2024/01/29

Notícias do dia

Arc Search cria resultados de pesquisas com AI; iOS 18 vai focar-se na Siri AI; usar AirPods Max com iPhone por cabo obriga a duplo adaptador; Shazam já pode identificar músicas noutras apps mesmo com headphones; Google Lumiere gera vídeos AI de alta-qualidade; o novo sistema de visualização 3D da Tesla para estacionamento ainda deixa a desejar; como fazer um teclado modular para macros; e a Disney mostra piso ideal para Holodecks.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart.

Zoom vai ter app para Vision Pro

Em sentido oposto à Netflix e YouTube, que já revelaram que não lançarão apps nativas para os óculos Vision Pro da Apple nesta fase, o popular serviço de videoconferências Zoom vai estar disponível para os óculos desde o lançamento.

Para isso, o Zoom vai tirar partido da representação digital dos utilizadores, que replica o rosto e expressões do utilizador para que apareça aos demais participantes como se não tivesse os óculos colocados (graças ao scan 3D feito, e às câmaras apontadas para o rosto). O resultado parece ficar no meio do "uncanny valley", pelo que vai ser interessante ver como isso resulta - embora não se possa negar que seja melhor opção do que mostrar uma pessoa com os óculos colocados.

O Zoom também diz que também irá permitir a partilha de objectos 3D, que poderão ser vistos e movidos pelos participantes dentro do espaço virtual.


Pwn2Own Automotive revelou meia centena de vulnerabilidades em carros - e nem a Tesla escapou

O bem conhecido evento de hacking Pwn2Own teve direito à sua primeira edição dedicada aos automóveis e, como seria de esperar, não faltaram equipas a demonstrar as falhas dos sistemas dos automóveis modernos. Foram reveladas 49 falhas 0-day, incluindo uma que permitia obter acesso root do modem nos Tesla - que valeu à equipa da Synacktiv uma recompensa de 100 mil dólares (a equipa acabou por terminar o evento amealhando um total de 450 mil dólares).

Mas nem só os automóveis foram os visados. Também foram descobertas falhas nos carregadores de marcas como Emporia, ChargePoint, Ubiquiti, Phoenix e JuiceBox, que renderam cinco recompensas de 60 mil dólares cada. A equipa Synacktiv também demonstrou uma falha no Automotive Grade Linux, que é usado nos sistemas de infotainmente de marcas como a Subaru, Toyota e Lexus.

O próximo evento Pwn2Own decorre de 20 a 24 de Março, e vai passar a contar com nova categoria dedicada à cloud.


Apple testa AI no iOS

Servindo de confirmação de que a Apple prepara forte aposta na AI para o iOS 18, foram apanhadas algumas coisas curiosas nas versões de desenvolvimento do iOS 17.4.

A Apple está a fazer chamadas directas ao GPT-3.5 da OpenAI, o que seria extremamente improvável que fizesse (da forma utilizada) numa versão final do iOS para o público. A utilizar um serviço de AI na cloud, será bem mais provável que faça usando um serviço seu - mesmo que, nos bastidores, acabasse por usar os GPTs da OpenAI - pelo que demonstra que será certamente uma versão de teste feita apenas para uso interno. De notar que a Apple também tem trabalhado no sentido de fazer com que alguns modelos LLM possam funcionar localmente nos dispositivos, o que evitaria a questão da dependência na cloud e também contribuiria para uma maior privacidade dos utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O ThrustSSC foi o primeiro carro-foguete a superar a barreira do som no solo, em 1997. Desde então ainda não surgiu outro carro que conseguisse superar a sua velocidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)