2022/05/17

Notícias do dia

Rússia dispensa airbags, ABS e ESP nos automóveis devido às sanções; Apple testa ecrãs E-Ink dobráveis; Apple anuncia transcrição, detecção de portas e mais opções de acessibilidade; Huawei P50 Pro ganha 5G via capa com eSIM; Tesla abre reservas para o Semi mas sem dizer quando os entrega; e sistemas autónomos ainda precisam melhorar na estrada.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Apple facilita aumento das subscrições com auto-renovação

A Apple vai permitir que as apps e serviços aumentem o valor das subscrições com aceitação automática por parte dos utilizadores.

Até agora, qualquer alteração do valor da mensalidade tinha que ser expressamente aceite pelo utilizador; mas a Apple diz que quer facilitar a vida aos utilizadores para que não percam acesso às apps e serviços por ter havido uma alteração de preço que lhes tenha passado despercebido e levado à suspensão da conta. No entanto, há alguns limites: só poderão fazer um aumento máximo de $5 para subscrições semanais ou mensais, ou de $50 nas subscrições anuais; e sem passar o limite de 50% do valor actual. Ou seja, uma mensalidade de $1 só poderá aumentar no máximo para $1.50 nesta modalidade automática.

No entanto, a lógica da Apple é algo confusa. A Apple diz que os utilizadores continuarão a ser notificados desta alteração de preços através de email, notificações e mensagens, para que fiquem a par das alterações. Mas, se vão ficar a par das alterações, então também facilmente poderiam / deveriam continuar a confirmar que aceitam esse aumento de preço, não?


Elon Musk continua a manter compra do Twitter suspensa

Depois de ter suspendido a compra por causa do número de bots apresentados pelo Twitter (o Twitter indica 5%, outros estudos indicam valores de 20%), Musk volta a dizer que o processo de aquisição do Twitter não poderá avançar até a empresa apresentar a metodologia utilizada para o cálculo dessas contas de bots e spam.
Há quem diga que tudo não passa de um estratagema para renegociar o preço de compra após o "trambolhão" que as empresas tecnológicas tiveram recentemente, e que faz com que o valor do Twitter esteja agora bastante abaixo do valor oferecido por Musk. O que é certo é que, se Musk quiser cancelar a compra, terá que pagar uma penalização de $1B (mil milhões de dólares!) o que pode fazer com que esta "brincadeira" de querer comprar o Twitter se torne bastante dispendiosa, mesmo não o comprando.


DJI prepara drone para voo interior

Há relatos de que a DJI está a trabalhar num drone com nome de código Avata, destinado a voo FPV no interior.

Tradicionalmente os drones são associados às gravações no exterior, mas a DJI parece querer também ter uma oferta no nicho do voo no interior de casas e edifícios e com modo FPV (First Person View) que dá ao "piloto" a sensação de estar a voar no próprio drone.


Este não será um "micro-drone", sendo até mais pesado (500g) que alguns dos seus drones para o exterior, o que também poderá obrigar a burocracias adicionais devido ao seu peso. Esperemos que esse peso extra seja referente a mais sensores para garantir que o drone pode voar em segurança em espaços confinados, independentemente das capacidades do utilizador. Mas, se assim for, também será de esperar um preço igualmente mais "pesado".


Google abre o seu novo campus sustentável


Após uma década, a Google abre o seu novo e mais moderno campus em Bay View, com foco na sustentabilidade e eficiência.

O trabalho presencial perdeu protagonismo com a pandemia Covid-19, retirando muito do encanto dos grandes espaços que os gigantes tecnológicos criavam - mas que não deixam de continuar a ser necessários. Resta saber é se os efeitos Covid-19 (que tem estado a aumentar novamente, depois de ter terminado a obrigatoriedade do uso de máscaras) alguma vez irão passar por completo, ou se passará a fazer parte do quotidiano de agora em diante.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O rover Perseverance utiliza um reactor termonuclear compacto para gerar energia, sistema que tem sido usado há décadas pela NASA e que já deu provas da sua segurança e fiabilidade (sendo usado nas missões Apollo, sondas Viking, Pioneer, Voyager, Ulysses, Galileo, Cassini, e New Horizons). Tem capacidade para gerar 110 W durante mais de uma década, e o seu calor também é aproveitado para manter os sistemas electrónicos do rover dentro das temperaturas adequadas durante as gélidas noites marcianas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)