2014/01/25
TMN vai acabar e passa a MEO
Se por aí ainda andarão alguns nostálgicos com memórias da Telecel (que passou a Vodafone), em breve teremos muitos mais... agora aplicados à TMN. A marca TMN vai deixar de existir, passando a PT a centralizar as telecomunicações sob a marca MEO.
2013/12/02
TMN vende Nexus 5 em Portugal a partir de amanhã
2013/05/08
Huawei Ascend W1 na TMN
Este Ascend W1 vem equipado com um CPU Snpadragon S4 dual-core a 1.2Ghz, tem ecrã de 4" (800x480), câmaras de 5MP e 0.3MP (frontal), 512MB de RAM e 4GB de flash + microSD. Tem uma espessura de 10.15mm e pesa 130g - sendo que é também anunciado como sendo o equipamento com maior autonomia na sua classe, com 470h em standby, graças à sua bateria de 1950mAh.Características medianas para o tempo que correm, mas que estão em linha com o que se esperaria de um equipamento deste valor, e que serão mais que suficientes para permitir uma utilização total da plataforma Windows Phone.
O preço, como referi, começa nos €159,90 para quem realizar um carregamento de €20 na loja; com um preço oficial de €179,90 na TMN (€169,90 na loja online), ou ainda por €239 desbloquedo.
Sendo que uma das nossas principais críticas para a fraca adesão aos Windows Phones é exactamente a falta de ofertas convidativas... é bom ver que finalmente começam a aparecer no mercado Windows Phones interessantes a preços que se aproximam da "barreira mágica" dos 150€. (Com uma campanha mais agressiva - nem que seja de forma promocional - não me parece difícil imaginar que em breve se possam ter equipamentos como este a bater na barreira ainda mais atractiva dos 99€!)
2013/03/08
Novos Tarifários TMN Unlimited
Em resposta aos novos tarifários RED da Vodafone, também a TMN remodela (e simplifica) os seus tarifários Unlimited, que apostam na oferta de chamadas "ilimitadas" para todas as redes, e com oferta de um smartphone Android. (E não cometem o erro de se esquecer dos clientes que estavam bem servidos com os anteriores planos.)
Por exemplo, o Unlimited L permite falar e enviar SMS de forma "ilimitada" para todas as redes, tem 1GB de internet (+Wifi PT limitado), 16GB na Cloud PT, e acesso gratuito ao serviço Musicbox por 39,90€ mensais... e já incluindo a oferta de um Samsung Galaxy Mini. (Nos RED também há vários equipamentos que podem ficar gratuitos...)
Mas, ao contrário da Vodafone, a TMN não se esqueceu dos planos mais económicos, mantendo o Unlimited S com
Como sempre, cada caso é um caso, e cada um terá que avaliar as ofertas dos diferentes operadores em função do uso que dá ao seu smartphone em chamadas de voz, SMS e acesso à internet.
Volto a frisar é que todos os operadores necessitam de uma lição de português, para que reaprendam que o significado de "ilimitado" é sem limites, e não é admissível que seja equiparado a uns milhares de minutos os SMS. Custava assim tanto chamar as coisas pelos devidos nomes?
2013/03/05
Tarifário RED Vodafone Incentiva Mudança para Optimus?
A Vodafone alterou os seus tarifários para os novos RED que passam a contemplar chamadas gratuitas para todas as redes (já era tempo), mas infelizmente nem tudo são boas notícias.
É que anteriormente, tinhamos um plano Best que por cerca de 15€ nos dava acesso a 100 minutos de chamadas para qualquer rede e 600MB de internet; e agora passamos a ter o novo plano "Base" que por 15,90€ reduz o plano de dados para uns ridículos 200MB!
Se os operadores têm por hábito seguir os concorrentes "ao cêntimo", talvez seja bom relembrar à Vodafone que na Optimus, por 16,90€ temos 120 minutos para todas as redes, e 1GB(!) de internet. E até na TMN o plano Unlimited S dá ainda as condições do plano agora extinto da Vodafone (100 minutos + 600MB) pelos mesmos 15,90€ do plano Base da Vodafone.
