2016/10/06

Notícias do dia

Já ficamos a conhecer os Pixel Phone by Google (e restantes membros da família "Made by Google"); vimos como acelerar os vídeos da Netflix; os preços dos Pixel na Europa vão dos €759 aos €1009; a Yahoo espiou email de todos os utilizadores para a NSA e FBI; e a Samsung volta a ficar numa posição delicada com um dos Galaxy Note 7 dos novos a arder espontaneamente a bordo de avião.

Antes de passarmos às notícias do dia, esta semana estamos a oferecer exemplares de um livro da FCA que leva a programação aos mais pequenos "Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico", pelo que não deixem de responder à pergunta de hoje.

Google Assistant vai ser exclusivo do Pixel phone da Google?



O Google Assistant é a grande aposta da Google para o futuro dos "assistentes digitais" e vem acompanhado de maior inteligência que os comandos de voz da Google, mas não teremos que nos preocupar apenas com o facto de como funcionará (ou não) em português, pois o Google Assistant será um exclusivo dos Pixel Phones por agora e não vai estar disponível no Android 7.1 para outros dispositivos.

É uma opção estranha da Google, que irá limitar o acesso ao Assistant - com a Google certamente a esperar que essa exclusividade leve mais pessoas a investir nos seus produtos. Por outro lado pode também fazer com que mais pessoas se sintam tentadas a optar por outros assistentes em detrimento do da Google (depois de resolvido o problema das baterias).


Shazam ganha versão para iMessages



Goste-se ou odeie-se as "mini-apps" para as plataformas de chat estão na moda, e quem der uso frequente ao Shazaem para descobrir que músicas estão a tocar poderá agora fazer isso directamente do Messages da Apple (no iOS 10).

Reconheço que este sistema tem imenso potencial e que facilitará a vida a muitos utilizadores; mas confesso que pessoalmente ainda não sou grande fã de adicionar apps e mais apps aos serviços de chat (já me irritam todas as apps que tenho instaladas "porque podem vir a dar jeito" - sem que as tenha usado há anos)... se calhar é da idade! :)


Chromebooks já são usados por mais de 20 milhões de alunos



A táctica da Google se "infiltrar" no segmento habitualmente dominado pelo Windows está a funcionar e começa finalmente a mostrar alguns números. A Google anunciou que os Chromebooks já são usados por mais de 20 milhões de alunos, valor ainda mais significativo quando se considera que no ano passado chegava a 10 milhões. Num só ano a Google conseguiu duplicar a quantidade de utilizadores no segmento da educação... e novamente, o verdadeiro trunfo é que estes 20 milhões de alunos estarão mais predispostos a se manterem no Chrome OS quando tiverem que comprar um computador... o que inevitavelmente deverá começar a fazer-se sentir nos Windows ao longo dos próximos anos.


Pixels Camp no LX Factory


Para os mais distraídos, relembro que já arrancou a primeira edição do Pixels Camp no LX Factory... pelo que, se estiverem por lá, não deixem de fazer um "AadM spotting" se me virem. :)

E relembro que amanhã temos o jantar AadM em Lisboa.





Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)