2020/06/15

Notícias do dia

Facebook recusa pagar por links de notícias na Austrália; uma visita ao passado para relembrar os estranhos telemóveis da Nokia do início do século; Autopilot da Tesla já consegue fazer rotundas na Europa; Sony PS5 vai ser a~maior consola até à data; Xiaomi revela novos portáteis Mi Notebook, powerbank de 30000mAh, monitor de 165Hz e Mi Band 5; Windows 10 deixa de imprimir após actualização; Google volta a insistir em esconder o URL no Chrome 85; Invoxia GPS tracker chega ao IFTTT; nova técnica permite espiar conversas através das lâmpadas; e frigoríficos GE usam RFID para validar filtros de água oficiais.

Antes de passarmos às notícias, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer uma luz solar para exterior Blitzwolf BW-OLT1.

WhatsApp lança pagamentos via app no Brasil



Apesar de ter iniciado os testes na Índia, o Facebook decidiu arrancar com o sistema de pagamentos integrado no WhatsApp no Brasil. Usando o Facebook Pay, os utilizadores brasileiros do WhatsApp poderão transferir dinheiro entre si, ou efectuar pagamentos de produtos e serviços que sejam disponibilizados no WhatsApp, sendo apenas necessário validar a operação através de um código PIN ou, mais comodamente, através de impressão digital.

A transferência de valores entre utilizadores é gratuita, mas as empresas ficam sujeitas a uma comissão de 3.99% para receberem pagamentos por este método.


Intel promete protecção adicional para CPUs Tiger Lake



Com os seus CPUs sujeitos a diversos ataques, a Intel tenta defender-se prometendo tecnologia adicional nos seus futuros CPUs Tiger Lake, que contarão com um novo sistema de "Control-flow Enforcement" que os deverão tornar imunes aos ataques ROP (Return Oriented Programming) - uma técnica em que os atacantes utilizam rotinas já existentes no sistema para desencadearem as suas acções maliciosas.

Ainda recentemente foram divulgados novos ataques contra CPUs Intel, que nos casos mais extremos podem fazer com que o seu desempenho em certas funções caia para uma fracção daquilo que supostamente deveria ter.


Apple oficializa compra sem juros de iPads, Macs e acessórios



Tal como já tinha sido indicado por rumores, a Apple avança efectivamente com a expansão do seu programa de compras sem juros através do Apple Card a mais produtos seus. Até ao momento a Apple disponibilizava compra em prestações sem juros apenas para os iPhones, mas agora passa a incluir também iPads, Macs e acessórios neste mesmo programa.

Até produtos como o novo Magic Keyboard para iPad e Apple Pencil poderão ser pagos em 12 meses sem juros; embora, estranhamente, a Apple tenha optado por não adicionar o Apple Watch a este programa.


Dados da Tesla revelam degradação mais rápida nas baterias de 90 kWh



A Tesla tem tido uma boa tradição no que diz respeito à longevidade das suas baterias, que frequentemente se conseguem manter perto dos 90% de capacidade de carga mesmo depois de já terem circulado mais de 300 mil quilómetros - mas, nem todos os packs têm o mesmo comportamento, e o pack mais recente de 90 kWh parece ter um desempenho pior que o de 85 kWh mais antigo.


Segundo dados da própria Tesla, parecem ficar confirmadas as suspeitas de muitos possuidores de Teslas com os packs de 90 kWh, que têm notado uma degradação mais rápida nas baterias face ao que era habitual nos packs anteriores. Na verdade, nos primeiros anos, a degradação parece acontecer quase ao dobro do que acontecia no pack de 85 kWh. Embora só daqui por mais uns anos se tenham dados que permitam saber se esta diferença se acentua ou se atenua, é algo a ter em conta, numa altura em que se fala que a Tesla deverá estar prestes a revelar a sua bateria para "1 milhão de milhas".


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)