Google apresenta modelo AI Gemini; Facebook Messenger com encriptação end-to-end; Meta lança personagens AI e gerador de imagens; Google explica como recuperar ficheiros desaparecidos do Google Drive; Sony bloqueia contas PlayStation e remove conteúdos comprados; e AI transforma fotos em vídeos animados.
Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.
Gemini da Google desaponta com respostas erradas
A Google apresentou o seu modelo AI Gemini como sendo capaz de superar o GPT-4 da OpenAI, mas apesar de ter mostrado demonstrações impressionantes, o modelo não está a impressionar nas respostas que dá no Bard.Perguntas sobre os vencedores dos Oscars deste ano resultaram em respostas erradas, pedidos de programação de coisas simples - algo que a Google tinha dito que era uma das grandes capacidades do Gemini - também falharam, e pedidos de resumos dos acontecimentos entre Israel e a Palestina resultaram numa resposta a dizer que o tema é polémico e recomendando que o utilizador pesquise por ele mesmo no Google.
Não deverá demorar para que alguém faça um debate entre Bard e ChatGPT para ver qual é mais capaz. :)
Actualização: Também se descobriu que o vídeo mais impressionante do Gemini mostrado pela Google, afinal não representa a realidade.
Nubia Z60 Ultra com câmara sob-ecrã de 5ª geração
Enquanto a Apple poderá aguardar até 2027 para lançar um iPhone com câmara sob o ecrã, o Nubia Z60 Ultra da ZTE será apresentado este mês e já vai contar com a 5ª geração desta tecnologia.A ZTE tem sido o fabricante que mais tem apostado nas câmaras frontais invisíveis sob o ecrã, inicialmente com sistemas que ainda deixavam a desejar, mas que ano após ano têm vindo a melhorar ao ponto de se tornarem verdadeiramente "invisíveis". Agora, mais do que o impacto na qualidade do ecrã nessa secção sobre a câmara, importa assegurar que as imagens captadas pela câmara frontal são idênticas às das câmaras frontais com furo no ecrã, e por isso há bastante curiosidade para ver que melhorias este Z60 Ultra poderá trazer nessa área. Se bem que, com os actuais sistemas AI de melhoria de imagem, começa a ser cada vez mais fácil e simples recuperar da eventual perda de qualidade de ter a câmara atrás de um ecrã.
Cybertruck Foundation Series por $135K
A Tesla apresentou o Cybertruck e, procurando escapar a potenciais acusações de que era apenas um lançamento virtual, está mesmo a contactar uma série de clientes para ver se estão interessados em ter um dos primeiros Cybertrucks com a edição especial Foundation Series.Estes Cybertrucks têm preço base de 120 mil dólares (que se transformam em 135 mil dólares efectivos - e quem quiser a bateria extra para mais autonomia, terá que somar mais 15 mil dólares) e vêm com alguns acabamentos exclusivos, incluindo o modo FSD. Alguns críticos da marca dizem que é apenas uma tentativa da Tesla disfarçar o preço do modo Autopilot FSD, que teoricamente deveria ser disponibilizado aos clientes ao valor que estava quando efectuaram a reserva, mas que desde então sofreu aumento significativo. No entanto, isso acaba por não resultar, uma vez que será uma questão de tempo até que a Tesla tenha que começar a entregar os Cybertrucks "normais", e nessa altura terá que revelar quanto é que irá cobrar pelo modo FSD.
Curtas do dia
- Proton Drive com backup de fotos em Android
- Bing Deep Search usa AI para aprofundar as pesquisas
- Apple lança framework MLX para Machine Learning / AI
- Stellantis aposta em baterias substituíveis para frota de Fiat 500e em Espanha
Resumo da madrugada
- Google apresenta modelo AI Gemini
- AI transforma fotos em vídeos animados
- iPhone com câmara sob o ecrã só em 2027
- Ganha um bloco de tomadas inteligente com WiFi
- Messenger com encriptação end-to-end de origem
- Meta lança personagens AI e gerador de imagens
- Simyo com internet 1 Gbps desde €25 em Espanha
- Windows 10/11 desde €13 nos saldos de Natal CdkeySales
- Sony bloqueia contas PlayStation e remove conteúdos comprados
- Google explica como recuperar ficheiros desaparecidos do Google Drive
Curiosidade do dia: O ELIZA foi um dos primeiros programas de inteligência artificial, criado em 1964, que era capaz de manter uma conversação aparentemente natural com o utilizador; e recorrendo a alguns subterfúgios quando não sabia como lidar com o que o utilizador dizia, como pegar em algo que tinha sido dito anteriormente e escapando com um "Há pouco tinha falado sobre 'X', o que acha disso?" ou algo idêntico.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)