2022/05/16

Notícias do dia

Netflix prepara live streaming; Cadillac contempla regresso à Europa como marca eléctrica; mais de 1 milhão de apps em risco de desaparecerem da App Store e Play Store; Google melhora Meet com iluminação virtual; LEGO Transformers Optimus Prime chega em Junho; micro-drone voa 24 minutos inspirado em folha de árvore; lei anti-moderação do Texas causa reboliço nos EUA; e admin condenado a 7 anos de prisão por apagar BDs da empresa onde trabalhava.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

iOS 15.5 chega aos iPhones

A Apple já lançou o iOS 15.5 (e demais actualizações: iPadOS 15.5, tvOS 15.5, macOS 12.4, e watchOS 8.6), mas as novidades visíveis são bastante reduzidas.

A app Wallet permite que os clientes Apple Cash possam enviar e pedir dinheiro do seu cartão Apple Cash, a app de Podcasts permite definir quantos episódios se quer manter e eliminar os mais antigos automaticamente, e temos também a correcção de automações com eventos de chegada ou saída de um local. A maioria das alterações diz respeito a correcções de vulnerabilidades, com dezenas de falhas a terem sido corrigidas.

Nas próximas semanas deveremos ficar a conhecer mais um pouco dos planos que a Apple tem para o iOS 16, durante o WWDC 2022.


Samsung prepara novo chipset para 2025

A Samsung parece querer distanciar-se da má reputação do Exynos, especialmente depois do caso do abrandamento secreto que aplicava a algumas apps nos Galaxy S22 - e quer criar um chip completamente novo para 2025.

Em vez de se limitar a criar um chip com base nos módulos disponibilizados pela ARM, a Samsung parece querer seguir o caminho da Apple, tirando partido da arquitectura mas modificando os módulos existentes para chips ainda mais personalizados, com os quais espera aproximar-se dos níveis de eficiência dos chips da Apple. Veremos se a Samsung se limitará a fazer uma remodelação do nome dos modelos mantendo a marca Exynos, ou se irá mesmo recomeçar do zero e baptizar esta nova geração de chips próprios com outra marca (o que, tendo em conta o objectivo, será o mais provável).


Twitter com mais bots e spam do que admite

Com a aquisição de Elon Musk em pausa depois do Twitter anunciar que tinha apenas 5% de bots, até que esse valor fosse clarificado, chegam análises que disputam esses números do Twitter e que dizem que a percentagem de bots e spam será mais próxima dos 20%.

E isto tendo apenas em consideração contas com actividade recente, caso contrário o valor seria ainda superior: estimando-se que Elon Musk tenha seguido por mais de 90 milhões de contas falsas ou de bots, embora só cerca de 27 milhões tenham tido actividade recente. Do lado do Twitter, que ainda não explicou como calculou os seus optimistas 5%, dizem apenas que "é complicado" determinar o que é cada conta é.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O foguete Saturn V que permitiu a ida à Lua pesava 2800 toneladas. Para comparação, o popular Falcon 9 da SpaceX pesa 550 toneladas, e o Falcon Heavy fica-se pelas 1400 toneladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)