2015/05/25

Notícias do Dia

Cavaco Silva já promulgou a Lei da Cópia Privada; a Mozilla lá entendeu que não se pode olhar só ao preço mais barato; como ver torrents em streaming no VLC; o Galaxy S6 demorou mais de um mês a vender 10 milhões de unidades; a Dinamarca quer acabar com o dinheiro físico no comércio; os carros eléctricos do futuro poderão nem ter aspecto de carro; e um teste que revela se tens realmente a velocidade de internet pela qual estás a pagar.

E mesmo que não gostem das segundas-feiras, desta vão certeza gostar, pois estamos a pergunta final que vos pode valer um Motorola Moto E (não se esqueceram de passar por cá no fim-de-semana para responder a essas perguntas, pois não?)


O que iremos ver no Google I/O 2015?



O Google I/O 2015 está a chegar e são muitas as coisas que se esperam lá ver apresentadas. Embora seja pouco provável termos direito a nova abertura como a que nos apresentou o Google Glass com pompa e circunstância (com paraquedistas e tudo), devemos ficar a conhecer coisas como o próximo Android "M" (com multi-windows, apps lado a lado, suporte para impressões digitais, e até o eventual suporte para correr apps via streaming), o Chromecast 2, o eventual lançamento da app Android Wear para iOS (permitindo usar smartwatches Android com iPhones), vista de satélite em tempo real, um novo Google Photos sem dependência do Google+, e até a próxima geração renovada dos Google Glass, agora talvez com maior integração com realidade aumentada/virtual.

Ficaremos a saber mais já no dia 28...



Investigador descobre vulnerabilidades nos cartões da Starbucks... recebe ameaças em vez de agradecimento



Mais um caso de como as questões de segurança e o relacionamento das emrpesas com os investigadores necessita melhorar. Um investigador de segurança descobriu uma forma que permitia adicionar crédito de forma fraudulenta aos cartões da Starbucks, e para o comprovar foi a um dos seus estabelecimentos onde fez uma transacção com esse valor "falsificado" - tendo o cuidado de logo de seguida adicionar um carregamento legal para cobrir os $1.75 utilizados.

Depois de tentar entrar em contacto com o departamento de segurança (sem sucesso), eis que a resposta da empresa veio em tom de ameaça, referindo que tinha sido cometido uma fraude.

... Depois admiram-se que muitos destes investigadores prefiram manter em segredo as vulnerabilidades que descobrem, ou que, pior ainda, as decidam vender a quem as vá utilizar para fins ilegais.


Factory Reset do Andoid pode não ser tão seguro como se imagina



Quando se faz um "factory reset" num dispositivo Android, poderá ficar-se com a ideia de que os nossos dados foram apagados de forma segura e impossíveis de recuperar. No entanto parece que isso não é garantido e que dados importantes podem mesmo ser recuperados - incluindo os tokens de identificação que dão acesso à nossa conta do Google.

Mais assustador será o facto destes dados poderem ser recuperados mesmo no caso de se ter a encriptação de dados activada, pois a "chave" de acesso pode, ela própria, ser recuperada e dar acesso aos restantes dados.


Amazon vai fazer o favor à Europa de pagar impostos mais caros



Quase daria para rir, se não fossem assuntos sérios. A Europa cria paraísos fiscais e formas de permitir que as empresas escapem legalmente aos impostos abrindo sedes em certos países; e depois fica muito chateada quando vê (algumas) empresas tirarem partido disso. Neste caso, parece que conseguiram convencer/forçar a Amazon a deixar de canalizar as suas vendas na Europa através do Luxemburgo, onde pagam impostos mais baixos.

... Agora só falta aplicarem regras iguais a todas as empresas, que recorrem ao mesmo tipo de técnicas... incluindo as Europeias, não?


Curtas do Dia



Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)