2020/03/02

Notícias do dia

Botnet é uma rede social onde todos são famosos; problemas de software persistem no VW ID.3; Gcam 7.3 chega ao Android 9; Músicos criaram "todas as músicas" possíveis para combaterem direitos de autor; Terra tem uma nova mini-lua temporária; Citroen AMI é um carro eléctrico para todos; Jigsaw Explorer transforma qualquer JPG num quebra-cabeças; Apple proíbe iPhones para vilões no cinema; Twitter deu selo de aprovação a candidato político inexistente; e Tesla prepara revolução nas baterias com custo reduzido.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos para oferecer um carregador wireless com relógio e, sendo final do mês, que é também o momento ideal para aderirem ao Clube AadM+ com prendas mensais adicionais e descontos exclusivos.

Produção de iPhones só deve regressar à normalidade no 2º trimestre



O impacto do coronavirus (COVID-19) continua a alastrar por todos os sectores, e o analista Ming-Chi Kuo diz que no caso da Apple o regresso à normalidade na produção de iPhones só deverá acontecer no segundo trimestre.

O coronavirus tem posto à prova as cadeias de produção, e relembrando que a falta de um único componente pode por em causa toda a linha de montagem. Neste caso, um dos fornecedores de módulos de câmaras encerrou uma das suas fábricas após um caso confirmado de infecção, o que irá contribuir para complicar ainda mais a situação.


Sharp vai produzir máscaras em fábrica de LCDs



Ainda a propósito do coronavirus, a corrida às máscaras tem sido de tal ordem que a Sharp vai iniciar a produção de máscaras numa das suas fábricas de LCDs, aproveitando as condições de limpeza e higiene já exigidas nesses locais. Até ao final do mês a Sharp diz que poderá produzir 150 mil máscaras por dia, mas que poderá aumentar a produção até às 500 mil por dia se for necessário.

Com os primeiros casos confirmados em Portugal, importa relembrar que não há necessidade de ir a correr para comprar máscaras (a não ser em casos específicos), e que o mais eficaz para a prevenção do coronavirus (e de muitas outras doenças infecciosas) é manter as regras de higiene adequadas, lavar as mãos regularmente, e evitar ao máximo potenciais pontos de contágio.


Google começa a fazer tracking de peixes



Vindo dos projectos experimentais da Google chega-nos um curioso caso que visa dar mais e melhores dados sobre a produção de peixes em viveiro, e que recorre a câmaras subaquáticas capaz de fazer o tracking de centenas de peixes. A ideia é ficar com melhores indicadores sobre o processo de desenvolvimento dos mesmo, detectar potenciais problemas (como doenças) de forma mais rápida e, de modo geral, aumentar a eficiência e qualidade da produção.

Por muito positivo que seja, penso que não se conseguirá evitar traçar alguns paralelos entre o tracking feito a estes peixes e às tecnologias que acabam por cumprir função idêntica... para as pessoas.


Xiaomi Mi A3 começa a receber Android 10


A Xiaomi não tem disponibilizado actualizações para os seus Mi A1 / A2 / A3 da forma expedita que a utilização do Android One faria imaginar, mas de vez em quando lá o vai fazendo. Desta vez é o Mi A3 Global que já começou a receber a actualização para o Android 10.

Infelizmente, parece que esta actualização melhor deveria ser catalogada de "beta", já que são bastantes os relatos de problemas com coisas como o sensor de impressões digitais, câmaras, e até casos em que o smartphone entra em ciclos de boot contínuos (boot loop). Pelo que, mesmo que a actualização chegue ao vosso Mi A3, talvez seja mais prudente aguardar mais um pouco para ficar com uma melhor ideia do que se está a passar.

Actualização: A Xiaomi já suspendeu a actualização.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)