Ainda por cima, a Vodafone resolveu igualmente eclipsar o antigo aditivo 4G, que por mais 8€ mensais nos dava mais 1GB de dados. Esse aditivo custa agora 16,45€ - um custo que por si só dá para pagar a mensalidade na Optimus que inclui o mesmo 1GB de dados e 120m de chamadas para qualquer rede. Refira-se ainda que na Optimus, por mais 10€ mensais têm direito a mais 3GB(!) de internet; na Vodafone, repito, 16€ dão 1GB!
Não digo que os novos planos RED não possam ser atractivos para quem fizer muitas chamadas para todos os diferentes operadores - sem esquecer que as "chamadas a 0€ para todas as redes" (que nem sequer apresentam asterisco) na realidade apenas contemplam 5000 minutos ou SMS para a rede Vodafone e de 2000 min ou SMS para as outras redes (sim, é mais um caso que lamentavelmente parece passar ao lado das entidades que deveriam regulamentar o sector e proibir este tipo de publicidade enganosa recorrente nos operadores de telecomunicações) - mas a verdade é que isso também os outros operadores já têm.
Sendo eu um cliente Vodafone desde os tempos da Telecel (e dos números de telefone de seis algarismos), posso dizer que tenho uma "ligação" bastante longa com este operador. Pena é que depois de tanto tempo à espera para que a Vodafone nos trouxesse planos mais atractivos e competitivos face aos operadores concorrentes, não só não o tenham feito, como tenham mesmo piorado as ofertas que já tinham anteriormente.
Vamos lá ver quantos mais clientes terão que perder até se convencerem que isto não é forma de tratar os clientes antigos que gostavam de ver as suas condições equiparadas ao que poderiam ter na concorrência; nem tão pouco conseguir atrair novos clientes.
Se lá estivesse, começava por colocar de forma bem clara que as chamadas gratuitas anunciadas têm os limites que têm; e de seguida "copiava" os tarifários SMART da Optimus. Não dava muito trabalho, e os clientes agradeciam.
2013/02/25
Notícias do Dia
Este fim-de-semana já passamos por um serviço que será útil a todos os que desesperam com os atrasos nos seus voos e que facilita os pedidos de compensação monetária, e hoje já tivemos uma notícia inesperada, de que a LG comprou o WebOS à HP - podendo sinalizar um possível futuro regresso desta plataforma mobile injustiçada?
Mas agora é tempo para as notícias do dia...
Samsung confirma Galaxy S4 a 14 de Março
Depois de todos os rumores, agora é oficial: a Samsung confirmou o evento Samsung Unpacked onde iremos ficar a conhecer o próximo Galaxy S4, e que se irá realizar no próximo dia 14 de Março. E desta vez nem sequer há margens para dúvidas, com o "next Galaxy" e o "Ready 4 the Show" e dissiparem por completo qual será o ponto central deste evento.
O grande segredo é saber que trunfos a Samsung estará a preparar para este evento, já que a concorrência também tem apostado em equipamentos altamente atractivos. Há rumores que neste Galaxy S4 a Samsung acrescentou ainda mais funcionalidade e modificações ao Android, de forma a se distanciar dos Androids "de série". Restará saber quantas dessas funcionalidades extra serão coisas realmente práticas e utilizáveis no dia a dia, e quantas serão apenas para dar "show", mas que não terão impacto no momento da decisão de qual o próximo smartphone a comprar.
TMN Aposta no Firefox OS
A Mozilla não quer cometer os mesmos erros que alguns dos responsáveis por outras plataformas mobile cometeram, e por isso está a trabalhar para trazer o seu Firefox OS para o mercado o mais rapidamente possível e da forma mais diversificada que puder. Para nos dar uma ideia da visão deste seu projecto que pretende levar a liberdade da Web aos equipamentos móveis, revelou já alguns dos seus parceiros... que contam já com alguns elementos de peso.
