2022/02/09

Notícias do dia

Samsung apresenta Galaxy S22 e Tab S8 - com actualizações por 5 anos; UE sem receio que Facebook encerre na Europa; SpaceX perde 40 satélites Starlink devido a tempestade geomagnética; e Google recupera histórico das pesquisas feitas anteriormente revelando um pouco do que sabe sobre cada um de nós.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um anel de luz LED.

Implante espinal dá mobilidade a paralisados

Um novo implante espinal está a dar mobilidade a pessoas paralisadas, replicando o envio de sinais nervosos para os músculos das pernas nas sequências que permitem activar diferentes acções, como caminhar, andar de bicicleta, ou até subir escadas.

Não se trata ainda de conseguir dar à pessoa total controlo sobre as suas acções, mas sim dar-lhes uma espécie de "tele-comando" que permite que realizem certas sequências usando os seus próprios músculos, que de outra forma não conseguiriam controlar. Esperemos não chegar ao ponto de ver ataques de hackers a estes dispositivos, com pedidos de resgate para que possam reaver o controlo do seu corpo.


Sony resolveu problemas de reflexos nos óculos PSVR2

Para os óculos PlayStation VR 2 a Sony vai apostar num design mais compacto com lentes fresnel, e uma patente revela como terá resolvido os problemas dos reflexos indesejados.

As lentes fresnel permitem reduzir consideravelmente a espessura (e peso) das lentes tradicionais, sendo por isso muito apetecíveis para coisas como óculos VR. O problema é que a sua estrutura também causa alguns reflexos indesejados que podem prejudicar a qualidade de imagem com raios de luz. Algo que a Sony parece ter resolvido aplicando um material não-reflector nas arestas dos sulcos fresnel.
Se a técnica funcionar, não deverão faltar concorrentes a imitá-los. Mas o mais importante será que isso potenciará a produção de óculos VR bastante mais compactos.


Referências a realityOS revelam ambições VR/AR da Apple

Estão a ser apanhadas, com cada vez maior frequência, referências a um realityOS da Apple, que revela que o desenvolvimento dos seus óculos VR e de realidade aumentada deverá estar a seguir a bom ritmo.


É esperado que a Apple lance inicialmente uns óculos VR, que serão tecnicamente mais simples - mas ainda assim, bastante dispendiosos numa primeira geração - antes de, um ou dois anos mais tarde, se aventurar em óculos de realidade aumentada (nos quais nem será conveniente tentar adivinhar o custo). Mas, se alguém tem capacidade para criar um produto em volume suficiente para baixar o seu preço para valores "aceitáveis", é a Apple - pelo que, vamos esperar para ver.


Windows 11 com avisos mais chatos em PCs "não suportados"

A MS parece querer recuperar algumas das suas velhas práticas que tentavam chatear os utilizadores a passarem dos Windows mais antigos para o Windows 10, mas agora para relembrar quem não tem um computador "oficialmente suportado" pelo Windows 11.

Embora seja possível correr o Windows 11 até em máquinas relativamente antigas, a MS tem sido um pouco esquiva quanto a clarificar as diferenças de tratamento que pretende dar às maquinas "suportadas" e às máquinas "não suportadas". E pelo, por agora, está a estudar formas de chatear os utilizadores com computadores não suportados, apresentando essa informação de forma mais proeminente ou com avisos regulares.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro implante de um pacemaker foi feito na Suécia em 1958. O dispositivo falhou passadas meras 3 horas, obrigando à sua substituição por outro, que durou 2 dias. Mas isso não foi o fim, apenas o princípio: o paciente, Arne Larsson, acabou por receber 26 pacemakers ao longo da sua vida, resistindo até 2001 quando faleceu com 86 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)