2017/08/07

Notícias do dia

Apple poderá ter abandonado Touch ID no ecrã do iPhone 8 (e prepara um Apple Watch 4G que dispensa iPhone); o Tesla S P110D mostra o que vale, arrasando no street racing e também fazendo mais de 1000km com uma só carga; o computational zoom permite tirar fotos "impossíveis"; temos novo video mais visto no YouTube; Wolfenstein II: The New Colossus mostra a evolução gráfica dos últimos 25 anos; e transformar CO2 em combustível mais perto da realidade.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que é o último dia para participarem no passatempo que te pode valer um mini-tripé da Xiaomi que também serve de selfie stick.

Manifesto anti-diversidade de funcionário da Google levanta polémica



As medidas de promoção à diversidade e igualdade de géneros e raças não agradam a todas as pessoas, e um manifesto de um funcionário da Google vem atiçar ainda mais as chamas, ao dizer que são medidas absurdas e que seria tempo de reconhecer que as "mulheres não servem para engenheiras".

Por muito que por vezes possa parecer exagerado que em Silicon Valey muitas empresas pareçam querer preencher quotas de diversidade para efeitos de "parecer bem", a verdade é que isto só é de mais difícil compreensão por quem nunca passou pela situação de não ser considerado "igual" - quer seja uma mulher numa função tradicionalmente associada ao sexo masculino, ou de ser de uma raça ou etnia automaticamente carimbada com generalizações e preconceitos.

Este manifesto é tão chocante que até fez com que alguns ex-Googlers de renome viessem dar resposta ao mesmo... restando agora esperar que algo de positivo possa resultar de tudo isto.


Firefox aposta na versão 57 para regressar em força



O Firefox pode gabar-se de ter tido um papel importante no combate ao Internet Explorer. Embora desde então tenha sido eclipsado pelo Chrome da Google, recusa-se a desistir, e aposta tudo numa versão renovada - o Firefox 57 - para conseguir reconquistar utilizadores que estejam farto da lentidão de outros browsers.

Com interface renovado e a promessa de funcionar de forma fluida em todas as ocasiões... vai valer a pena dar-lhe uma oportunidade (eu bem que estou farto de, por vezes, o Chrome "engasgar" ao abrir meia dúzia de tabs em sequência rápida...)


MEO oferece 2GB extra aos clientes em Agosto



Em Agosto todos os dados móveis são poucos e todas as ofertas são bem vindas. No caso do MEO, parece estar a dar 2GB de dados extra aos clientes, que seguramente serão apreciados pelos clientes - mas melhor seriam se passassem a ser definitivos, já que os tarifários bem que apreciariam uma actualização dos limites de dados para níveis mais adequados com os tempos que correm - e não me refiro a oferecer "gigas" específicos para determinadas apps... ;P

Actualização: afinal é presente "envenenado".


Facebook começa a mostrar conteúdos políticos mesmo a quem não os quer ver



A democracia só funciona (correctamente) se os cidadãos forem participantes activos na mesma, e o Facebook parece querer relembrar isso, começando a mostrar alguns conteúdos políticos mesmo a quem não tiver seleccionado esse tipo de conteúdos.

Poderá ser uma táctica perigosa, que possa fazer fugir utilizadores para plataformas que os deixem estar mais "descansados" e verem apenas aquilo que querem; mas por outro lado, poderá ajudar a sensibilizar os cidadão para o papel indispensável que têm na sociedade e na forma como querem que ela seja.

... Claro que, por outro lado, também vem mesmo a propósito de sustentar os rumores de que Mark Zuckerberg terá aspirações presidenciais daqui por alguns anos, e agradecerá uma legião de utilizadores do Facebook já predispostos a terem esta participação mais activa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)