2020/06/08

Notícias do dia

Abu Dahbi ultrapassa Portugal na energia solar mais barata; Signal revela a pouca informação que sabe sobre os utilizadores; Alemanha aumenta incentivo para carros eléctricos; o Command & Conquer está de regresso em versão remasterizada; vimos como esconder o Google Meet no Gmail; o serviço Tuya desaparece do IFTTT; maioria dos adeptos de futebol recorrem a pirataria para ver os jogos; e Instagram dá reviravolta de 180º e diz que não se pode fazer embed das imagens sem autorização.

Antes de passarmos às notícias, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer uma fita LED RGB para TVs.

Ensino à distância não está a resultar nos EUA



Dos EUA chegam sinais que seguramente irão preocupar os pais portugueses com filhos em idade escolar: de que o ensino à distância não está a funcionar. Para muitos alunos, sem as condições para terem um ambiente adequado em casa, os resultados têm sido equivalentes a terem ficado "de férias" mais cedo.

Um cenário que também importará avaliar no nosso país, que teve que desenrascar à pressa uma solução de tele-escola e aulas via video-conferência, que ainda vai sendo afinada caso a caso. O período de avaliações de final de ano vai ser um momento crítico para se ficar a conhecer o impacto deste método de ensino, que como efeito colateral também tem obrigado muitas famílias a muitas adaptações e reajustes - já que muitas crianças têm que ser acompanhadas a tempo inteiro durante o período das aulas, o que também acaba por ter impacto nos pais em tele-trabalho.


Google prepara dongle Android TV



Depois de ter popularizado os Chromecasts como uma forma económica e rápida de se apresentar conteúdos no televisor, a Google prepara-se para facilitar a transformação de qualquer ecrã num Android TV com um novo dongle.

Ainda não revelado oficialmente, o novo dongle com nome de código "Sabrina" parece um Chromecast mais volumoso, mas com a grande diferença de correr Android TV e vir com um controlo remoto.


É de esperar que a Google em breve apresente este novo dongle, a par de outros equipamentos remodelados, como uma versão actualizada do Google Home.


Crianças passam 85 minutos por dia no YouTube - mas TikTok aproxima-se

Um estudo feito aos hábitos das crianças até aos 15 anos nos EUA, Reino Unido e Espanha revela que, em média, passam 85 minutos por dia a ver vídeos no YouTube. A surpresa é que logo atrás aparece o TikTok, com 80 minutos por dia, e que serve para comprovar o sucesso viral que a app tem tido, superando praticamente todas as demais apps de redes sociais (incluindo o Facebook) e ficando apenas atrás do Instagram.

Se nos restringirmos unicamente às apps de vídeo, na segunda posição, seguindo-se ao YouTube, surge - sem surpresas - a Netflix.


Estudo diz que carros autónomos não conseguirão impedir maioria dos acidentes



As empresas por trás dos desenvolvimento dos carros autónomos falam-nos de um futuro sem acidentes rodoviários, mas um estudo vem acautelar que isso poderá não ser bem assim, e que os carros autónomos apenas conseguirão evitar cerca de um terço dos acidentes.

Embora os especialistas digam que 94% dos acidentes (nos EUA) são causados por pessoas, este estudo diz que os automóveis autónomos apenas conseguiriam evitar um terço deles; com os demais a serem demasiado "imprevisíveis" para que os carros os pudessem evitar, relacionados com más conduções das estradas, aparecimento de peões ou ciclistas que não tinham sido detectados, etc. É possível que sim, mas desde que fique demonstrado que os automóveis autónomos consigam reagir melhor do que reagiria um condutor humano nas mesmas condições, é o mínimo que se poderá exigir.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)