2018/11/09

Notícias do dia

A Microsoft desactivou Windows 10 Pro legítimos; vimos de perto o sensor de impressões digitais no ecrã do OnePlus 6T; a Samsung Cloud passa a eliminar dados ao fim de 12 meses de inactividade; e Tesla disponibilizou uma chave para o Model 3 - mas sem abertura automática de portas; temos em promoção um auricular Bluetooth da Xiaomi a €8.81; um novo estudo conclui que tablets e smartphones têm impacto reduzido no sono das crianças; e ainda o fim do suporte dos Nexus, e que alternativas têm os fãs do Android.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo "gadget da semana" para oferecer, e que desta vez é uma mini-câmara que poderão colocar discretamente em qualquer lado.

Actualização da Huawei vem com pasta de apps da Vodafone



Recentemente recebi uma actualização no Huawei P20 Pro que fazia referencia a qualquer coisa da Vodafone (que, sincertamente, confesso que nem li, assumindo que seria apenas uma actualização das configurações de rede) - mas afinal, vim a descobrir no dia a seguir, que afinal me tinha adicionado uma nova pasta no home screen, repleta de apps da Vodafone.

Ora, são apps que nunca tinha instalado nem que tinha interesse em instalar, por muito que a Vodafone ache que sejam importantes; e no mínimo teria sido simpático que tivesse sido dada a opção aos utilizadores de não quererem instalar estas apps. Ainda por cima, a mera curiosidade de ver o que fazia a app "Start" resultou logo no acrescentar imediato de um widget volumoso no ecrã, com ainda mais publicidade à Vodafone. Felizmente, são coisas que se podem desinstalar... mas não é muito agradável ter que desinstalar apps que não pedimos nem instalamos!


Chrome 71 vai alertar para potenciais despesas escondidas




Para além de apertar o cerco aos sites com publicidade abusiva, o próximo Chrome 71 - esperado para o próximo mês - vai também reforçar os alertas de segurança para mais situações que possam por os utilizadores em risco: incluindo sites que possam estar a tentar enganar os visitantes a subscrever serviços sem os informarem dos custos associados.

O Chrome vai apresentar um novo alerta referente a sites que possam estar a pedir dados dos utilizadores sem lhes indicarem claramente que o serviço terá um custo associado (que pode ser visto como a versão 2.0 das pragas de subscrição de ringtones que tivemos no passado). Todas as ajudas são bem vindas para proteger os utilizadores mais desatentos.


Novo MacBook Air tem mais componentes modulares - mas continua a ser difícil de reparar




O novo MacBook Air da Apple já foi alvo do teardown habitual e há alguns detalhes curiosos. A Apple facilitou o acesso e troca de alguns componentes, apostando num sistema modular - que até permite trocar a bateria sem que se tenha que trocar a caixa toda, como acontecia anteriormente.

Infelizmente, coisas como o teclado continuam a estar integradas (felizmente é o de nova geração, com as protecções adicionais contra sujidade, que deverá reduzir os incidentes de teclas encravadas que atormentam os MacBooks), e tanto a memória RAM como o "SSD" estão soldados na board, impedindo o seu upgrade ou substituição em caso de avaria.


YouTube chega finalmente à Nintendo Switch



Demorou mais de um ano e meio, mas finalmente a Nintendo Switch tem direito ao YouTube. Até ao momento, a única app de vídeos disponível na consola da Nintendo era o Hulu, mas a situação fica rectificada com a chegada do YouTube para a Switch.

A Nintendo justifica a demora dizendo que inicialmente estava focada em disponibilizar "excelentes jogos" para a sua plataforma... mas não deixando de ser uma desculpa que não desculpava a situação (exigiria assim tantos recursos disponibilizar o YouTube logo no lançamento, ou pouco depois?) Bem, agora está o assunto arrumado - e a Switch até suporta a visualização de vídeos a 360º.

... Agora, quanto mais tempo se terá que esperar para ter direito a um browser sem recorrer a artimanhas?


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: