2019/10/29

Notícias do dia

A Internet faz 50 anos; a Nissan corrige o preço da bateria do Leaf para os €7000 (bastante mais aceitável que os €25 mil pedidos recentemente); Apple lança iOS 13.2 com Deep Fusion para os iPhone 11 (e uma surpresa indesejável para os HomePod, como poderão ver abaixo); temos ainda os novos AirPods Pro com cancelamento de ruído; a Xiaomi prepara um Mi Watch com Wear OS com design idêntico ao Apple Watch; e a descoberta que o Facebook analisa links no interior de PDFs partilhados via Messenger.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que está a dar uma pen USB Xiaomi com 64GB; e estamos também a celebrar os 12 anos de AadM com uma prenda muito especial.

Vodafone domina ligações móveis nas 5 maiores cidades em Portugal



Um relatório sobre a qualidade e velocidade das redes móveis nas principais cidades em Portugal e Espanha dá, no nosso país, uma vitória absoluta à Vodafone, com Lisboa a ficar no topo em termos de qualidade de ligação (78.5% e 12.6Mbps) e o Porto a ficar à frente nas velocidades (77.4% e 13.7Mbps).


De resto, também Faro, Coimbra e Braga mantiveram valores próximos, com qualidades de 75.8% a 77.2% e velocidades de 12.3 a 12,5Mbps. Sempre com a particularidade de ser a Vodafone a obter os melhores resultados em todas estas cidades.

No entanto, há ainda lugar para melhorias. Comparativamente com Espanha, cidades como Valência e Sevilha superam os 80% de qualidade, e chegam a velocidades de 17 e 18Mbps de média (e também como curiosidade, havendo maior diversidades entre os melhores operadores em cada cidade: Movistar e Yoigo).


Apple suspende actualização 13.2 no HomePod



Continuando a confirmar que esta versão "13" é para esquecer, a Apple suspender a actualização 13.2 para a sua coluna HomePod, já que surgiram relatos de que a actualização estava a fazer com que as ditas colunas entrassem num ciclo de boot contínuo, e portanto, inoperacionais.

A Apple aconselha que quem já tiver feito a actualização não façam reset à coluna ou a removam da app Home; mas quem já estiver com um HomePod encravado, terá que contactar a Apple para saber como proceder. Se não houver forma de resolver a situação remotamente via uma nova actualização, vai ser uma grande dor de cabeça lidar com o processo de enviar as colunas para a Apple.


Qualcomm prepara novo chipset Snapdragon Wear 3300 para smartwatches



Os smartwatches Wear OS tem sido criticados por não serem capazes de acompanhar o Apple Watch, mas a Qualcomm parece finalmente estar disposta a recuperar o terreno perdido, com um novo Snapdragon Wear 3300.

O actual Snapdragon Wear 3100 foi uma desilusão, continuando a usar tecnologia ultrapassada, incapaz de atingir os níveis de eficiência exigidos para produtos que só podem contar com baterias diminutas. Com o 3300, a Qualcomm passa finalmente a usar como base um processo de fabrico de 12nm (em vez de 28nm) e núcleos de processamento mais recentes. Embora ainda não seja um chip de 7nm como os melhores do momento, poderá ser a ajuda que faltava para que os smartwatches Wear OS do próximo ano se aproximem do Apple Watch.


Canon encerra cloud de fotos Irista



Relembrando que a "cloud" não dura para sempre, a Canon anunciou que vai encerrar o seu serviço de fotografias na cloud, Irista, a 31 de Janeiro de 2020.

A Canon decidiu que não se quer manter no negócio de armazenamento na cloud, e por isso os utilizadores têm até final de Janeiro de 2020 para descarregarem todas as fotos e vídeos que tivessem no Irista. Simultaneamente, "incentiva" os utilizadores a mudarem-se para os serviços da Adobe, oferecendo dois meses de subscrição gratuita do Adobe Lightroom, com 1TB de espaço na cloud.

Estão a imaginar como será se / quando isto vier a acontecer com o Google Photos?


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. O serviço Google Fotos tem sido um dos melhores professores de interpretação e descrição de cenas fotográficas para os seus sistemas de inteligência artificial, pelo que...

    Mas certamente que existirá um fim , é certo.

    ResponderEliminar