Se a nível dos fabricantes podemos esperar equipamentos Firefox OS da Alcatel, Huawei, ZTE e LG (com CPUs Snapdragon da Qualcomm), mais interessante será espreitar a lista de operadores parceiros do projecto, e onde lá pelo meio encontramos... a TMN!
Embora na lista de países mencionados não conste Portugal (falam do Brasil, Colombia, Hungria, México Montenegro, Polónia, Sérvia, Espanha e Venezuela), esperemos que o facto de a TMN lá estar mencionada e referenciada seja bom indicador de que também por cá tenhamos acesso a estes primeiros smartphones com Firefox OS.
Já todos vimos que por vezes dos lugares mais improváveis nos chega uma revolução inesperada... e quanto a mim, este Firefox OS tem todos os ingredientes para que possa ser um desses fenómenos revolucionários que se tornará bem apelativo para todos os que estiverem fartos de ficarem presos a App Stores "dedicadas".
2012/12/28
Os SMS repetidos da TMN
Parece que a TMN tem tido alguns problemas na entrega dos SMS... e quem tem pago a factura são os clientes. Não em termos monetários, mas sim em termos de chatices acrescidas, com múltiplos e recorrentes SMS a chegarem replicados incessantemente, dúzias de vezes, a qualquer hora do dia ou da noite.
O nosso António Rodrigues desabafou a situação na nossa mailing list:
Alguém usou o serviço de envio de SMS da TMN, via a Área de Cliente na net?
Eu usei -- porque permite o envio de 30 SMS grátis por dia -- mas já me arrependi e bastante...
É que muitos dos destinatários começaram a reclamar por estar a receber a minha mensagem em duplicado, depois em triplicado, e... ontem ao final do dia, havia pessoal que já tinha recebido o mesmo SMS 78 vezes!
Algo que foi prontamente (re)confirmado por outro dos nossos membros habituais, Hugo Ferreira:
Pois, sou um dos tristes destinatários de alguém e de 5 em 5 minutos chovia uma sms, durante TODA a noite. Só me apetecia mandar o telemóvel à parede (não o podia por em silêncio...)
Depois de contactada a TMN admitiu que havia um problema no serviço de SMS enviados via Net, e dizendo que o problema já estaria ultrapassado (depois da habitual enchente do Natal).
Há mais alguém por aí que tenha sido afectada pela desagradável experiência de ter tido o telemóvel a apitar repetidamente com SMS repetidas dezenas de vezes?
2012/10/20
TMN com Chamadas de Voz em HD
Para tirar partido desta funcionalidade, será necessário que ambos os telemóveis (de origem da chamada e de destino) suportem este modo, e que ambos estejam em zona com cobertura 3G e Voz HD - caso contrário, o sistema comutará automaticamente para a qualidade de voz "normal" (se iniciarem uma chamada numa zona 3G e depois passarem para uma zona de sinal mais fraco, a qualidade é automaticamente ajustada sem interrupção da chamada - embora se vá notar a diferença de qualidade).
Na lista de equipamentos que suportam esta funcionalidade encontramos o novo iPhone 5, os Samsung Galaxy S3, S2 LTE, Mini 2, os Sony Xperia S/U/Miro/Pro/play/neo/Ray, Arc/Arc S, HTC One X/S, ZTE Tanya, TMN A15 e A8, LG Maximo LG e Prada 3.0, Nokia 300/302/808, e os Nokia Lumia 710/800/900.
2012/09/28
Tarifários Auto-Sustentáveis Recursivos?
Relativamente ao tarifário Moche Sub-25, o nosso leitor Joel Vasco colocou uma questão interessante: tendo ele um tarifário Vodafone Study que lhe dá 2 cêntimos de crédito por cada SMS recebido; quando usando em conjunto com o tarifário Moche que permite enviar 250 SMS por dia para qualquer rede, permitirá - em teoria - acumular:
250 SMS x 30 dias = 7500 sms x 0.02€ = 150€
Nada mau para um tarifário que custa apenas 7.5€ mensais. (No entanto, não me surpreenderia que algures lá nas cláusulas destes tarifrários, em letras pequenas estivesse uma qualquer alínea para impedir este tipo de utilização. Actualização: sim, parece que há um limite máximo de 30€ por mês "creditáveis", mas mesmo assim representa um lucro de 22.5€ mensais!)
