2019/09/11

Notícias do dia

Estamos em dia dominado pela apresentação do iPhone 11 / Pro / Pro Max - e dos seus preços em Portugal - e demais produtos da Apple (iPad de 10.2", Apple Watch 5, AppleTV+ e Apple Arcade - estes dois últimos serviços por €4.99/mês); também foi revelado que o iOS 13 chega a 19 de Setembro; o USB4 vai unificar USB com Thunderbolt 3; Huawei revela datas para a chegada do EMUI 10; app de ajuda à leitura Bolo da Google ganha português; e o Facebook tenta esclarecer uso da localização com chegada do iOS 13 e Android 10.

Antes de passarmos às notícias do dia temos um novo passatempo gadget da semana, que te pode valer um módulo de tomada inteligente WiFi, e ainda está a decorrer o passatempo FCA, com exemplares do livro "Scrum - A Gestão Ágil de Projetos".

Apple deixou referência a óculos de realidade aumentada StarBoard no iOS 13



Parece que a Apple estava a preparar uma surpresa para o evento de apresentação do iPhone 11, mas que terá cancelado à última hora. No iOS 13 surgem referências ao StarBoard, uns óculos de realidade aumentada que funcionariam em conjunto com um iPhone, para transferir as experiências de realidade aumentada do ecrã do iPhone para a frente dos olhos dos utilizadores.

O facto de se tratar de documentação em estado "finalizado" e de não ter sido removida do iOS, faz suspeitar que seja algo que estivesse mesmo pronto a ser apresentado mas que, à semelhança do que aconteceu com as tags de localização, a Apple terá decidido adiar para revelar noutro momento - provavelmente para se poder focar nessa componente da realidade aumentada e direccionalidade prometida para "o futuro".

Apple promete capacidades "direccionais" com chip U1 nos iPhone 11



A Apple não fez qualquer referência à capacidade ultra-wideband do novo chip U1 (que se esperava ter destaque em conjunto com a apresentação de chips de localização - que acabaram por não ser revelados), mas na página do iPhone 11 Pro faz referência ao mesmo, prometendo novidades para o futuro.

Por agora, o chip será utilizado para permitir fazer transferências AirDrop para o iPhone para onde se estiver a apontar. Falta saber se funcionará com os iPhones mais antigos ou, como será mais provável, apenas entre iPhones 11 equipados com este novo chip.


iPhone 11 marca o adeus ao 3D Touch



Também entre as ausências esteve o adeus ao 3D Touch estreado nos iPhone 6S. Sem direito a qualquer menção, a Apple abandona o 3D Touch e passa a adoptar o Haptic Touch, que em linguagem comum se limita a ser o long press que há muito existe nos Android, mas que aqui conta com um ligeiro feedback físico por intermédio de uma pequena vibração.

As potencialidades do 3D Touch eram muitas, mas o facto de haver iPhones sem 3D Touch, aliado à complexidade de explicar as diferentes funcionalidades dos toques leves / carregados / curtos / longos, acabou por ditar o seu fim. Mesmo após anos a utilizá-lo, confesso que nunca sabia bem o que iria sair de um toque "carregado"... pelo que, mesmo que vá sentir a sua falta em coisas como as apps de música, compreendo que não fizesse muito sentido mantê-lo.


Model S bate recorde em Laguna Seca e já está no Nürburgring




Deixando a Porsche um pouco mais descansada, Elon Musk disse que já tem um Model S no Nurburgring como prometido, mas que ainda não irão tentar bater o recorde em Nürburgring esta semana, referindo que há afinações que têm que ser feitas para garantir a segurança da tentativa. Ainda assim, deixou desde já um outro desafio implícito, ao anunciar que o Model S também bateu um recorde mas no circuito de Laguna Seca nos EUA.


SpaceX pede autorização para voo da Starship até 20 km de altura



A SpaceX continua em passo acelerado para fazer voar a sua Starship - depois dos "saltos" bem sucedidos do Starhopper - e já pediu a autorização à FAA para um voo até aos 20 mil metros, que será também o primeiro da nova "Starship".

Elon Musk já tinha dito que esperava que o primeiro voo acontecesse em Outubro, e que pouco tempo depois se seguiria o primeiro lançamento até ao espaço. Mas, seguramente iremos saber mais detalhes a 28 de Setembro, data em que prometeu revelar mais informação sobre a Starship e os planos para o futuro.


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada


3 comentários:

  1. O fim da Chronopost mas sobretudo da SEUR em Portugal merecia uma publicação dedicada, eheh...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Apenas se o que resultou das duas passar a funcionar "bem". :)

      Eliminar