2018/10/30

Notícias do dia

A Apple já apresentou os novos iPad Pro com USB-C e até 1TB; também já ficamos a conheceer o novo OnePlus 6T a começar nos €549; a Google arruina a produtividade deste Halloween com um divertido e viciante Google Doodle multiplayer; relatos de que as Nvidia RTX 2080 Ti estão a avariar a ritmo acelerado; Google lança reCAPTCHA v3 para identificar bots sem chatear humanos; fica hoje disponível o iOS 12.1 com FaceTime em grupo, dual SIM, e ajuste da profundidade das fotos; e preocupações quanto à privacidade da Smart City da Google que levaram à demissão de uma especialista nessa área.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o passatempo para novo gadget da semana, desta vez com a oferta de um módulo de tomada inteligente Alfawise.

Ecrã holográfico do RED Hydrogen One deixa bastante a desejar



Depois de todas as expectativas criadas com o "ecrã holográfico" do seu smartphone topo de gama de estreia, descobre-se que afinal o ecrã do RED Hydrogen One se limita a usar o mesmo sistema de 3D lenticular que é usado na Nintendo 3DS e nos cartões postais.

A diferença é que em vez de se limitar a criar duas imagens tem capacidade para apresentar quatro imagens dependendo do ângulo de visualização, mas não conseguindo impedir que o efeito seja acompanhado da imagem "desfocada" por culpa da redução da resolução. Felizmente, o efeito pode ser desligado para que o ecrã funcione como um ecrã convencional.


Samsung aposta nas câmaras de 48MP para 2019

A Samsung tem dois novos sensores ISOCELL para câmaras dos smartphones: o GM1 e GD1.

Estes sensores com pixeis de 0.8um têm resoluções de 48MP e 32MP, e podem agrupar 4 pixeis para funcionamento em baixa luminosidade, ficando com uma resolução efectiva de 12MP e 8MP. O GD1 suporta também captação de imagens HDR em tempo real, e ambos suportam estabilização electrónica quando combinados com giroscópios. Vão entrar em produção antes do final do ano, devendo chegar ao mercado nos primeiros meses de 2019 (serão bons candidatos para serem usados no futuro Galaxy S10).


DJI apresenta o Mavic 2 Enterprise com módulos externos



A DJI quer ter um drone à medida de cada cliente, e para isso lança uma variante "enterprise" do seu popular Mavic 2. A diferença deste modelo é a sua capacidade para levar módulos extra no topo, que por agora contam com um holofote para iluminação em operações de busca e salvamento, uma coluna para anúncios, ou um beacon luminoso para visibilidade acrescida - até 5km de distância.

É de imaginar que rapidamente a gama de módulos disponíveis seja ampliada, e seria interessante que se pudesse criar uma plataforma "standard" para módulos que pudessem ser aplicados em drones para todo o tipo de operações. (Por exemplo, câmaras 3D, câmaras térmicas, radares de longo alcance, etc... as possibilidades são ilimitadas).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)