Parece uma daquelas coisas boas demais para ser verdade, mas que desta vez parece mesmo ser a sério. De qualquer forma, agradeço ao Joel para me ter feito recuar alguns anos, para os tempos em que jogava Magic the Gathering, e onde a procura por semelhantes combinações de cartas que proporcionassem este mesmo tipo de efeito recursivo era igualmente aliciante. :)
2012/09/21
iPhone 5 na TMN a 679,90€
A Vodafone pode ter aberto primeiro os pré-registos, mas a TMN fê-lo como devia ser: com a indicação do preço! A pré-venda de iPhones 5 na TMN já começou, com um preço de 679,99€ (a versão de 32GB vai para os 789,90€).
Um preço que me parece assustadoramente próximo do preço que ele terá desbloqueado... mas pronto. (Será que mesmo comprando o iPhone no operador por este preço, ele virá desbloquedo? Senão, não estou a ver o interesse...)
Com vinculação a contratos de permanência, os preços do iPhone 5 oscilam entre os 524,90€ (tarifário unlimited 15) e os 149,90€ (tarifário unlimited 100). Sendo também possível comprar o iPhone sem vinculação, ao preço normal, e receber "o desconto correspondente, repartido nas suas faturas, enquanto permanecer no tarifário unlimited".
2012/09/04
Campanha 4G da TMN considerada "Enganosa" pelo ICAP
Parece que finalmente se vai começar a ver mais alguma atenção aos adjectivos que muitas empresas gostam de usar "ao desbarato" nas suas campanhas publicitárias. O ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade) deu razão à Vodafone numa queixa que esta apresentou relativamente à campanha publicitária da TMN em que se refere que esta operadora dispõe da "melhor e da maior cobertura nacional de 4G", pelo facto de, segundo o ICAP, "a mesma configurar publicidade comparativa ilícita e enganosa e atentar contra os direitos dos consumidores" - e que deverá cessar imediatamente.
Se por um lado acho que por cá se deveria permitir a publicidade comparativa directa (sempre obrigaria a mais cuidado por parte dos anunciantes!), é mais que sabido que por cá se cometem grandes atentados que deveriam ser igualmente merecedores de atenção semelhante. Nomeadamente os muitos anúncios que apregoam velocidades que depois nunca são concretizadas na prática (onde estão os 21Mbps, ou até os meros 14Mbps do 3G?)... para não falar nos nossos queiros consumos "ilimitados" que depois na prática equivalem a alguns Gigabytes reais.
Que tal preocuparem-se também com essas coisas, em vez de andarem a "amuar" por uns apregoarem terem melhor e maior cobertura (que se calhar, até podem mesmo ter)? Quanto a isso nada como utilizar a táctica da Carlsberg e dizer que têm "provavelmente" a melhor cobertura nacional... e fica o assunto arrumado.
2012/07/24
TMN Projetor: Plataforma de Viabilização de Negócios
Uma vez que estamos em tempo de crise, mas época também em que muitos podem querer explorar novas oportunidades (ou maximizar as que já têm), segue-se o Press release deste novo Projetor da TMN, que pretende aproximar os potenciais parceiros de negócio para viabilização de novos projetos empresariais:
100 dias depois de ter lançado o movimento “Vamos lá”, cujo site conta já com 100.000 utilizadores distintos, e de ter recolhido mais de 100 histórias de portugueses que fizeram acontecer, a TMN dá mais um passo na sua estratégia de proximidade com o país e os portugueses, e lança uma plataforma online que tira partido do alcance e poder da internet, pondo em contacto potenciais parceiros de negócio para viabilização de novos projetos empresariais.
