2015/06/22

Notícias do Dia

O teu smartphone pode estar a causar-te dores de cabeça; queixa de Taylor Swift leva Apple a pagar aos artistas no período gratuito do Apple Music; o DxO One adiciona uma câmara de qualidade DSLR ao iPhone; cópias de CDs para uso privado voltam a ser ilegais no UK; a Airbus mostra-nos o futuro da aviação com motores eléctricos; o Spare Parts é filme recomendado para todos os que se interessam por robótica; e ainda o caso dos HoloLens da Microsoft poderem estar iludir as pessoas com algo que não poderá concretizar num futuro próximo.

E já de seguida, as habituais notícias do dia pós-fim-de-semana, e com nova dose de perguntas para o passatempo Huawei P8 que se vai aproximando do seu final.

Um mundo cheio de "escutas" por todo o lado?



Os nossos smartphones escutam-nos, os nossos computadores escutam-nos, os nossos televisores escutam-nos... e em breve até os brinquedos o farão. É tecnologia com enorme potencial, que nos pode responder a todas as nossas perguntas, ou executar os comandos que pedirmos, mas que também levanta sérias questões de privacidade (nem de propósito, ainda recentemente o Google foi criticado por adicionar um módulo de "escuta" ao Chromium - sendo que no Chrome já existe há algum tempo, e que na altura me assustou, ao acender a minha webcam, com microfone, sempre que abria uma nova página no Google.)


Ou deveremos simplesmente aceitar que a privacidade já não é o que era?


Apple patenteia material que evitará as inestéticas "linhas" nos iPhones




Para uma empresa que se preza pelo design dos seus produtos, não deixará de ser estranho que o iPhone 6 venha "recortado" por inestéticas linhas que separam as diferentes secções (para permitir a passagem dos sinais wireless) quando outros fabricantes já parecem ter resolvido o problema. Para o próximo ano, será de esperar que o iPhone "7" surja sem estes remendos, por via de um novo material compósito patentado pela Apple, que tem aparência metálica mas deixa passar os sinais wireless.


Oculus VR diz que realidade virtual será para os jogadores nos próximos 2 anos



A realidade virtual vai mudar o mundo, mas não esperem que o faça de um dia para o outro. Como o próprio CEO da Oculus VR faz questão de referir, é de esperar que durante os próximos dois anos a realidade virtual continue a ser uma "curiosidade" que será adoptada principalmente pelos jogadores e pelos "geeks" que não resistem a estas novas tecnologias; antes de se massificar e passar também a ser considerada normal pelo resto do público.

Quer demore mais alguns anos, numa coisa tem razão... a realidade virtual vai tornar a distância irrelevante (e já o começa a fazer para o turismo.)


Europa ameaça Google com multas bilionárias



Empresas como o Google e Apple podem dar-se ao luxo de pagar milhões como se fossem "trocos"; e para evitar a União Europeia já ameaçou o Google de que as multas a que se sujeita se não cumprir com o que a Europa estabelecer serão mesmo "a doer". Em causa estão os sucessivos casos em que o Google tem sido acusado de abusar da sua posição dominante para manipular os resultados das suas pesquisas, dando prioridade a certos serviços.

... Já estou a ver que um dia destes temos que começar a usar uma VPN para podermos aceder ao Google, pois o mesmo deixará de ficar disponível na "euro-net" (a internet "europeia" que apenas conterá os serviços que a UE considerar aceitáveis.)


Dept. de Justiça norte-americano obrigou Google a ceder emails de jornalista (e sem que pudesse dizer o que se estava a passar)



Se dúvidas há sobre a necessidade de encriptação de dados de forma a que nem os próprios serviços que os disponibilizam lhes possam aceder, eis mais um caso que o comprava. O Departamento de Justiça norte-americano obrigou o Google a ceder os emails de um jornalista que colaborava com o Wikileaks, e ao mesmo tempo impedindo que o assunto fosse discutido publicamente ou que o Google notificasse o utilizador em questão (Jacob Appelbaum).

O Google ainda passou alguns meses nos tribunais a tentar defender os dados dos seus utilizadores... mas neste tipo de situações que se passam "à porta fechada", já sabemos como as coisas terminam.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)