2022/05/30

Notícias do dia

Apple regista realityOS e A16 mantém-se nos 5nm; VW prepara ID.1 de 19 mil euros para 2025; Telegram abandona "gratuito para sempre"; desligar poupança de energia melhora imagem nas TVs OLED; piano robot enfrenta a música mais difícil do mundo; e malware infecta Windows usando Linux.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns earphones BT Black Shark.

Apple não se livra de processo da Cydia

A Apple não conseguiu escapar ao processo da Cydia que a acusa de abuso de posição dominante ao manter a App Store como método de acesso exclusivo aos iPhones e iPads.

A empresa de Tim Cook tinha tentado invalidar o processo usando uma questão técnica, dizendo que o mesmo tinha sido apresentado fora de prazo, mas a juíza aceitou uma queixa actualizada da Cydia, feita em Janeiro, e diz que as questões que o processo aborda continuam a ser actuais e pertinentes, permitindo que o processo avance. No entanto, a Apple tem feito enorme pressão nos EUA em tudo o que diga respeito a abrir a plataforma iOS a app stores alternativas, tendo conseguido evitar que legislação nesse sentido fosse aprovada em diversos estados - veremos se desta vez temos um desfecho diferente.


Supercomputador Frontier com AMD é o mais rápido do mundo

A AMD pode gabar-se de agora ter o mais rápido supercomputador do mundo, o Frontier, com 8.7 milhões de cores, 9.2 PB de RAM, e 700 PB de armazenamento com capacidade de escrever dados a 5 TB/s.

É o primeiro supercomputador oficialmente certificado a superar a escala exascale (com 1.102 ExaFlops, mas com potencial para atingir os 2 ExaFlops em processos optimizados). E, para se ficar com uma melhor ideia do que isto representa, é mais rápido que o processamento combinado dos 7 supercomputadores seguintes na tabela. Dito isto, a China diz ter dois supercomputadores exascale, mas devido às tensões políticas com os EUA nunca os disponibilizou para testes certificados, e há quem diga que esses resultados são "duvidosos".
Como curiosidade adicional, as bombas do sistema de arrefecimento líquido do Frontier seriam capazes de encher uma piscina olímpica em apenas 30 minutos.


Startups querem revolucionar carros autónomos com AI

Há startups que querem saltar por cima dos sistemas de condução autónoma actuais, apostando na inteligência artificial com ensino assistido.

A promessa é que este tipo de AI é capaz de lidar melhor com a imprevisibilidade do que se pode encontrar na estrada, tendo demonstrado como é possível ensinar um carro a conduzir, a partir do zero e sem qualquer regra pré-estabelecida, em poucas horas.


Mas, o que é certo é que isso já foi feito há quase quatro anos, e actualmente continuamos sem ter nenhum sistema verdadeiramente credível e eficaz capaz de lidar com condução autónoma em locais desconhecidos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: James Cameron trabalhava como camionista, até que em 1977 um certo filme chamado Star Wars o ter feito seguir a sua paixão e tentar a sua sorte como realizador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)