2018/03/05

Notícias do dia

Revolut prepara entrada em Portugal; YouTube com download de vídeo em 125 países mas Portugal ainda não está na lista; Tasker passa a ser mantido por João Dias das AutoApps; novo SUV Jaguar I-Pace arrasa Tesla Model X nos arranques; vimos como funciona uma embraiagem; filmes dos Oscars já estão na internet; trocar bateria num iPhone transforma-o "numa nova máquina"; compras de smartphones novos está a dar lugar à compra de usados; e a Alemanha quer criar "taxas dos memes" sobre sites de partilha de imagens.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos novo passatempo semanal, que te poderá valer um dos novos sensores de temperatura e humidade com display da Xiaomi; e também temos alguns livros C# da FCA para oferecer.


Cortana no Outlook para iOS e Android vai ler emails em voz alta



Gostavam de por o email em dia enquanto conduzem ou vão a caminhar sem quererem olhar para o ecrã? É o que poderão fazer em breve com a chegada da Cortana ao Outlook para Android e iOS e que permitirá fazer pedidos para que vos leia emails em voz alta, ou até mesmo escrever emails usando a voz.

Por agora a funcionalidade ainda está a ser testada pela Microsoft, mas não há motivos para que não se espere que rapidamente seja adoptada oficialmente e disponibilizada ao público... afinal... é o tipo de funcionalidade que já se poderia considerar ser "obrigatória" nos dias de hoje.


Pineapple Fund já doou $56 milhões de benemérito anónimo



Já estamos habituados a ver governos e entidades financeiras a reclamar do "apocalipse" que as criptomoedas são, e que são usadas por criminosos e terroristas (como se estes tivessem tido problemas a usar dinheiro até ao momento, muitas vezes com a conivências das ditas entidades), mas menos comum é relembrar o bem que também está a ser feito.

O Pineapple Fund foi criado por um anónimo que ficou milionário por conta dos Bitcoins, e que resolveu partilhar a sua boa sorte com outras pessoas. Nesta altura já concluiu a primeira ronda de doações, tanto por grandes instituições como - mais importante ainda - outras mais pequenas e que dificilmente teriam acesso a tais valores, naquilo que algumas delas equiparam a ter sido um verdadeiro milagre.

No mínimo, dá que pensar...


Snapchat devia regressar às origens



O Snapchat é aquele serviço que tanto assustou os "gigantes" que o Facebook nem sequer hesitou em copiar as suas funcionlidades; no entanto, há quem diga que o pior tem sido a tentativa do Snapchat também copiar o Instagram e Facebook e pretender ser uma rede social... algo que não está a correr lá muito bem.

Seria talvez melhor que o Snapchat se mantivesse fiel às suas origens e se contentasse em ser uma app virada apenas e só para a câmara, sem pretensões de ser uma alternativa às redes sociais que existem - e que alias, é aquilo que o seu fundador diz que é... embora depois na prática se pareça esquecer disso. O que é certo é que ainda vai contando com a fidelidade de grande parte dos jovens... resta saber até quando é que isso durará...


Utilização do Flash caiu de 80% para 8% em 4 anos



Em tempos usado para ridicularizar o iPhone por não o suportar, mal se poderia imaginar na altura que alguns anos mais tarde seria o próprio Flash a ser abandonado e ridicularizado. De acordo com as estatísticas do Chrome, a percentagem de utilizadores que abriu diariamente uma página contendo Flash caiu de 80% em 2014 para menos de 8% em 2018.

Refira-se que a própria Adobe deixará de suportar o Flash em 2020 e, depois dos browsers terem dificultado a utilização do Flash com métodos que obrigam a fazer verificações extra para o executar, também no final de 2020 o planeado Chrome 87 deverá remover completamente o suporte para Flash.

Só espero que até lá o meu adorado SumoPaint (editor de imagens na web) também se actualize e passe do Flash para uma versão HTML5.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




1 comentário:

  1. "Cortana no Outlook para iOS e Android vai ler emails em voz alta". O "text to speech" e o "speech to text" têm tido grandes progressos, em muitos serviços e apps.

    Mas é um facto que a Microsoft está a estragar com mimos os utilizadores do iOS (penso que também os do Android)

    Seguindo uma dica para traduzir do chinês (cada vez é mais necessário) usei a app Microsoft Translate. Impecável - tira-se uma fotografia ao texto em chinês (ou outra língua) e já está.
    Tem também tradução de diálogos de voz e texto - e de uma conversa entre vários intervenientes: Creio que cada um pode selecionar a sua língua. Gostava de experimentar para ver se a conversa sai melhor que em "inglês mascavado".

    P.S. "Inglês mascavado" - inglês falado em zonas dos EUA em que se fala enquanto se masca e cospe tabaco. Consegue-se perceber, como se consegue perceber o inglês que qualquer um "arranhe" - e por isso o inglês é a língua universal.

    ResponderEliminar