2014/07/07

Notícias do Dia

Poupar electricidade cortando nos consumos em standby; vimos como podes iluminar as rodas da tua bicicleta com LEDs por pouco mais de 2 euros; revisitamos os velhos telemóveis versus os modernos smartphones; o Google tem os funcionários desligados do mundo real; o Android Auto passa ao lado do envelhecimento dos sistemas, limitando-se a fazer streaming de vídeo; e para mostrar o outro lado menos conhecido da questão... o que mais gostas no teu operador?

E agora, as notícias do dia:


As experiências sociais do Facebook


O caso das experiências sociais do Facebook continuam a dar que falar, descobrindo-se que afinal aquele caso tinha sido apenas um de muitos, e todo o tipo de reacções de que o Facebook (e outros) têm que prestar contas quanto a estas manipulações - mas muitos investigadores académicos dizem que este tipo de experiências é inevitável. Para além do Facebook e dos seus milhões de utilizadores segmentados, que permitem explorar todo o tipo de possibilidades, ser um autêntico "paraíso" para este tipo de estudos; estes investigadores alertam que seria muito mais perigoso o Facebook manter estes dados só para si e para estudos cujos resultados não seriam divulgados publicamente.

Não deixam de ter a sua razão... E afinal... há muitos tipos de dados electrónicos que começam a ser usados para múltiplos fins, como...


Hospitais analisam gastos dos cartões de crédito para prever doentes em risco


A nossa vida actual deixa um rasto digital inevitável, e agora é a vez dos Hospitais tirarem partido disso. Nos EUA alguns hospitais estão a aceder aos gastos dos cartões de crédito dos pacientes, de forma a preverem quando se podem transformar em situações de risco. Alguém que continuamente coma "fast-food" e que deixe de pagar o ginásio; ou alguém que deixe de comprar os medicamentos que seriam adequados para a sua condição médica poderão ser automaticamente alertados para essa situação.

Algo que apenas se tornará ainda mais "controlável" num futuro próximo, quando as próximas gerações de wearables chegarem e permitirem registar continuamente parâmetros sobre a nossa saúde.

E já que estamos numa de dar uso às "estatísticas sociais" que a sociedade electrónica actual permite recolher...


Os livros que ninguém acaba de ler


Os eBooks abrem novas possibilidades quanto às análises sobre o que as pessoas realmente lêem, e embora este "estudo" não seja 100% garantido - baseando-se nas citações seleccionadas pelos utilizadores e pela sua posição relativa face ao livro - não deixa de ter resultados curiosos. Este Verão Stephen Hawkings livra-se de ocupar o fundo da tabela, com o seu popular "A Brief History of Time" (popular, mas que apenas 6.6% das pessoas parecem ler até ao final), sendo superado - ou inferiorizado, talvez - pelo livro "Capital in the Twenty-First Century" de Thomas Piketty, com apenas 2.4%.

... Agora imaginem a quantidade de dados que a Amazon terá directamente, sobre o tempo que os leitores passam em cada página, etc. etc.


Netflix quer pagar para alguém ficar a ver Netflix o dia todo

Se passam o dia a sonhar com o momento em que podem regressar a casa para verem as vossas séries e filmes favoritos, que tal se pudessem fazer disso o vosso "ganha pão"? Poderá parecer daqueles emails de spam que prometem dinheiro fácil, mas neste caso é mesmo verdade.

O Netflix está à procura de um "tagger"; uma pessoa que terá como responsabilidades ver filmes e séries e atribuir determinadas palavras chaves ao que vai acontecendo de forma a que o Netflix possa depois usar esses dados para fazer as recomendações mais acertadas aos seus clientes.




Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)