2016/09/19

Notícias do dia

O Aberto até de Madrugada é finalista nos "Blogs do Ano"; o Chrome bloqueia acesso ao Pirate Bay por risco de segurança; a app IP Webcam transforma Androids em câmaras de vigilância; a Rússia bloqueia acesso ao Pornhub e YouPorn e sugere aos russos procurarem pessoas reais; professor usa reconhecimento facial para detectar alunos aborrecidos; espreitamos um autocarro eléctrico com autonomia para 560 quilómetros; e ainda uma experiência inesquecível da Audi e Airbnb que te deixa à solta com um Audio R8 no deserto.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam da última oportunidade para ganharem o micro-telemóvel Aiek Q1 que estamos a oferecer no passatempo da semana; e que o nosso meeting mensal será já no próximo sábado. :)

Samsung está a vender acções para pagar a recolha dos Galaxy Note 7



A Samsung pode ter sido rápida a assumir o problema e iniciar a recolha voluntária de todos os Galaxy Note 7 devido aos potenciais problemas com as baterias, mas isso é algo que não ficará barato. É estimado que o custo desta operação possa atingir mil milhões de dólares, e isso está a fazer com que a Samsung tenha que ir às suas "poupanças", nomeadamente, vendendo a totalidade das acções que detinha da Seagate e Rambus, e parte da posição que detinha na Sharp e outras empresas.

É definitivamente um erro que chega na pior altura, quando a Samsung estava a recolher os benefícios do lançamento dos Galaxy S7, e quando tudo fazia prever que o Note 7 viesse continuar esse sucesso. (A pressa para lançar o Note 7 em antecipação do iPhone 7 ficou cara...)


Nokia e Deutsche Telekom mostram validade da fibra de 1Tbps 



A fibra já vai fazendo chegar ligações de 1Gbps a algumas pessoas, mas a Nokia e a Deutsche Telekom olham já para o futuro, demonstrando ser possível atingir velocidades de 1Tbps usando as infraestruturas actuais.

Velocidades de 1Tbps (e superiores) são possíveis em ligações por fibra óptica concebidas para o efeito, e em condições especiais, mas as coisas complicam-se quando se quer chegar a essas velocidades nas redes que chegam a nossas casas. Este novo método permite optimizar as frequências de transmissão para permitir atingir estas velocidades em distâncias mais longas, abrindo assim as portas a ligações domésticas de 1Tbps... num futuro não muito distante, esperemos. :)


EDP está a oferecer tomadas inteligentes (novamente)



No caso de não terem conseguido apanhar uma tomada inteligente da EDP que permite poupar electricidade na primeira ronda, poderão gostar de saber que a EDP está a repetir a iniciativa.  Esta tomada permite ligar/desligar automaticamente uma série de fichas usando um dispositivo mestre (por exemplo, ao desligarem a TV desligam automaticamente o sistema de som, consolas de jogos, etc.)

Ter apenas em atenção que quem já recebeu uma destas tomadas não poderá voltar a pedir outra. :)


Jogadores superam cientistas e descobrem estrutura de proteína



Será possível fazer avanços científicos jogando? Mais uma vez fica demonstrado que sim, com os jogadores a terem superado cientistas e algoritmos de computadores ao descobrirem a estrutura de uma proteína usando o "jogo" Foldit.

A tarefa é complicada, mas a sua transformação em jogo torna o processo bastante mais acessível, e demonstra que pessoas comuns com boa capacidade de pensamento tridimensional podem contribuir para áreas científicas para as quais não teriam qualquer formação.

Uma excelente ideia que demonstra o quanto se pode ganhar por facilitar o acesso aos problemas de forma "simples de entender".


Somos finalistas para os Blogs do Ano da Media Capital


Para os mais distraídos, somos finalistas para os prémios Blogs do Ano. Agora é por votações, pelo que, quem quiser perder alguns segundos, fica convidado a lá deixar o seu voto (sem esquecer que podem voltar a votar novamente a cada 24h. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada




2 comentários:

  1. Bela porcaria as tomadas da EDP, ainda estou sem resposta quando reportei um problema grave. Basicamente o manual não estava explícito e uma configuração errada provocava curto-circuito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora era bom explicar que configuração errada é essa. Pode evitar sarilhos a alguém.

      Eliminar