pela madrugada dentro. Uma quebra de rotina que fez com que se mantivesse acordado quando deflagrou um incêndio no apartamento por baixo do seu, conseguindo reagir rapidamente para tirar a sua família apenas com alguns ferimentos ligeiros.

Se estivesse a dormir, o desfecho poderia ter sido bastante mais trágico, e não estar cá para contar a história.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Cruz Vermelha foi fundada em 1863 na Suiça, com o objectivo de proteger a vida humana, aliviar o sofrimento, e lutar pelo respeito de todos os seres humanos. Actualmente conta com quase 100 milhões de voluntários espalhados pelo mundo, e já recebeu o prémio Nobel da Paz três vezes: em 1917, 1944, e 1963.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)