2018/01/22

Notícias do dia

Apple pode cancelar iPhone X este ano; OnePlus diz que há 40 mil clientes afectados pelo roubo de dados dos cartão de crédito; vimos como fazer interruptores inteligentes motorizados;o Book of the Dead mostra o poder do Unity em tempo real; vimos um Tesla parar sozinho após condutor bêbedo ter adormecido ao volante; e um estudo da ANACOM revela que TDT foi um falhanço em Portugal

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que é o último dia para participares no passatempo que te pode valer uma lâmpada LED flamejante.

Yondr - as bolsas anti-smartphones



Com os smartphones, hoje em dia todas as pessoas têm uma câmara no bolso que, em poucos segundos, pode partilhar uma foto ou vídeo com o resto do mundo. Tentar evitar isso é praticamente impossível, mas o Yondr está a ter sucesso com as suas pequenas bolsas.

Nas situações em que não se pode confiar nas pessoas para que não utilizem os seus smartphones, estas bolsas da Yondr garantem que a pessoa não mexa no seu smartphone, pois "trancam" o smartphone no seu interior até que o mesmo seja desbloqueado à saída. Estão actualmente a ser usadas em tribunais e outros locais, evitando o problema logístico de pedir os smartphones à entrada e ter que os guardar (e garantir a sua segurança).

... Acho que será uma excelente ideia para ser importada e aplicada a restaurantes e outros locais... :)


Loja automática da Amazon usa centenas de câmaras



A loja Amazon Go, que nos disponibiliza uma loja de conveniência em que a pessoa pode entrar, pegar no que quiser, e sair sem se preocupar com o pagamento (que será feito de forma automática) já está a funcionar - por agora limitada apenas a funcionários da Amazon - e parece comprovar que a fórmula funciona.

Como se pode poderá imaginar, para isso são necessárias muitas câmaras que garantam que todas as pessoas estarão continuamente a ser monitorizadas pelo sistema de reconhecimento automático, fazendo com que o tecto da loja seja praticamente revestido a câmaras (curiosamente, não usa reconhecimento facial, mas apenas faz o tracking e associação com a pessoa correspondente a partir do momento que se identifica para entrar na loja).

Ainda assim, continuam a existir funcionários humanos, para fazer a reposição dos produtos; assim como para validar a idade de quem desejar comprar bebidas alcoólicas...


Patente de óculos anti-enjoo


Um dos problemas associado aos carros sem condutor que não se tem falado é o de que teremos ainda mais pessoas que se aventurarão a fazer outras coisas enquanto estão a ser conduzidos... e descobrir que são mais susceptíveis aos enjoos do que pensavam. Para tentar minimizar isso, investigadores criaram uns óculos que dizem ser capazes de reduzir o enjoo através da emissão de padrões luminosos que permitam ter a percepção do movimento do veículo mesmo enquanto se está a ler ou usar o smartphone ou computador.

Não sei se o resultado será mesmo eficaz... mas parece-me uma excelente área na qual se deve apostar, já que ninguém gosta de fica enjoado.


DJI faz parceria com a BMW Motorsport


A DJI continua a somar parceiros, e o mais recente é a BMW Motorsport, que aproveitou os produtos da DJI para revelar a sua máquina de corrida - o BMW M8 GTE - de uma perspectiva menos convencional durante uma corrida nocturna no circuito Paul Ricard.



E claro que não podia faltar o "behind the scenes" que nos mostra como foram os bastidores desta produção.




Curtas do dia


Resumo da madrugada




2 comentários: