2018/05/02

Notícias do dia

Google abre domínios .app com HTTPS obrigatório; drones ajudaram a salvar 65 pessoas em 2017; os Galaxy S9/S9+ ganham versões de 128GB e 256GB; Facebook alerta para casos mais graves e maiores que o Cambridge Analytica; Windows 10 Timeline deixa ver tudo o que se fez nos últimos 30 dias; Wall++ da Disney é uma parede que consegue detectar pessoas e equipamentos; Pandora diz que excesso de publicidade tem mais desvantagens que vantagens.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já está a decorrer o passatempo da semana, que desta vez te pode valer um kit de chaves de precisão Xiaomi Wiha; e também temos um bilhete duplo para o WordCamp Porto 2018 para oferecer.

Engenheiro do Facebook terá acedido indevidamente a dados de utilizadoras



Para além de todas as preocupações com os dados que são ou não partilhados, o Facebook tem ainda que lidar com casos que vão para além daquilo que os utilizadores podem controlar. Neste caso, há referências a de que um dos próprios engenheiros de segurança do Facebook terá abusado da sua posição para aceder indevidamente a dados de utilizadoras e as "espiar" digitalmente.

Mais uma vez fica demonstrado como é demasiado grande a tentação de "espreitar" quando os dados estão disponíveis... e daí se podem tirar as devidas ilações para todos os países que promovem a vigilância excessiva dos seus cidadãos...


Apple supera estimativas e aumenta vendas e lucros



A Apple continua imune aos relatos de corte nas encomendas, sendo que no último trimestre conseguiu aumentar as vendas ligeiramente (2.9%) face ao mesmo período ano passado, e também conseguindo excelentes resultados na China, com as receitas no território a atingirem as receitas conseguidas no território Europeu.

Ainda assim, e embora Tim Cook continue a dizer que o iPhone X é o mais procurado de sempre, alguns analistas referem que os dados divulgados pela Apple revelam que o preço médio de venda dos iPhone foi de $728... (face às previsões de $740) o que indica que o iPhone X não estará a vender assim tanto quanto a Apple possa querer fazer crer - mas isso será certamente elucidado pelas movimentações da Apple para os trimestres que se seguem...


Windows 10 diz adeus ao Windows Help Viewer e XPS Viewer



A última actualização do Windows 10 veio com bastantes novidades mas também há coisas que desaparecem. O Groove Music Pass, HomeGroup e ligação a hotspots sugeridos desaparecem, assim como o XPS Viewer; enquanto outros como o Windows Help Viewer, Contacts no File Explorer, deixam de ter desenvolvimento activo... o que indica que será apenas uma questão de tempo até que sejam removidos ou substituídos por novas funcionalidades.

... Afinal... não se pode ter um sistema que quer durar "décadas" apenas a adicionar coisas novas sem se limpar aquelas que se tornam obsoletas ou deixam de fazer sentido, certo?


Facebook vai ganhar secção de "engate"



As apps e serviços de "matchmaking" vão ter a vida dificultada, pois também o Facebook vai começar a disponibilizar um serviço de encontros na sua plataforma - algo que há muito já era previsto, tendo em conta toda a informação que o Facebook detém sobre os utilizadores, tornando-o num "casador" (teoricamente) perfeito para ligar as pessoas.

Na apresentação o serviço foi apresentado como apostando mais na vertente de encontrar relações duradouras... mas será inevitável que o seu impacto o possa tornar numa alternativa a apps de encontros casuais como o Tinder. O que é certo é que há cerca de 4 ou 5 anos tinha surgido uma app de terceiros no Facebook que pretendia fazer o mesmo, e que o Facebook rapidamente encerrou. Desde então que era apenas uma questão de tempo até eles próprios fazerem o mesmo... e aqui está.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  2. "o preço médio de venda dos iPhone foi de $728... (face às previsões de $740) - o que indica que o iPhone X não estará a vender assim tanto quanto a Apple possa querer fazer crer"

    Uma diferença de $12 (1,6%) em relação às previsões do preço médio sabe-se lá de quem (por certo houve que previsse abaixo dos $728). O que é certo é que, em relação ao mesmo trimestre de 2017, o preço médio de venda aumentou 11% - o que só se pode dever ao preço mais elevado dos iPhone X vendidos.
    (O valor das vendas aumentou 14%, 11% pelo aumento do preço médio e 3% pelo aumento em volume).

    Diga a Apple o que disser - que o iPhone X é o modelo mais vendido, semana após semana desde que foi lançado e, no trimestre, foi o smartphone mais popular (o que mais vendeu) - não interessa nada.

    "Vendeu ... mas podia ter vendido mais, ... logo é um fracasso!"

    Contribuiu decisivamente para a Apple bater os records dos trimestres terminados em Março - logo, é um sucesso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recorde... Desde que ignores 2015.. (segundo o gráfico que tu próprio referiste) mas serve para demonstrar que é tudo uma questão de perspectiva. :)

      Eliminar