Marco na inteligência artificial, o Teste de Turing foi superado pela primeira vez; cientistas dizem ter criado touchscreens verdadeiramente inquebráveis (e de forma barata e fácil de produzir); o Google Now já te acorda quando chegares à tua paragem; a neutralidade da internet é melhor explicada em programa satírico; vimos coisas a voar graças aos módulos levitacionais da Createc; o criador do XKCD tem uma TED Talk sobre a sua secção What If; um jogo FPS 3D em 256 linhas de javascript; a incrível quantidade de dados criados na internet a cada minuto; ler notícias online não viola direitos de autor; e vimos como os operadores sabem a localização dos telemóveis, mesmo sem GPS.
E hoje estamos em dia de rescaldo dos passatempos... mas amanhã teremos mais (nem o feriado nos interrompe! :)
Seguem-se as notícias do dia:
As "novidades" do iOS8 que são copiadas do Android
O iOS8 chegou cheio de muitas e boas novidades, mas uma vez mais são "novidades" que os utilizadores de Android muito bem conhecerão... há anos. Coisas como os widgets (ainda limitados ao ecrã de "today" no iOS), a informação dos consumos de bateria por app, a partilha de dados entre apps, notificações com acções integradas, e até o uso de outros teclados (incluindo o aviso de que poderão recolher dados dos utilizadores), são coisas que o Android tem há bastante tempo.
Não é que me pareça mal que o iOS - ou qualquer outra plataforma - copie o que há de bom nas outras, mas... seria bom, por uma vez ou outra, cada um saber reconhecer de onde foi buscar as inspirações; e acima de tudo, fazer isso com naturalidade.
(Mesmo assim, há coisa engraçadas no iOS8, como o facto de usar MAC addresses aleatórios para evitar o tracking WiFi ... entre outras coisas.)
Alan Moore quer facilitar criação de banda desenhada digital
Alan Moore é um nome que é facilmente reconhecido por todos os que já passaram os olhos por bandas desenhadas (ou deverei dizer "graphic novels") como Watchmen e V for Vendetta, e agora quer ajudar veteranos e novos artistas a criar uma nova geração de banda desenhada digital com o projecto Electricomics.
Uma nova geração que no entanto se irá manter idêntica às bandas desenhadas do passado, já que Alan Moore não é apologista da interactividade excessiva ou animação que tem sido tentada por alguns artistas nos seus comics digitais. E se calhar... os fãs até apreciarão essa opção (ou no mínimo, uma coisa não invalida a outra, pelo que haverá lugar para todos os tipos de comics em formato digital).
HP vai vender teclado com Leap Motion integrado
Boas notícias para quem queria tirar partido de um Leap Motion sem ter que comprar o sensor em separado. Por agora, para além do sensor propriamente dito, as únicas alternativas disponíveis eram um portátil da HP e um teclado também da HP - que infelizmente apenas era vendido em conjunto com alguns dos seus próprios computadores. Mas a HP reconsiderou, e vai passar a vender em separado o teclado com Leap Motion para todos os que o quiserem comprar.
Depois de se terem visto as capacidades melhoradas do Leap Motion v2... acho que foi uma boa aposta.
Vodafone entra no 4G a 300Mbps com novo router
Poderão existir ainda muitas zonas do país onde a cobertura 4G é uma miragem (por muito que os operadores nos tentem fazer pensar o contrário), mas isso não impede a Vodafone de acelerar ainda mais as velocidades wireless para quem tiver a sorte de viver numa zona com 4G. O novo router Vodafone 4G B4000 tira partido do LTE-Advanced (Carrier Aggregation) para atingir velocidades até 300Mbps e permitindo até 64 utilizadores em simultâneo.
Este router tem um preço de €299,9 mas nesta fase de lançamento poderá ser adquirido por €149,9 mediante condições específicas.
Curtas do Dia
- O que o Android 4.4.3 poderá significar para o Android Silver
- Patent troll prestes a receber 1% da facturação da Apple com iPhones
- EUA preocupados com o hacking dos painéis informativos nas estradas
- Da internet para os palcos reais - estrelas do YouTube dão concertos ao vivo
- Testflight facilita o teste e desenvolvimento de apps no iOS8
- Veteranos voltam a pilotar caças com a ajuda dos Oculus Rift
- Tesla poderá partilhar as suas patentes dos carregadores e carros eléctricos
- MPAA faz acordo com criador do cliente de torrents mais popular do mundo - (prestes a tornar-se o menos popular?)
Resumo da Madrugada
- Taptalk - partilha de fotos e vídeos com um só toque
- iWatch da Apple chegará em Outubro?
- Teste de Turing superado pela primeira vez
- Samsung lança lâmpadas LED com Bluetooth em mesh
- Cientistas dizem ter criado touchscreen inquebráveis
- Google Now acorda-te quando chegares à tua paragem
- Primeiros convites para o OnePlus One já seguiram
- Neutralidade da internet melhor explicada por programa satírico
- Módulos levitacionais da Createc
- Vídeos misteriosos do Webdriver Torso afinal eram do Google
- Maquilhagem instantânea via realidade aumentada
- TED Talk do criador do XKCD
- Google Nearby vai expandir capacidades de geolocalização do Android
- Renaul Espace fez 30 anos
- Motociclista escapa a 5 acidentes em 5 segundos
- Como saber a localização de um telemóvel mesmo sem GPS
- OpenSSL tem vulnerabilidade "Man in the Middle"
- Um jogo FPS 3D em 256 linhas de javascript
- Star Destroyer feito em LEGO
- 7 anos de chuvas de meteoros em 2 minutos
- Unreal Engine 4.2 chega com suporte para veículos
- A quantidade de dados gerada na internet a cada minuto
Sobre a Randomizaçao dos MAC's no iOS, o Chainfire (muito conhecido autor do programa SuperSU de Android e variados metodos de root) lançou à uns meses o Pry-Fi:
ResponderEliminarhttp://www.xda-developers.com/android/protect-your-privacy-on-your-mobile-device-with-pry-fi/
Também o OSx foi buscar "novidades" ao Ubuntu
ResponderEliminar
ResponderEliminarO "roubo" principal segundo a lista são os widgets, teclados de terceiros, comunicação inter-apps e ações nas notificações. Acho que não é um simples roubo. No iOS 8 seguem o conceito de "extensões" que permitem personalizar o iOS mas mantendo a segurança, sem ser preciso o complexo sistema de autorizações do Android (que escapa ao comum dos utilizadores).
Efectivamente um teclado de terceiros com acesso à internet pode ser um keylogger, que pode transmitir a terceiros as credenciais de acesso às contas.
Penso que vai ser mais divertido ver como o iOS copiou, para permitir personalizar) e manteve a segurança (sendo certo que permitir teclados de terceiros é menos seguro do que não permitir).
http://arstechnica.com/apple/2014/06/explaining-ios-8s-extensions-opening-the-platform-while-keeping-it-secure/2/