2021/03/18

Notícias do dia

iOS 14.5 beta revela actualizações de segurança separadas nos iPhones; Chrome com transcrição em tempo real de vídeos; BMW apresenta o i4 eléctrico; ROG Phone 5 parte-se no teste da dobragem; iPads Pro com mini-LED e Thunderbolt chegam em Abril; Pizza Hut com Pac-Man em realidade aumentada (nos EUA); e iPhones com apps "pré-instaladas" na Rússia.

Antes de passarmos às notícias, não te esqueças do novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um anel de luz LED. Participa e partilha.

Intel vai buscar actor do "I'm a Mac" para promover PCs

As coisas têm estado complicadas para a Intel, e a demonstrá-lo está a necessidade que a empresa parece estar a sentir em fazer todos os possíveis para falar mal do novos chips M1 da Apple. Para isso foi buscar o actor Justin Long, que foi usado pela Apple na campanha "Get a Mac", para o colocar no campo oposto, criticando os novos Macs face aos PCs. Numa série de pequenos vídeos, temos críticas a coisas como a falta de touchscreen nos MacBooks, portas limitadas, etc. Mas o que mais se faz notar é um aparente sentimento de desespero e incapacidade de responder às ameaças que tem que enfrentar no mercado.

É que, as coisas já estariam complicadas se tivesse que lidar apenas com a AMD, mas com a Apple a fazer a transição para os chips ARM, que têm demonstrado imensas vantagens a nível de desempenho/consumo, acabará por ser inevitável que também o sector PC tenha que contemplar transição idêntica (que a MS já tem estado a preparar nos últimos anos), sob pena de não ser capaz de competir com as futuras máquinas Apple que irão ser lançadas nos próximos anos. E isso faz com que, neste momento, a Intel possa estar numa posição idêntica à da Nokia quando desvalorizou o lançamento do iPhone (e bem sabemos como é que isso correu).


WMO abandona letras gregas para designar furacões e tempestades


Ultimamente a World Meteorological Organization (WMO) tem esgotado os nomes reservados para as tempestades tropicais e furacões, obrigando a entrar na categoria de recurso que utilizava o alfabeto grego (alfa, beta, etc.) No entanto, será uma prática que será abandonada, por se estar a tornar cada vez mais frequente e o alfabeto grego conter letras que podem dar aso a confusão, como o beta, zeta, eta, teta.

Portanto, a partir de agora, passará a haver uma lista mais extensa de nomes reservados para as tempestades de cada temporada.



Microsoft traz Auto HDR da Xbox para o Windows 10

O suporte de HDR no Windows 10 deixa a desejar, mas a MS quer acelerar a sua disseminação nos jogos importando uma das técnicas estreadas na Xbox Series X|S. O Auto HDR é um sistema que permite transformar jogos normais em jogos HDR, analisando inteligentemente cada frame e aplicando HDR nas zonas onde se esperaria ter (como brilhos ou zonas iluminadas) - e conseguindo fazê-lo sem impacto significativo no desempenho.

Por agora a funcionalidade Auto HDR fica disponível para os Windows Insiders, mas é de imaginar que chegue em breve a todos os Windows 10, considerando que a funcionalidade já conta com bastante tempo de teste na Xbox. Agora só é preciso que alguns dos estúdios deixem de tratar os jogos HDR como jogos em que se limitaram a aumentar todo o brilho da imagem para o máximo, ao ponto de ser quase obrigatório jogar com óculos escuros.


Android 12 com auto-rotação facial

Depois de se temer que a Google iria reservar a funcionalidade de auto-rotação facial como exclusivo para os seus Pixel, eis que chegam boas notícias, com a funcionalidade a surgir na versão global do Android 12 de desenvolvimento (embora ainda escondida) e que faz antever que vá ficar disponível para todos os equipamentos Android 12 e não apenas os da Google.

A auto-rotação facial tenta evitar as chatices de lidar com o auto-rotate do ecrã quando se está a usá-lo deitado, podendo detectar se o utilizador também está deitado (e assim manter o ecrã em modo vertical mesmo quando está na horizontal). Resta saber se a medida compensa quanto ao consumo acrescido que será necessário para ter a câmara frontal activada e a fazer o reconhecimento da orientação do rosto.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro modem comercial foi o Bell 103, lançado pela AT&T em 1962, e que permitia aos computadores comunicarem através de uma linha telefónica à estonteante velocidade de 300 bits por segundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)