2017/03/06

Notícias do dia

Inventor das baterias de lítio promete novas baterias revolucionárias feitas com ajuda portuguesa; NASA vai enviar sonda até ao Sol já no próximo ano; motores V6 e V12 feitos em LEGO; o novo Range Rover Velar não vai deixar ninguém indiferente; os 3 primeiros Bugatti Chiron já vão a caminho dos donos; como criar lâmpadas compatíveis Hue a custo reduzido; e Uber tem sistema que detecta autoridades e cancela viagens automaticamente.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de responder à última pergunta do passatempo do mini-tripé para smartphones; e este mês celebramos o 6º aniversário do Apps do Android que também irá contar com muitas prendas especiais para assinalar a ocasião.


IBM quer criar super-computador quântico comercial com 50 qubits e quer ideias para lhe dar uso



Enquanto por agora ainda se vai discutindo se os computadores quânticos são realmente quânticos, a IBM continua empenhada em avançar nessa direcção e já definiu os planos para construir um super-computador quântico com 50 qubits que poderá representar um avanço revolucionário em inúmeras áreas.

Mas desta vez a ideia é que este computador não seja uma máquina de laboratório mas sim um computador "comercial", e que todo o seu potencial (que pode superar todos os super-computadores do mundo em determinadas aplicações) possa ser posto em uso por parceiros. Para isso a IBM espera que empresas como a Samsung, JSR, Honda, Hitachi Metals, Canon, e Nagase façam também um investimento redobrado na computação quântica nos próximos anos, para que o mundo comece a poder tirar o máximo partido destes estranhos computadores que desafiam a lógica convencional.



Ford vai testar impressão 3D de peças "grandes" para automóveis


Um futuro com carros mais personalizados à medida de cada cliente? É isso que a Ford imagina, e no qual aposta com o início da impressão 3D de peças.

Criar uma peça individualizada é algo que não é economicamente viável tendo em conta os custos envolvidos, mas a impressão 3D vem mudar por completo esse paradigma, permitindo que uma peça possa ser criada de forma eficiente, independentemente da sua forma (e muitas vezes até com poupanças de material face aos processos tradicionais de moldes, e com rigidez adicional).

... Talvez o passo seguinte venha a ser personalização completa do carro, permitindo que seja o cliente a "desenhar" o carro que quer (e depois lá vamos ter que lidar com as questões dos direitos de autor, por estarmos a desenhar um carro cujos retrovisores são demasiado parecidos com os de um determinado modelo que nunca ninguém ouviu falar... ;P)


Smartphone com câmara 360º já vem preparado para as selfies VR



Já temos visto smartphones que apostam na parte das selfies (até com flash frontal), mas agora temos o ProTruly Darling que eleva isso para uma nova dimensão, com uma câmara VR 360°.

O Darling anuncia-se como sendo o primeiro smartphone com câmara integrada de 360º (na verdade, duas de 180º montadas na parte frontal e traseira). De resto, temos o tradicional conjunto de características que estamos habituados a ver: ecrã Full HD de 5.5", CPU MediaTek, 4GB+64GB. bateria de 3560mAh. Menos habitual será a existência de uma versão com acabamento de luxo, onde nem sequer faltam quatro diamantes(!) que certamente atrairão as atenções de quem estiver por perto - e que ficarão imortalizadas num vídeo a 360º, para o melhor e para o pior.


Save games da Switch não podem ser transferidos



Se comprarem uma Nintendo Switch não a deixem cair, nem a percam, nem deixem que a mesma seja roubada. É que se ficarem sem ela ficam também sem todo o progresso feito nos jogos que lá tiverem - e não há de momento qualquer forma de guardar backups ou transferir o estado dos jogos para outra consola.

Um detalhe que parece demonstrar que a Nintendo ainda tem muitas correcções a fazer pela frente, para trazer a Switch para o tempo da "cloud", em que os jogadores já consideram implícito que os dados dos seus jogos estão salvaguardados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)