Como a TMN acredita que a tecnologia não é um meio em si mesmo, esta iniciativa, totalmente inovadora em Portugal, nasce da convicção da empresa de que “se somos capazes de imaginar, somos capazes de fazer”, mas também da consciência de que face ao momento desafiante que atravessamos a mudança de mentalidades e a procura de novas formas de fazer negócio são fatores críticos de sucesso.
O Projetor é um site interativo onde são colocados negócios, projetos e ideias que se pretende viabilizar. No Projetor, tal como no mercado, existe o lado da oferta e o da procura. O utilizador tanto pode ter um negócio para o qual precisa de meios, como pode ter meios (físicos, financeiros, humanos, etc…) que pretende otimizar através da associação a um outro negócio que já exista. Trata-se, no fundo, de uma plataforma de encontro de negócios e parceiros potenciais. Um espaço onde, através de processos simples de pesquisa e interação, são criadas soluções inovadoras de colaboração entre empreendedores.
A TMN acredita que liderar é desenvolver tecnologia e soluções que facilitem a vida de pessoas e empresas. Com o Projetor, a marca reforça o seu compromisso de proximidade com o seu país, prova que acredita que os portugueses são capazes de ir longe e desafia-os a co projetar através de uma plataforma que promove parcerias entre empresários com espírito de iniciativa e criatividade.
TMN vai Entregar as Garrafas de 1 Cêntimo
A promoção das garrafas de alumínio a 1 cêntimo na TMN poderá ter acontecido por lapso (tendo sido encerrada pouco após a termos mencionado), mas o que é certo é que muitas foram as pessoas que não perderam a oportunidade de fazer a sua encomenda.
Mas, desde então, muitas têm sido as preocupações, de pessoas que viram as suas encomendas serem dadas como canceladas - e na nossa mailing list, algumas pessoas anteviam já que este episódio se pudesse tornar num autêntico frenesim mediático, com as pessoas a exigirem que a compra fosse cumprida (ou no mínimo, que os cêntimos pagos fossem reembolsados).
Com o tempo a passar e a chegarmos ao fim do prazo dos 3 dias indicados para a entrega, a TMN finalmente decidiu como iria resolver este imbróglio, e este é o email que tem enviado a quem fez as encomendas:
Lamentamos o atraso na sua encomenda, tal aconteceu por esta venda ter sido um lapso.Ou seja, mesmo tendo sido por erro, a TMN vai cumprir com as encomendas que foram feitas. Pelo que, mesmo com algum atraso adicional, todos os que efectuaram esta compra deverão receber a encomenda que fizeram.
Mas porque os nossos clientes são o mais importante que temos, já enviámos a sua encomenda para a morada que nos indicou.
Uma saida airosa da TMN - que assim se livrou de um "linchamento público" por causa de... cêntimos.
Actualização: As garrafas já começaram a chegar aos compradores. O Sérgio Monteiro enviou-nos uma foto da sua encomenda.
2012/07/18
Garrafa de Alumínio TMN a 1 Cêntimo
Não é um smartphone, mas... uma vez que estamos em época de Verão e numa altura em que o calor aperta, que vos parece a possibilidade de levarem a vossa bebida preferida convosco, numa garrafa de alumínio?
E como poderão ver, nem sequer podem reclamar do preço... pois a TMN dá-vos a oportunidade de comprarem estas garrafas de alumínio por apenas 1 cêntimo! (E antes que pensem em fazer negócio, a quantidade está limitada a duas por pessoa. :)
Eu já aproveitei esta oportunidade... e posso confirmar que não há mesmo custos escondidos, de portes ou outras coisas: são mesmo apenas 2 cêntimos por duas garrafas de alumínio, sem portes adicionais para que vos sejam entregues em casa (ou na morada que desejarem).
Actualização: parece que esta promoção já terminou.
Actualização 2: depois das preocupações sobre se a TMN iria mesmo cumprir com o que esteva no seu site, a empresa veio confirmar que mesmo se tendo tratado de um lapso, irá honrar as encomendas feitas.
