2019/04/16

Notícias do dia

NOS estreia eSIM em Portugal; Google passa actualizações de sistema para a Play Store no Android Q; automóveis da Volvo vão alertar para situações de perigo em toda a Europa; Falcon Heavy tombou devido às ondas; iOS 13 com Dark Mode e multitasking melhorado para iPads; e a Starz tentou silenciar notícia sobre episódios pirateados usando queixas DMCA.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo "gadget da semana", que desta vez te pode valer um carregador USB Supercharge.

Apple vai deixar utilizar iPad como ecrã externo dos Macs



A Apple é conhecida por pegar em boas ideias e "aproveitá-las" para si, e é o que está prestes a fazer relativamente ao Luna Display, adicionando ao macOS a capacidade de utilizar um iPad como ecrã secundário.

Por múltiplas vezes já dissemos como é ridículo não se poder utilizar um tablet como ecrã externo de um computador - coisa que levou ao surgimento de soluções como o Luna Display, Para o macOS 10.15 isso será algo incluído de origem no sistema, facilitando a utilização de um iPad como monitor externo (esperemos que não esteja limitado a apenas um) e assim tornando mais apelativa a sua utilização, mesmo quando se está a trabalhar no computador.

Aos poucos, lá vamos chegando ao ponto em que será possível simplesmente arrastar janelas ou apps de um ecrã para o outro, independentemente de se tratarem de dispositivos diferentes.


Google vai reforçar verificação manual de apps na Play Store



A Google está consciente de que ainda há muitas apps maliciosas que se conseguem infiltrar na Play Store, e quer reduzir esses casos. Para isso, vai implementar algumas mudanças, que incluem um reforço da equipa responsável pelas verificações de segurança, e também de criar um histórico dos developers.

Developers que mantenham as suas apps há anos poderão ter acesso a processos agilizados de verificação, enquanto que novos developers serão sujeitos a uma verificação mais exaustiva - para combater os casos de developers que são banidos da Play Store e que imediatamente criam uma nova conta para voltar a tentar a sua sorte. De igual forma, a Google promete estar mais receptiva para analisar casos em que os developers pensem ter sido banidos injustamente.


OnePlus promove concurso mensal de fotografia



Se têm um OnePlus e jeito para a fotografia - ou simplesmente apanharam a situação certa no momento certo - poderão participar nos concursos mensais que a OnePlus está a promover nos seus fóruns como forma de demonstrar as capacidades fotográficas dos seus smartphones.

Com a chegada iminente do OnePlus 7, vai ser interessante ver que melhorias iremos ter a nível das câmaras; estando praticamente garantido que também aqui iremos assistir à transição para um conjunto de câmaras triplas.


Samsung prepara produção de chips em 5nm



A Samsung prepara-se para dar mais um passo na miniaturização dos chips, começando a exploração dos processos de produção em 5nm - ao mesmo tempo que anuncia a capacidade de produção em volume de chips de 7nm, e início de produção limitada de chips de 6nm,

A mudança de 7nm para 5nm pode não parecer muito, mas signifca que um chip que tivesse uma área de 100mm2 (10x10mm) passe a ter apenas 51mm2 (7.14x7.14mm) - ou seja, uma redução para metade da área, o que representa uma redução de custos significativa, ou permitindo por quase o dobro dos circuitos na mesma área - para não falar na redução do consumo dos chips.


Samsung faz unboxing especial do Galaxy Fold


O Galaxy Fold está prestes a chegar às lojas (em alguns países), e a Samsung decidiu marcar a ocasião com uma sessão de unboxing feita por alguns "VIPs", e também um infográfico que dá a conhecer todos os detalhes do seu primeiro smartphone com ecrã dobrável a chegar ao mercado.






Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)