2018/12/07

Notícias do dia

O Pocophone F1 vendeu 700 mil unidades em 3 meses; a ASUS resolveu o problema da autonomia ilimitada, ao permitir que o ROG PHONE se recarregue a ele próprio; o WordPress 5.0 estreia um novo editor por "blocos"; análise ao monitor Philips Brilliance 4K de 32" com USB-C; como Peter Jackson deu cor ao "They Shall Not Grow Old"; e ainda a mais recente dor de cabeça para o Facebook, com a revelação de documentos internos com verdades incómodas.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas e que nos vamos aproximando do fim desta primeira semana dedicada a prendas da Aukey. É também uma excelente altura para aderirem ao Clube AadM+ (depois não digam que não avisei! :)

AlphaZero da Google aprende sozinho a derrotar outras AI no Xadrez, Go e Shogi



Estamos longe de ter uma Inteligência Artificial que se torne consciente, mas o DeepMind da Google continua a surpreender-nos, desta vez com o AlphaZero, uma AI que foi capaz de aprender por si só, ao ponto de derrotar as melhores AI existentes actualmente - incluindo o próprio AlphaGo da Google.

Este AlphaZero aprendeu Xadrez, Go e Shogi, e derrotou o Stockfish, Elmo, e o AlphaGo Zero, as AI que dominavam estes jogos. O processo foi o habitual, com o AlphaZero a realizar milhões e milhões de jogos contra estas AI, até aprender a derrotá-las. Mais um pequeno passo que nos ajudará a chegar mais perto de AI mais funcionais.


Chrome vai ter tabs com scroll


Depois de recentemente se ter falado que o Chrome iria ter organização de tabs por grupos, surge agora a indicação de que o browser mais popular da actualidade irá adoptar uma barra de tabs com scroll, ao estilo do que é feito no Firefox e outros browsers.

Actualmente, quantas mais páginas se abrem no Chrome mais pequenas vão ficando as abas das páginas, ao ponto de nem sequer conseguirem apresentar o icon da mesma; enquanto que no Firefox, a partir de certa altura, se mantém um tamanho mínimo das mesmas, passando-se a ter uma barra deslizante com scroll. Pessoalmente, mesmo se ter "micro-tabs" não é nada prático, continuo a preferir isso face à alternativa de não ter real noção de quantas páginas se encontram abertas naquela janela.


Google Translate passa a apresentar traduções para "ele" e "ela"



Embora muitas vezes se desculpe que, quem está a falar numa língua que não domina, troque os géneros masculino e feminino das palavras, a Google quer evitar isso. O Google Translate passará a partir de agora a apresentar traduções nos dois géneros sempre que for adequado, contribuindo para a utilização do género correcto.

Por agora este novo modo funcionará nas traduções de inglês para francês, italiano, espanhol e português; e também de turco para inglês.


Xiaomi vai revelar smartphone com câmara de 48MP



A Xiaomi pode estar prestes a dar início a uma nova corrida aos megapixeis, com o lançamento de um smartphone com uma câmara de 48MP já no início de 2019. Poderá ser a "faísca" que faça com que muitos outros fabricantes voltem a usar os megapixeis como argumento, depois deste interregno de vários anos em que os fabricantes reconheceram que mais vale ter menos megapixeis mas "bons", do que muitos megapixeis mas "maus".

De qualquer forma, a Huawei tem tido bons resultados ao adoptar sensores de alta-resolução. O mais recente Mate 20 Pro vem com um sensor de 40MP (grande angular) + 20MP (ultra-grande angular) + 8MP (telefoto) - um sistema idêntico ao estrado no P20 Pro, mas onde o sensor de 20MP era monocromático. Vamos lá ver que resultado a Xiaomi conseguirá espremer deste seu sensor de 48MP, que quase garantidamente fará parte de um conjunto multi-câmaras.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)