2018/01/08

Notícias do dia

A Samsung quer revolucionar os ecrãs com um televisor modular microLED de 146" chamado "The Wall"; o ompacto dos smartphones está a ser positivo no ambiente (tendo em conta tudo o que evitam comprar); sonda espacial OSIRIS-REx apanha Terra e Lua na mesma foto; espreitamos uma fita LED para TVs por €4.86; a acusação de que o Chrome está a tornar-se no novo IE; e ainda os duvidosos serviços de acesso a serviços que prometem Netflix vitalícia por poucos euros (entre muitos outros).

Já de seguida, as notícias do dia:

China quer acabar com mineração de Bitcoin no território



A China parece não querer contribuir para a "loucura" das criptomoedas e deu ordens para que as "fábricas de mineração" começassem a ser encerradas... mas de forma gradual e ordeira.

Estima-se que dois terços da mineração dos Bitcoins seja actualmente feita na China, com estas mega-fábricas a instalarem-se em regiões onde o preço da electricidade é reduzido. O facto da China ter anunciado que pretendia o fecho "gradual" das mesmas demonstra que o seu objectivo não é abanar o mercado das criptomoedas; pelo que o impacto da medida até acabará por ser positivo no sentido de obrigar a que esta moeda descentralizada fique efectivamente mais descentralizada. Muitos dos responsáveis por estas grandes operações de criptomoedas já revelaram estar a planear abrir novos centros em diversos países no ocidente... pelo que, mesmo que deixe de haver mineração digital em grande escala na China, continuará a haver noutros locais.


... E falando de criptomoedas, o Ethereum subiu 50% nos últimos dias...


Telegram prepara a sua criptomoeda TON



O ano de 2017 pode ter sido o ano da explosão das criptomoedas, mas o Telegram acha que ainda vai a tempo de recolher os frutos, criando a sua própria criptomoeda TON (Telegram Open Network). Como seria de esperar, esta criptomoeda promete utilizar um blockchain de 3ª geração, superior ao Bitcoin e Ethereum.

Mesmo com as devidas reticências, parece-me que efectivamente será uma boa aposta, especialmente se no processo se tornar numa forma dos utilizadores do Telegram poderem transferir valores entre si sem dependência de entidades externas... mas, depois faltará saber até que ponto é que a moeda terá adesão suficiente para ser útil no mundo real.

... Penso que se tivessem baptizado a moeda de TONI, teria muito mais hipóteses de sucesso! :)


Alexa chega aos PCs este ano



O mercado das assistentes digitais começa a ficar preenchido, e quem comprar um PC este ano arrisca-se a nem sequer necessitar de comprar um Amazon Echo para poder interagir com a Alexa. Vários fabricantes vão adicionar a Alexa aos seus computadores (Acer, HP, Asus, etc.) fazendo com que os utilizadores não se tenham que limitar à Cortana da Microsoft. (No caso da Acer, até vai aplicar a Alexa a alguns dos seus projectores.)

Claro que até que estes assistentes funcionem decentemente com o nosso Português Europeu, tudo isto acaba por ter um impacto bem mais reduzido - excepto para aqueles que não se importem de falar em inglês...


PayPal prestes a aceitar carregamentos via MultiBanco



Embora muitos portugueses se sintam bem servidos com a criação de cartões MB virtuais para as compras online, quem preferir usar o PayPal vai também passar a ter a opção de fazer o carregamento do seu crédito online através do MultiBanco. A opção já aparece nas contas PayPal mas ao clicar-se lá redirecciona para um site de carregamentos que indica que o serviço ainda não está disponível, devendo ficar operacional "em breve".

Falta apenas saber se ao usar este modo os utilizadores ficam dispensados de ter uma conta bancária associada, já que isso passou a ser obrigatório (pelo menos para quem tinha apenas o cartão de crédito definido). Pois se continuar a ser obrigatório ter a conta associada... então não sei qual será a vantagem de fazer este pré-carregamento via MB, se na prática o PayPal puder ir à conta buscar o valor que for necessário.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




1 comentário:

  1. Carlos algum bom artigo ou vídeo que me possa ajudar neste processo de compra de criptomoedas? Existe tanta informação que não sei por onde começar e o que é que bom ou mau neste momento.

    Obrigado

    ResponderEliminar