2021/03/05

Notícias do dia

Google Play Family Link ganha apps ilimitadas; Google Maps "rouba" passagens de nível ao Waze; Apple facilita transferência de fotos iCloud para Google Photos; Brave avança com motor de pesquisa privado para a web e desktop; Samsung revela tecnologia ISOCELL 2.0; e Snapdrop partilha fotos e ficheiros entre iPhones e Androids sem necessidade de apps.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB. E sendo início do mês, é também a altura perfeita para aderires ao Clube AadM+.

iPhone sem opção para escolher serviço de música "default" (por agora)

Apesar do iOS recentemente ter começado a permitir que os utilizadores escolhessem a app de email e browser que querem usar como default, a Apple veio esclarecer que não será esse o caso com o serviço de música, como tinha sido dado a entender na versão beta do iOS 14.5. O que se passa é que no iOS 14.5 a Siri começará a ter em conta a preferência dos utilizadores, e se for um utilizador que use frequentemente o Spotify, um pedido para escutar música poderá assumir automaticamente que será esse o serviço que deseja utilizar. No entanto, poderá voltar a perguntar que serviço de música deseja utilizar - pelo que não é, por agora, uma verdadeira opção para se escolher qual o serviço de música default que se quer usar.

Não deixa de ser uma limitação que seguramente servirá para demonstrar como a Apple segue regras arbitrárias (faz isto para o browser - apesar dos browsers iOS estarem obrigados a usar o Safari internamente - e app de email, mas não para o serviço de música?) e promove os seus serviços sobre o dos concorrentes; e que também ocorre num momento crítico, pois o Spotify tem ganho popularidade nos EUA, enquanto na Europa avança precisamente o processo que o Spotify tem contra a Apple por abuso de posição dominante.


MS Edge ganha tabs verticais e aceleração no arranque

A MS continua a apostar no Edge como browser capaz de fazer frente ao Chrome (o que não deixa de ser caricato, uma vez que também se baseia no Chrome), e agora adiciona-lhe algumas novas funcionalidades, incluindo a possibilidade de apresentar as tabs verticalmente, o que as torna mais legíveis para quem acumula muitas tabs abertas, e um novo sistema que promete acelerar o tempo de arranque do Edge após um reboot.
Infelizmente esta "aceleração" na prática consiste em arrancar o Edge automaticamente em background após um reboot, assim como a mantê-lo permanentemente em memória mesmo quando se encerram todas as janelas. E isto é algo que será activado automaticamente para todos os utilizadores, mesmo os que não usem o Edge como browser pré-definido. Por isso, será conveniente desactivar essa opção de "Startup Boost" nas definições do browser quando a mesma for lançada ainda este mês.



Apple Watch continua a dominar nos smartwatches

Segundo as estatísticas da Counterpoint Research, o sector dos smartwatches conseguiu resistir à crise e aumentar ligeiramente as vendas, e quem continua a tirar mais partido disso é a Apple com o seu Apple Watch, que do final de 2019 para o final de 2020 conseguiu aumentar a sua quota de mercado de 34% para 40%. Algo que demonstra que ainda nenhum concorrente conseguiu acertas na "fórmula" certa para enfrentar o wearable da Apple.
Outro dado curioso é que o segmento que mais tem crescido nos smartwatches é o do patamar com preços acima dos $300, o que por um lado será seguramente influenciado pelo peso que o Apple Watch tem na preferência dos consumidores; mas que demonstra que a maioria das pessoas parece não estar tão preocupada com o preço como se poderia imaginar. Esperemos que isso não faça com que os smartwatches sigam a tendência dos smartphones e comecem a ir para valores cada vez mais dispendiosos, de $1000 ou até mais de $2000.


Snapdragon Sound quer melhorar áudio Bluetooth

O abandono da ficha de 3.5mm e transição para o Bluetooth não tem sido feito sem problemas, não faltando relatos de qualidade de som reduzida, ou atraso na transmissão do som que se faz notar especialmente nos jogos. A Qualcomm quer resolver isso com o novo Snapdragon Sound, para garantir a qualidade sonora e som "sem atraso" nos earphones e headphones Bluetooth.

A Qualcomm promete atrasos de apenas 89 ms (cerca de metade do que é habitual), suporte para cancelamento de ruído, e também suporte para áudio de alta-qualidade de 24.bit 96kHz (aptX Adaptive) que promete qualidade indistinguível da utilização de headphones por cabo. A Xiaomi e a Audio-Technica já disseram que iriam utilizar este sistema, e é de esperar que muitos outros se sigam.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os monitores e TVs CRT (Tubo de Raios Catódicos) tornaram-se obsoletos com a popularização dos ecrãs LCD, mas poucos poderão saber que a sua origem remonta ao século XIX, com o primeiro CRT (ainda básico é certo) a ter sido criado em 1897 - embora a sua utilização comercial só tenha começado em 1922.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)