2024/12/16

Notícias do dia

MS tenta vender OneDrive a utilizadores sem espaço ocupado; governador confunde estrelas com drones; Tesla aumenta preço do Model S mas inclui carregamentos gratuitos; como fazer um medidor de consumo eléctrico com ESP32 para o Home Assistant; Renault revela Renault 5 Turbo 3E Eléctrico; Adobe Reflection Removal remove reflexos nas fotos usando AI; e hackers russos fazem ataque WiFi via empresa vizinha.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um tapete de rato com iluminação RGB.

Chips de 2nm da TSMC poupam 35% no consumo

A TSMC já revelou as melhorias que se podem esperar com a evolução para o seu processo de produção de chips de 2nm, que volta a trazer um salto na redução de consumos de 35%, ou mantendo o consumo da geração anterior, melhorar o desempenho em 15%.

O ponto negativo é que este processo só deverá ficar disponível na segunda metade de 2025, o que significa que só deveremos começar a ver chips com esta tecnologia a chegar ao mercado em 2026, com os clientes prioritários a serem, previsivelmente, a Apple e a Nvidia.


HDMI 2.2 será apresentado em Janeiro de 2025

Já falta pouco para ficarmos a conhecer a próxima geração do HDMI, o HDMI 2.2, que deverá permitir resoluções ainda maiores e com maior frame rate.

O actual HDMI 2.1b permite transferências de 48 Gbps, o que parece bastante mas já se torna limitativo para resoluções 8K e superiores, com HDR, ou frame rates mais elevados, obrigando a recorrer a compressão DSC (Display Stream Compression). Espera-se que o 2.2 possa aumentar a largura de banda, de modo a permitir resoluções como 8K120 sem necessidade de compressão, e reservar a compressão para resoluções superiores ou frame rates mais elevados como 240 Hz. Saberemos no início de 2025.


UE aprova criação da rede satélite IRIS²

Tal como aconteceu com o sistema GPS, em que a UE criou a sua própria versão Galileo, também nas comunicações via satélite a UE não quer ficar dependente da rede Starlink da SpaceX e anuncia o início da constelação IRIS².

Esta constelação irá contar com 290 satélites, que ficarão posicionados a diferentes altitudes, permitindo uma maior cobertura com menor quantidade de satélites (quando comparada com a rede Starlink da SpaceX, que já conta com cerca de 6 mil satélites). Vai ter um custo de mais de 10 mil milhões de euros e deverá ficar funcional em 2030. Por agora ninguém avança previsões de quanto é que poderá custar o acesso a esta rede, nem se irá suportar as capacidades direct-to-cell de comunicação directa com smartphones sem hardware especial - algo que, se não suportar, me parece que será um enorme erro estratégico.


Tesla FSD v13 mostra o que vale


Após muitos, muitos, anos de promessas, a Tesla começa finalmente a aproximar-se da concretização do modo autónomo (supervisionado) para os seus veículos. Nas últimas semanas têm-se multiplicado os vídeos que demonstram longas viagens, do ponto de origem ao ponto de destino, feito de forma totalmente autónoma sem qualquer intervenção por parte dos condutores.

De notar que isto acaba por ser uma necessidade obrigatória para que a Tesla possa lançar o seu robotaxi, sendo que as primeiras versões do modo FSD não-supervisionado estão prometidas para 2025; com Elon Musk a ter assegurado que essa capacidade chegaria a todos os demais veículos da Tesla e não apenas o Cyber Cab.



Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Philips é uma empresa Holandesa que foi fundada em 1891. Começou por se dedicar ao fabrico de lâmpadas incandescentes, e ao longo dos anos expandindo a sua actividade muitos outros produtos. A sua primeira máquina de barbear foi lançada em 1939, com o nome Philishave que se mantém até aos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)