2021/04/26

Notícias do dia

OneWeb mentiu sobre risco de colisão com satélite Starlink; Google vai dispensar "Hey Google" para comandos rápidos; Ingenuity fez 3º voo com sucesso em Marte; como obter um relatório da bateria no Windows 10; tinta ultra-branca pode ajudar a poupar no ar condicionado; Autopilot da Tesla fácil de enganar, acusa Consumer Reports; avião eléctrico eFlyer 800 tem autonomia para 920 km para 8 pessoas; gestor de passwords Passwordstate comprometido por actualização maliciosa; AirDrop da Apple revela emails e telefones de utilizadores; e rede de centenas de sites falsos de notícias da Eliminalia tem como objectivo suprimir notícias incómodas.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos livro FCA seleccionado para este mês: Práticas de Python - Algoritmia e Programação. Participa e partilha.

Zoom Immersive View coloca participantes à mesa ou em salas de aula

O Zoom está finalmente a disponibilizar a opção Immersive View para as video-conferências, que visa combater o cansaço de ter um ecrã cheio de janelas com rostos, por ambientes mais familiares, como pessoas sentadas numa mesa, ou crianças numa sala de aulas.
A opção está disponível para os utilizadores pagos e gratuitos, para videoconferências com até 25 pessoas (mais que isso e os demais começarão a ser apresentados numa barra com thumbnails), sendo também possível usar imagens de fundo personalizadas, onde o organizador poderá redimensionar e reposicionar cada participante - embora o Zoom recomende que se mantenha uma estrutura idêntica à das opções existentes para melhor efeito.


Telegram com pagamentos renovados, agendamento de chamadas e outras novidades

O Telegram revelou a sua mais recente ronda de novidades, que incluem sistema de pagamentos renovados (sem comissões cobradas pelo Telegram), possibilidade agendar chamadas de voz (com alertas), facilidade para ver os perfis dos utilizadores durante as chamadas de voz (e permitindo adicionar informação no momento), e também oficializar as suas duas web apps - das quais já tinhamos falado.

Aproveitando a oportunidade da Google ter dito que estava com problemas em disponibilizar esta versão na Play Store, o Telegram relembra também que os utilizadores podem fazer a instalação directa do Telegram via APK no seu site, com direito a actualizações imediatas e sem terem que esperar dias ou semanas para que a actualização chegue via Google Play Store.


Novo Edge na Xbox abre as portas ao streaming de jogos PC

A Xbox está prestes a receber o browser Edge que substituirá o seu velho browser, e com isso abre-se todo um novo mundo de possibilidades, incluindo a possibilidade de se usar uma Xbox para jogar jogos do Google Stadia, ou via streaming de jogos Steam de um PC, com rato e teclado.

Enquanto a Microsoft não se dignar a oficializar o xCloud numa Xbox, poderemos até potencialmente usar a versão web para poder jogar jogos Xbox na Xbox via xCloud - sem que tenham que ser instalados.


Grupos editoriais alemães avançam com processo contra iOS 14.5 da Apple

Os grupos editoriais alemães avançam com processo idêntico ao que já ocorreu em França, queixando-se que as novas opções de privacidade do iOS 14.5, que pergunta aos utilizadores se permitem que as apps façam tracking da sua actividade noutras apps, constituem um abuso de poder e - imagem só - que vão "prejudicar os utilizadores".

Pensamos já ter visto de tudo, de um sector que em Portugal criou o pavoroso Nónio e violava a privacidade dos utilizadores; mas dizer que os utilizadores vão ser prejudicados por terem a opção de não se submeterem a tracking excessivo, essa parece ir para o topo dos argumentos absurdos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O IBM Simon foi o primeiro telemóvel com touchscreen, e que também se pode considerar como tendo sido o primeiro smartphone - antes sequer de dessa designação existir. Foi lançado em 1994 e, apesar de ter sido concebido pela IBM, era fabricado pela Mitsubishi.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)