2012/06/14
Notícias do Dia
Já podemos ficar a conhecer alguns dos novos nomes que irão mudar a internet a partir do próximo ano; etiquetas NFC da Samsung que permitem configurar automaticamente o teu Android; um disco de backups da Seagate que também se ligam a serviços na Internet; alterações visuais no iOS 6; atenção redobrada para quem usar o Gmail no Internet Explorer, pois andam "ataques" por aí; uma taxa IE7 que penaliza quem não se actualizar, e muito mais.
E a pergunta para o 4º exemplar do Android Cookbook já está online! :)
Seguem-se as notícias do dia, que começam com notícias fotográficas bem a tempo do Verão que se aproxima:
2012/04/11
Notícias do Dia
Hoje, temos um fantástico Nokia Lumia 710 para te oferecer; ficamos a saber que o futuro Lumia 610 vai ter NFC; que a Samsung diz não ter intenções de fabricar um smartphone 3D para breve; que o YouTube por seu lado vai alargando as capacidade de conversão automática de vídeos 2D para 3D; o que dirias a 1 milhão de pessoas; e que a Toshiba tem tablets para todas as medidas... incluindo um de 13".
E já a seguir, as habituais notícias do dia:
2012/03/29
Galaxy S 2 4G/LTE já Disponível na TMN
Sabendo-se que a cobertura 4G ainda é bastante limitada, estou verdadeiramente curioso para saber qual será o ritmo de adesão dos portugueses a esta banda larga móvel que promete velocidades superiores às que muitas pessoas têm nas suas ligações à internet em casa. (E não menos importante, saber também de que forma isto irá afectar a autonomia - já insuficiente na maioria dos casos - destes terminais móveis.)
2012/03/12
TMN e MEO 4G a 100Mbits
A Portugal Telecom anuncia a chegada das redes 4G com uma oferta dupla: a TMN 4G e MEO 4G, com velocidades de internet móvel até 100Mbps, e com mensalidades a partir de 49,99 euros.
Entre os equipamentos de lançamento, a par de pens 4G, encontramos o Samsung Galaxy SII LTE e o Galaxy Tab 8.9 LTE.
Se por um lado as coisas me pareciam ir bem encaminhadas com esta cláusula:
- Partilha total de tráfego em todos os devices, com o mesmo plafond para todos os ecrãs;
A coisa parece complicar-se com o parágrafo que se segue:
Adicionalmente, com a Banda Larga Móvel TMN 4G ou MEO 4G será possível partilhar o acesso à Internet entre equipamentos (PC, Tablet ou Smartphone), em simultâneo, por 15 euros por mês.
Ou seja, parece indicar que a PT se prepara para fazer parte do grupo de operadores que cobra extra pela possibilidade de fazer o chamado tethering... (esperemos que tal não passe de uma má interpretação do seu press release).
2012/03/07
Notícias do Dia
O dia de hoje é dominado pela apresentação do novo iPad da Apple (que poderão acompanhar em directo connosco na nossa chat room a partir das 18h) e cujos rumores incluem algumas coisas bem originais como um ecrã capaz de simular texturas físicas; mas também já por aqui passaram: o processo de construção das lentes Carl Zeiss para o Nokia PureView; o fim de mais um serviço na cloud que obriga os utilizadores a retirar os seus conteúdos da Ovi Share; o que a Apple poderá estar a preparar para o seu iWallet; como criar imagens térmicas da vossa casa por apenas $40 graças a um engenhoso sistema de light painting; e uma remodelação total no Google, com livros, filmes, músicas e Apps a estarem agora agrupados sob o novo Google Play.
E enquanto a contagem descrescente para o iPad 3/HD continua, fiquem com as notícias do dia.
Publicado por
Carlos Martins
às
15:47
1 comentário(s)
Acer Meo Notícias OLED Philips Publicidade TMN Ultrabooks






































