2018/07/30

Notícias do dia

T-Mobile lança tarifário com 21GB por €9.99 na Áustria; teste de autonomia "real" põe à prova os automóveis eléctricos no mercado; câmara SiOnyx Aurora transforma a noite em dia; cientistas descobrem como ver através das chamas; descoberto lago subterrâneo com água líquida em Marte; Xbox Adaptive Controller vem com embalagem fácil de abrir; Tesla lança prancha de surf de $1500 (que esgotou imediatamente); como activar o novo Material Design no Chrome; e Denuvo força fim de actividade do hacker Voksi.

Antes de passarmos às notícias de hoje, estamos no último dia para participares no passatempo do gadget da semana, que desta vez está a oferecer um rato wireless vertical. Amanhã chega novo gadget. :)

Apple corrige problema da lentidão dos MacBook Pro



A Apple lançou uma actualização para tratar do problema da lentidão dos seus novos MacBook Pro, e parece que esse assunto ficou resolvido. O MacBook Pro com Core i9 é agora capaz de manter o seu CPU a 100% sem entrar em modo de desempenho limitado, com isso a acontecer apenas quando também se dá uso a 100% ao GPU - mas sendo que neste caso se está a falar de casos extremos e onde nenhum portátil "compacto" tem capacidade para manter ambos os chips a temperaturas aceitáveis se não reduzir temporariamente a sua velocidade.

É bom ver que a Apple foi rápida a reconhecer o problema e rectificar a situação (embora se possa argumentar que foi um erro que não deveria ter acontecido)... mas parece que ainda restam mais alguns problemas por resolver, com relatos de problemas que podem estar relacionado com o chip T2 que têm causado "crashes" frequentes.


Intel Core i9 9900K mostra o que vale



Com Intel a "andar para trás" e abandonar o hyper-threading na maioria dos seus CPUs, o novo Core i9 9900K será uma das excepções à nova regra, com 8-cores e 16-threads, e que já começa a demonstrar as suas capacidades superando todos os resultados nos benchmarks - e não menos importante, também os chips da rival AMD.

Para quem estiver a pensar montar um computador nos próximos tempos e quiser o que de mais rápido há no mercado (sem entrar nos exageros dos CPUs de 1000 euros ou mais), parece que a decisão sobre qual o CPU que deverá escolher está tomada.


Bug no SmartThings da Samsung deixava casas expostas a ataques



Temos mais um caso que relembra que as vantagens das casas inteligentes se podem tornar num risco, com diversas vulnerabilidades no hub SmartThings da Samsung, que podia permitir que um atacante abrisse ou fechasse portas, acendesse ou apagasse as luzes, e espiasse o que se passava dentro de casa usando as câmaras de vigilância.

A Samsung já lançou uma actualização que corrige todas as falhas que tinham sido descobertas, mas não há como evitar pensar quantas mais falhas estarão por descobrir e que eventualmente poderão estar a ser utilizadas? Com a crescente adopção das "casas inteligentes", este será um sector cada vez mais atractivo para hackers e para ataques...


O mais longo eclipse lunar



Na passada sexta-feira (dia 27 de Julho 2018) tivemos direito ao mais longo eclipse lunar, que felizmente foi visível de Portugal. Embora o tempo estivesse meio nublado, isso não impediu que muitas centenas de pessoas se dirigissem aos locais onde estavam a ser feitas observações (na foto: a quinta do Covelo no Porto, com muitas, muitas pessoas) para durante alguns momentos conseguirem ver a Lua e Marte um pouco mais de perto através dos telescópios.

Uma noite para recordar! :)




Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)