2018/06/07

Notícias do dia

Xiaomi apresenta MIUI 10 e Redmi Y2 na Índia; portáteis do próximo ano vão trocar teclados por touchscreens; o Xiaomi Mi A2 apareceu no Geekbench e sinaliza que deve ter lançamento para breve; temos finalmente um micro-smartphone ultra compacto chamado Atom (só lhe falta o preço a condizer); temos em promoção o aspirador Xiaomi Mijia Roborock S50 a €399 (já com envio da Europa); e ainda vimos as assustadoras capacidades de manipulação de vídeo do Deep Video Portraits - que nos faz nunca mais acreditar no que vemos.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já arrancou o novo passatempo do gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar com luz LED e UV.


Android P beta levanta nova polémica com emoji de salada


Depois da correcção da "receita" no emoji do hamburger (algo que mereceu destaque na sessão de abertura do Google I/O deste ano na apresentação do Android P) e quanto se pensava que as questões dos emoji já teriam finamente acalmado... eis que na versão Beta 2 do Android P voltam a ser notícia.

O Android P beta 2 adiciona mais uma centenas de emojis e variações para dar resposta a todas as vozes críticas, mas o que está a dar mais que falar foi o pequeno retoque dado ao emoji da salada, e de onde foi retirado um ovo, para não ofender os vegetarianos / vegans que não comem alimentos derivados de animais. O que se seguirá... criar variantes do emoji da pizza com receitas alternativas para todos os que não apreciam pepperoni? Não estaremos a chegar ao ponto em que a atenção dado aos emoji já se torna exagerada? Digam-me vocês...


C-Lab da Samsung dá origem a coluna direccional



Detestam quando alguém por perto acha que pode ouvir música alto como se tivesse prioridade privilegiada sobre a utilização do ambiente sonoro? O S-Ray é um projecto nascido do C-Lab da Samsung e que consiste numa coluna direccional que permite a um utilizador ouvir a música que quer, sem constrangimentos de volume ou redução da qualidade sonora, mas que apenas pode ser ouvida por quem estiver directamente à sua frente, sendo inaudível para as restantes pessoas.

Fico com imensa curiosidade de ouvir uma destas coisas ao vivo, para ver se realmente é tão eficiente como dizem... :)


Chrome recebe actualização de emergência para vulnerabilidade crítica



A Google ainda não revelou os detalhes da vulnerabilidade mas lançou uma actualização de emergência para o Chrome, dizendo que divulgará detalhes assim que a maior parte dos utilizadores tiver actualizado o Chrome - que deverá acontecer de forma completamente automática.

Se por algum motivo tal não acontecer, é altamente recomendado que tratem de o actualizar manualmente... pois quando há "pressas" deste tipo, é porque não é bom sinal.


Universidade do Minho vai receber computador quântico da IBM



A Universidade do Minho é a primeira entidade portuguesa a integrar a IBM Q Network através do consórcio QuantaLab, e o resultado desta aproximação à área de investigação da IBM dará frutos muito em breve, com a chegada de um computador quântico de 20 qubits que permitirá aos investigadores nacionais manterem-se na linha da frente desta nova revolução na computação.

Para quem se interessar por esta área da computação quântica e quiser aprofundar os seus conhecimentos, todos os caminhos vão dar à Universidade do Minho. :)


Valve desiste de censurar jogos no Steam



O problema de querer decidir o que é "aceitável" ou não é que se torna inevitável chegar a situações impossíveis de resolver, e por isso a Valve toma a decisão (acertada?) de se retirar dessa posição, dizendo que o Steam irá acolher todo o tipo de jogos sem discriminações independentemente do seu estilo - com apenas a excepção de jogos que sejam ilegais ou "trolls".

Quer isto dizer que, por muito que alguns jogadores considerem "horrível" um jogo onde se matem coelhinhos fofos, ou permita dar azo às mais alucinadas fantasias, quem os apreciar poderá encontrá-los no Steam. Para os restantes jogadores, o que a Valve promete é disponibilizar as ferramentas para que cada utilizador possa controlar o tipo de jogos que queira / não queira ver...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

4 comentários:

  1. Precisamos urgentemente de emoji de piza com ananás e sem ananás!

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que estamos a atingir números absurdos de exagero... mas não é só nos emojis é em práticamente tudo. Este munda está pejado de virgens ofendidas.

    ResponderEliminar
  3. "polémica com emoji de salada" (-‸ლ)

    ResponderEliminar