2022/03/28

Notícias do dia

Spam SMS enviado com número dos próprios destinatários; Apple ganha Oscar de melhor filme com CODA - mas estaladão de Will Smith dominou a cerimónia; ajuda para compra de carro eléctrico sobe para 4 mil euros; ferramentra interactiva mostra autonomia dos carros eléctricos no mundo real; Camaliot usa GPS dos Android para melhorar previsões meteorológicas; e novo truque disfarça URLs maliciosos nas mensagens.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker.

Multa da Apple chega aos €50M na Holanda

Ainda sem ter feito as alterações exigidas relativamente à permissão de pagamentos por métodos externos, a Apple continua a acumular as multas semanais de 5 milhões de euros, que agora ascendem a um total de 50 milhões de euros - e podendo fazer com que as penalizações semanais aumentem de valor face ao incumprimento continuado.

Uma situação que em breve se complicará ainda mais para a Apple em todos os países da UE, já que poderá ser obrigada a não só permitir pagamentos externos em todas as apps (na Holanda o processo refere-se apenas a apps de dating) como também permitir a instalação de apps por fora da App Store e a permissão de existência de app stores concorrentes.


Crunchyroll acaba com episódios gratuitos

A aquisição da popular plataforma de streaming anime pela Sony começa a fazer-se sentir, da pior maneira. Deixará de ser possível ver episódios gratuitos, com publicidade.

Embora a plataforma tivesse modalidade paga de subcrição, permitia que os fãs pudessem ver episódios gratuitamente, com publicidade, desde que também estivessem dispostos a esperar uma semana face à sua disponibilização para os subscritores -uma opção que ajudava bastante a que fosse bastante apreciada pelos fãs de anime. Mas, deixando de ser possível, o risco é que em vez de levar essas pessoas a pagarem pela subscrição, as façam simplesmente procurarem "fontes alternativas".


Apple corta produção do novo iPhone SE

A Apple parece ter falhado na tentativa de manter o design antigo do iPhone SE por mais um ano. A procura pelo novo iPhone SE tem estado abaixo do estimado, e terá levado a Apple a reduzir a produção deste novo iPhone poucas semanas após o seu lançamento.

Também Ming-Chi Kuo reviu em baixa as estimativas para o novo iPhone, cortando-as para quase metade das que estavam inicialmente previstas.



Core i9-12900KS a 5.5 GHz

Os fãs da velocidade já têm um novo CPU para cobiçar. A Intel está prestes a lançar uma versão acelerada do i9. O Core i9-12900KS (16c/24t) pode funcionar a 5.5 GHz versus os 5.2 GHz dos 12900K normais.

Ao menos desta vez a Intel não se mantem na terra da fantasia quanto aos consumos, aumentando-o dos 125 W para os 150 W (embora, como habitualmente, este valor seja superior quando se tem o CPU a usar o modo Turbo). Quem o quiser, terá que se preparar para pagar bem por este aumento de velocidade, já que terá um preço de $739 nos EUA (por cá deverá andar pelos 750 euros, pelo menos).


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: As origens da Toyota remontam a 1924, na altura ainda conhecida como Toyoda, nome do seu fundador Kiichirō Toyoda. Só na década seguinte a empresa entraria no sector automóvel e mudaria de nome para Toyota, que se podia escrever em oito traços (número associado a sorte no Japão) e visualmente mais simples, sem diacríticos no final: トヨタ vs トヨダ.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)