O teu smartphone pode estar a causar-te dores de cabeça; queixa de Taylor Swift leva Apple a pagar aos artistas no período gratuito do Apple Music; o DxO One adiciona uma câmara de qualidade DSLR ao iPhone; cópias de CDs para uso privado voltam a ser ilegais no UK; a Airbus mostra-nos o futuro da aviação com motores eléctricos; o Spare Parts é filme recomendado para todos os que se interessam por robótica; e ainda o caso dos HoloLens da Microsoft poderem estar iludir as pessoas com algo que não poderá concretizar num futuro próximo.
E já de seguida, as habituais notícias do dia pós-fim-de-semana, e com nova dose de perguntas para o passatempo Huawei P8 que se vai aproximando do seu final.
Um mundo cheio de "escutas" por todo o lado?
Os nossos smartphones escutam-nos, os nossos computadores escutam-nos, os nossos televisores escutam-nos... e em breve até os brinquedos o farão. É tecnologia com enorme potencial, que nos pode responder a todas as nossas perguntas, ou executar os comandos que pedirmos, mas que também levanta sérias questões de privacidade (nem de propósito, ainda recentemente o Google foi criticado por adicionar um módulo de "escuta" ao Chromium - sendo que no Chrome já existe há algum tempo, e que na altura me assustou, ao acender a minha webcam, com microfone, sempre que abria uma nova página no Google.)
Ou deveremos simplesmente aceitar que a privacidade já não é o que era?
Apple patenteia material que evitará as inestéticas "linhas" nos iPhones
Para uma empresa que se preza pelo design dos seus produtos, não deixará de ser estranho que o iPhone 6 venha "recortado" por inestéticas linhas que separam as diferentes secções (para permitir a passagem dos sinais wireless) quando outros fabricantes já parecem ter resolvido o problema. Para o próximo ano, será de esperar que o iPhone "7" surja sem estes remendos, por via de um novo material compósito patentado pela Apple, que tem aparência metálica mas deixa passar os sinais wireless.
Oculus VR diz que realidade virtual será para os jogadores nos próximos 2 anos
A realidade virtual vai mudar o mundo, mas não esperem que o faça de um dia para o outro. Como o próprio CEO da Oculus VR faz questão de referir, é de esperar que durante os próximos dois anos a realidade virtual continue a ser uma "curiosidade" que será adoptada principalmente pelos jogadores e pelos "geeks" que não resistem a estas novas tecnologias; antes de se massificar e passar também a ser considerada normal pelo resto do público.
Quer demore mais alguns anos, numa coisa tem razão... a realidade virtual vai tornar a distância irrelevante (e já o começa a fazer para o turismo.)
Europa ameaça Google com multas bilionárias
Empresas como o Google e Apple podem dar-se ao luxo de pagar milhões como se fossem "trocos"; e para evitar a União Europeia já ameaçou o Google de que as multas a que se sujeita se não cumprir com o que a Europa estabelecer serão mesmo "a doer". Em causa estão os sucessivos casos em que o Google tem sido acusado de abusar da sua posição dominante para manipular os resultados das suas pesquisas, dando prioridade a certos serviços.
... Já estou a ver que um dia destes temos que começar a usar uma VPN para podermos aceder ao Google, pois o mesmo deixará de ficar disponível na "euro-net" (a internet "europeia" que apenas conterá os serviços que a UE considerar aceitáveis.)
Dept. de Justiça norte-americano obrigou Google a ceder emails de jornalista (e sem que pudesse dizer o que se estava a passar)
Se dúvidas há sobre a necessidade de encriptação de dados de forma a que nem os próprios serviços que os disponibilizam lhes possam aceder, eis mais um caso que o comprava. O Departamento de Justiça norte-americano obrigou o Google a ceder os emails de um jornalista que colaborava com o Wikileaks, e ao mesmo tempo impedindo que o assunto fosse discutido publicamente ou que o Google notificasse o utilizador em questão (Jacob Appelbaum).
O Google ainda passou alguns meses nos tribunais a tentar defender os dados dos seus utilizadores... mas neste tipo de situações que se passam "à porta fechada", já sabemos como as coisas terminam.
Curtas do Dia
- AMD nega rumores de que estaria a pensar em divisão da empresa
- Reddit tem que se equilibrar entre a censura e liberdade de expressão
- Taylor Swift não colocará o seu último álbum no Apple Music
- Wikileaks divulga mais 276 mil novos documentos da Sony
- Amazon lança Fire OS 5 preview com base no Android 5.0
- Apple deixa de vender o iPad mini original "não-retina"
- Google lança app de relógio em "app separada" para Android
- Facebook consegue criar imagens "falsas" que parecem reais
- Uma década de história do ZeuS - um malware que parecia ficção
- Dezenas de apps Android não protegem devidamente as passwords
Resumo da Madrugada
- Queixa de Taylor Swift leva Apple a pagar aos artistas no Apple Music
- Apple Watch 2 terá câmara frontal e mais independência do iPhone?
- Aumentam os casos de travagens automáticas sem motivo aparente
- Disco SSD corrompe os dados propositadamente para os proteger
- Ondu - uma câmara pinhole com encaixes magnéticos para durar
- Raspberry Pi ganha finalmente uma caixa oficial por apenas €8
- Brigade é uma app que quer facilitar a mobilização política
- Motor a evaporação poderá ser mais eficiente que geradores eólicos
- Aribus E-FAN mostra-nos o futuro da aviação com motores eléctricos
- Ilusão óptica mostra-nos como não podemos confiar nas cores que vemos
- Land Rover mostra-nos um carro que pode ser comandado pelo smartphone
- Koenigsegg One:1 bate recorde dos 0-300-0Km/h em apenas 17.95s
- Top Gear regressará para um episódio final especial a 28 de Junho
- Tens dores de cabeça? A culpa pode ser do teu smartphone
- Fazer cópias de CDs para uso privado volta a ser ilegal no UK
- Recebe um email de alerta em caso de inundação com um Raspberry Pi
- Ecrã mecânico feito em LEGO mostra-nos como eram feitas coisas "dantes"
- Microsoft Hololens está a iludir as pessoas com algo que não poderá concretizar?
- Cientistas fazem subir água sem fonte de energia aparente
- NASA está a caminho de Europa ("aquela" e não "esta")
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)